Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21812
Tipo do documento: Dissertação
Título: Rede Cidadã: rede sociotécnica em ação em prol do Programa Jovem Aprendiz
Título(s) alternativo(s): Citizen Network: sociotechnical network in action in favor of the Young Apprentice Program
Autor: Hallack, Fernanda Sansão 
Primeiro orientador: Tsallis, Alexandra Cleopatre
Primeiro coorientador: Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de
Primeiro membro da banca: Silva, Branca Regina Cantisano dos Santos e
Segundo membro da banca: Moreira, Mariana de Castro
Resumo: Este projeto de cooperação para a inovação entre a UERJ e a organização social Rede Cidadã, por meio do Programa de Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visa identificar as intercorrências e alternativas utilizadas na aplicação da Lei da Aprendizagem profissional ou Programa Jovem Aprendiz (PJA) ao longo da pandemia da covid-19 (que vigorou como emergência global de 2020 a 2023). A inserção no campo de pesquisa ocorreu mediante o acompanhamento das aulas dos aprendizes, da realização de grupos focais com educadoras sociais da Rede Cidadã e, complementarmente, de consultas ao material pedagógico da instituição. Fundamentando-se na metodologia da Teoria Ator-Rede, busca-se tensionar os vértices do material compilado, confrontando suas controvérsias a partir do que a pandemia deflagrou ou escancarou — considerando, além da sua própria dramaticidade, que o período abarcado foi de severa turbulência política no Brasil e de ofensivas para o desmonte de conquistas sociais, que impactaram também o PJA (a partir de interposições legais unilaterais do poder executivo). Os achados demonstram a defesa pela sociedade da política pública após as investidas para o seu desmonte, bem como problemas de adesão, alcance e discrepâncias de expectativas na pactuação entre os entes sociais nela envolvidos. Nesse cenário, no qual as entidades formadoras, como a Rede Cidadã, demonstram ter papel estratégico, os desafios colocados pelo recrudescimento das perdas trabalhistas, interações remotas e do uso de tecnologias digitais configuram fator de atenção. Como estratégia de ação, a organização pesquisada investe na expansão da consciência e no desenvolvimento de habilidades interpessoais para a conquista da autonomia e da cidadania, buscando, em nível macro, instigar a articulação interorganizacional e interdisciplinar para propor renovações e transferir tecnologias no campo assistencial brasileiro. Levantando as potências, conflitos e contradições contidos nas acepções da instituição, busca-se fomentar um debate profícuo, que supere polarizações e instigue a participação na formulação e defesa das políticas sociais; além disso, idealizou-se uma tecnologia social inovadora de avaliação circular da aplicação do Programa Jovem Aprendiz na Rede Cidadã a fim de aprimorar suas práticas, fortalecer as vinculações entre as partes e dar ensejo a transformações sociais.
Abstract: This cooperation project for innovation between UERJ and the social organization Citizen Network, through the Programa de Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI), of the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), intends to identify the effects and alternatives used in application of the Apprenticeship Law or Young Apprentice Program (PJA) throughout the covid-19 pandemic that prevailed as a global emergency from 2020 to 2023). The insertion into the research field occurred by attending apprentices' classes, holding focus groups with social educators from the institution and, in addition, consulting the institution's pedagogical material. Based on the methodology of Actor-network theory, the aim is to tense the vertices of the compiled material, confronting its controversies based on what the pandemic triggered or exposed — considering, in addition to its own severity, that the period covered was one of severe turbulence politics in Brazil and offensives to dismantle social achievements, which also impacted the Young Apprentice Program (based on unilateral legal interventions by the executive branch). The findings demonstrate society's defense of public policy after the attempts to dismantle it, as well as problems of adherence, range and discrepancies in expectations in the agreement between the social entities involved in it. In this scenario, in which training entities, such as Citizen Network, demonstrate a strategic role, the challenges posed by the increase in labor losses, remote interactions and the use of digital technologies constitute a factor of attention. As an action strategy, the mentioned institution invests in expanding awareness and developing interpersonal skills to achieve autonomy and citizenship, seeking, at a macro level, to instigate inter-organizational and interdisciplinary articulation to propose renovations and transfer technologies in the Brazilian assistance field. Raising the potencies, conflicts and contradictions contained in the meanings of the institution, the aim is to encourage a fruitful debate, which overcomes polarizations and instigates participation in the formulation and defense of social policies; Furthermore, an innovative social technology for circular evaluation of the application of the Young Apprentice Program in Citizen Network was devised in order to improve its practices, strengthen links between the parties and give rise to social transformations.
Palavras-chave: Programa Jovem Aprendiz
Rede sociotécnica
Lei da Aprendizagem
Pandemia
Covid-19
Apprenticeship Law
Young Apprentice Program
Pandemic
Citizen Network
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Pública
Citação: HALLACK, Fernanda Sansão. Rede Cidadã: rede sociotécnica em ação em prol do Programa Jovem Aprendiz, 2023, 144 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Gestão Pública) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21812
Data de defesa: 27-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Controladoria e Gestão Pública



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.