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Tipo do documento: Dissertação
Título: Novo Ensino Médio: significações dessa política pelos atores escolares
Título(s) alternativo(s): New High School: meanings of this policy by school actors
Autor: Lima, Andréa Pereira de 
Primeiro orientador: Oliveira, Verônica Borges de
Primeiro membro da banca: Lemos, Guilherme Augusto Rezende
Segundo membro da banca: Oliveira, Márcia Betania
Resumo: A presente pesquisa tem o propósito de trazer algumas significações dos atores escolares acerca do Novo Ensino Médio, no estado do Rio de Janeiro. No que se refere ao referencial teórico-estratégico, ancora-se na teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe para investigar a política curricular acima referida. Foram utilizadas as categorias: discurso, hegemonia, significante vazio e antagonismo. Para isso, tive como referências as apropriações que as seguintes autoras do campo do currículo fazem dessa teoria para pensar as políticas curriculares, em especial, Lopes (2012, 2013, 2015, 2019), Macedo (2012, 2016, 2017), Pereira (2019) e Souza e Borges (2023). Nesse sentido, foi realizada a pesquisa de campo junto aos professores que atuam no Ensino Médio, estudantes e seus responsáveis, no período de agosto a dezembro de 2022. O método de pesquisa Snow Ball Sampling (amostragem bola de neve) foi utilizado na seleção e abordagem do público-alvo. Tal método de pesquisa, proposto por Goodman (1961), possui um caráter qualitativo e consiste em uma amostra aleatória de indivíduos, na qual, indivíduos previamente amostrados podem facilitar a amostragem de outros, por meio de indicação. O público-alvo da pesquisa totalizou 20 professores, 7 estudantes e 8 responsáveis. A partir da análise de dados, foi possível concluir que, para a maioria dos professores, o Novo Ensino Médio não representa uma melhoria na qualidade da educação, por não considerar demandas escolares mais urgentes, como o investimento em infraestrutura e pessoal, dentre outros aspectos. Outro ponto a ser destacado é o argumento de que, ao suprimir disciplinas do currículo, essa política, para a maioria dos docentes, constitui um exterior antagônico com as comunidades disciplinares. Por conta disso, vê-se por meio das significações docentes a defesa do conhecimento disciplinarizado no currículo. Com relação aos estudantes, por sua vez, esta pesquisa defende que, para a maioria, essa política representa uma melhoria na qualidade da educação. Uma das justificativas apontadas pelos estudantes refere-se à diminuição do número de disciplinas obrigatórias no currículo, o que poderia aumentar o interesse deles pelos estudos, além de construir uma trajetória mais fluida/dinâmica da sua formação. Em relação aos responsáveis dos estudantes, pode-se dizer que a maioria não considera essa política como sinônimo de melhoria na qualidade da educação, porque ao diminuir as disciplinas obrigatórias, compromete a formação dos estudantes, bem como, limita suas possibilidades futuras, notadamente em relação à inserção no mercado de trabalho. Contudo, cabe destacar que, para os três grupos de atores escolares, não houve consenso em relação à aprovação/reprovação dessa política. Da mesma forma, os três grupos veem o conhecimento como o núcleo central do currículo, seja o conhecimento disciplinarizado ou não. Por fim, a análise sobre as significações dos atores escolares acerca do Novo Ensino Médio destacou a impossibilidade de representação plena no social, bem como, o caráter incompleto e contingente dessa política, e que, ao mesmo tempo, há uma recorrente evocação salvacionista e essencializante, por supor a possibilidade de definir previamente o percurso formativo dos estudantes.
Abstract: The purpose of this research is to present some of the meanings that school actors have about the New High School in the state of Rio de Janeiro. As far as the theoretical-strategic framework is concerned, it is based on the discourse theory of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe to investigate the aforementioned curriculum policy. The categories used were: discourse, hegemony, empty signifier and antagonism. To do this, I used as references the appropriations that the following authors in the field of curriculum make of this theory to think about curriculum policies, in particular, Lopes (2012, 2013, 2015, 2019), Macedo (2012, 2016, 2017), Pereira (2019) and Souza and Borges (2023). Field research was carried out with high school teachers, students and their guardians from August to December 2022. The Snow Ball Sampling research method was used to select and approach the target audience. This research method, proposed by Goodman (1961), is qualitative in nature and consists of a random sample of individuals, in which previously sampled individuals can facilitate the sampling of others through referrals. The survey's target audience totaled 20 teachers, 7 students and 8 guardians. From the data analysis, it was possible to conclude that, for the majority of teachers, the New Secondary Education does not represent an improvement in the quality of education, as it does not take into account more urgent school demands, such as investment in infrastructure and personnel, among other aspects. Another point to be highlighted is the argument that, by removing disciplines from the curriculum, this policy, for most teachers, constitutes an antagonistic exterior to the disciplinary communities. Because of this, we can see through the teachers' meanings that they are defending disciplined knowledge in the curriculum. With regard to the students, this research argues that, for the majority, this policy represents an improvement in the quality of education. One of the justifications given by the students refers to the reduction in the number of compulsory disciplines in the curriculum, which could increase their interest in studying, as well as creating a more fluid/dynamic path for their education. With regard to those responsible for the students, it can be said that the majority do not consider this policy to be synonymous with improving the quality of education, because by reducing compulsory disciplines, it compromises the students' education and limits their future possibilities, especially with regard to entering the job market. However, it should be noted that for the three groups of school actors, there was no consensus on approval or disapproval of this policy. Likewise, all three groups see knowledge as the core of the curriculum, whether it is disciplined knowledge or not. Finally, the analysis of the school actors' meanings about the New High School highlighted the impossibility of full representation in society, as well as the incomplete and contingent nature of this policy, and that, at the same time, there is a recurring salvationist and essentializing evocation, as it supposes the possibility of previously defining the students' educational path.
Palavras-chave: Sujeito
Novo ensino médio
Disciplinas escolares
Subject
New high school
School disciplines
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Andréa Pereira de. Novo Ensino Médio: significações dessa política pelos atores escolares. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21814
Data de defesa: 8-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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