Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21816
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ubuntu na formação em Psicologia
Título(s) alternativo(s): The Ubuntu in psychology training
Autor: Fonseca, Sonalle Cristina de Azevedo da 
Primeiro orientador: Tsallis, Alexandra Cleopatre
Primeiro membro da banca: Moreira, Mariana de Castro
Segundo membro da banca: Franco, Débora Augusto
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo acompanhar como a filosofia Ubuntu pode se fazer presente na formação em Psicologia. Para tal, utilizaremos como base metodológica o livro Lições de Sabedoria Ubuntu de autoria de Mungi Ngomane, afim de pensarmos como os ensinamentos podem ser incorporados na formação. Também utilizaremos como metodologia a Teoria Ator-rede (TAR), em que a presença de actantes humanos e não humanos, nos apresentam o caminho metodológico a seguir. O texto vai se desenvolvendo através de uma escrita envolvente, circular, em que presente, passado e futuro coabitam, sendo uma forma também de mostrar a importância da ancestralidade e a noção de temporalidade em perspectiva africana, sendo importantes pistas a serem seguidas para articulação da filosofia Ubuntu e a Psicologia. Apesar de serem proposições metodológicas que se originam de perspectivas diferentes, encontram-se em confluência de saberes, explorados ao longo da pesquisa. Sendo assim, esperamos que com esta dissertação, a importância do Ubuntu possa ser demonstrada, reconhecendo o quanto a formação é potencializada quando é realizada com Ubuntu, inspirando sua incorporação no currículo de ensino de Psicologia.
Abstract: This research aims to monitor how the Ubuntu philosophy can be present in Psychology training. To do this, we will use as a methodological basis the book Lessons in Ubuntu Wisdom by Mungi Ngomane, in order to think about how the teachings can be incorporated into training. We will also use the Actor-Network Theory (ANT) as a methodology, in which the presence of human and non-human actants presents us with the methodological path to follow. The text develops through engaging, circular writing, in which present, past and future cohabit, also being a way of showing the importance of ancestry and the notion of temporality in an African perspective, being important clues to be followed to articulate the Ubuntu philosophy and Psychology. Despite being methodological propositions that originate from different perspectives, they are a confluence of knowledge, explored throughout the research. Therefore, we hope that with this dissertation, the importance of Ubuntu can be demonstrated, recognizing how much training is enhanced when carried out with Ubuntu, inspiring its incorporation into the Psychology teaching curriculum.
Palavras-chave: Ubuntu
Formação em psicologia
Teoria ator-rede
Ubuntu
Training in psychology
Actor-network theory
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: FONSECA, Sonalle Cristina de Azevedo. O Ubuntu na formação em Psicologia. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21816
Data de defesa: 7-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.