Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21817
Tipo do documento: Tese
Título: Produção textual: caminhos do ensino bilíngue para o estudante surdo
Título(s) alternativo(s): Textual Production: the path to bilingual education for deaf students
Autor: Pinto, Loide Leite Aragão 
Primeiro orientador: Senna, Luiz Antônio Gomes
Primeiro membro da banca: Dutra, Flávia Barbosa da Silva
Segundo membro da banca: Souza, Janaína Moreira Pacheco de
Terceiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Quarto membro da banca: Lima, Ezer Wellington Gomes
Quinto membro da banca: Machado, Maria Letícia Cautela de Almeida
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de um aluno surdo profundo acerca do seu processo de letramento no que concerne à aprendizagem e ao emprego social do texto escrito. No trabalho, a pesquisa teórico-conceitual atua em diálogo com a narrativa (auto)biográfica e, nesse sentido, busca-se: i) caracterizar a natureza visual do sujeito surdo e sua relação com a cultura surda e os processos de comunicação através da escrita alfabética; ii) caracterizar a cultura surda e sua relação com os processos de comunicação através do bilinguismo cultural; iii) definir as propriedades da pesquisa narrativa no campo dos estudos sobre pesquisa (auto)biográfica, como instrumento de pesquisa sobre os processos de letramento do sujeito surdo; iv) caracterizar o processo de aprendizagem e a apropriação do código escrito pelo aluno surdo sujeito da pesquisa, através de narrativas (auto)biográficas. Todo o material da pesquisa narrativa foi transcrito e deu origem ao caderno Narrativas (auto)biográficas, suporte para análise dos dados e discussão da pesquisa. Quanto à natureza visual do sujeito surdo, observou-se que há elementos constitutivos do desenvolvimento da linguagem dos surdos que se constroem a partir do canal visual, o que contribui para que o surdo profundo se torne o sujeito do olhar e desenvolva a linguagem visual. Em relação à cultura surda, identificou-se a importância dela para o desenvolvimento da língua de sinais do sujeito surdo, sua primeira língua por essência. A narrativa (auto)biográfica se mostrou uma metodologia eficaz para a pesquisa, pois permite conhecer o sujeito surdo a partir de sua história de vida e do seu modo de construir narrativas. Acerca da percepção do aluno surdo profundo sobre seu processo de letramento, vimos que seu desenvolvimento linguístico se ampliou a partir do momento em que ele se envolveu com práticas efetivas de letramento na língua de sinais, com a qual mobiliza conceitos para operar a Língua Portuguesa escrita e ancorar as palavras dessa língua.
Abstract: This research aims to analyze the perception of a profoundly deaf student about his literacy process, especially on the learning and the social use of written text. In this thesis, the Theoretical-conceptual research dialogues with the (auto)biographical narrative and seeks to: i) characterize the visual nature of the deaf person and his/her relationship with deaf culture and communication processes through alphabetic writing; ii) characterize deaf culture and its relationship with the communication processes by the cultural bilingualism; iii) define the properties of narrative research in the field of (Auto)biographical studies as research instrument in the literacy processes of the deaf people; iv) characterize the learning process and the appropriation of the written code by the deaf student, the subject of the research, through (auto)biographical narratives. The audiovisual material collected in the (auto)biographical narrative research was transcribed and gave rise to the (Auto)biographical Narratives Notebook, which supported the analysis of the data and the discussion of the research. Regarding the visual nature of the deaf subject, it was observed that there are constituent elements in the language development of the profoundly deaf child that are built from the visual channel, which contribute to a profoundly deaf person become a gaze person with the ability to develop the visual language. Regarding deaf culture, the research identified its relevance for the development of the sign language in deaf child language acquisition, as it is his first language by essence. The (auto)biographical narrative proved to be an effective methodology for research because it allowed us to get to know the deaf person narrative based on his life story and his way of constructing narratives. As for the perception of our profoundly deaf student of his literacy process, the data showed that the deaf student improved his language when he took part in effective communication practices in Sign language, because it is the language in which he mobilizes concepts to operate with the Written Portuguese Language and in which he anchors the words of that language.
Palavras-chave: Aluno surdo
Linguagem visual
Letramento
Ensino bilíngue
Narrativas (auto)biográficas
Deaf student
Visual language
Literacy
Bilingual education
(Auto)biographical narratives
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PINTO, Loide Leite Aragão. Produção textual: caminhos do ensino bilíngue para o estudante surdo. 2024. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21817
Data de defesa: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.