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Tipo do documento: Dissertação
Título: Programa de intervenção online em práticas parentais e habilidades sociais educativas para familiares de filhos com Transtorno do Espectro Autista
Título(s) alternativo(s): Online intervention program in parenting practices and educational social skills for families of children with autistic spectrum disorder
Autor: Souza, Joelma Fabiano de 
Primeiro orientador: Quiterio, Patricia Lorena
Primeiro membro da banca: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Segundo membro da banca: Wagner, Márcia Fortes
Resumo: A família propicia o primeiro e mais importante contexto interpessoal para o desenvolvimento humano e, como resultado, as relações familiares influenciam a saúde mental das crianças. O Transtorno do Espectro Autista é marcado por déficits nas dimensões sócio comunicativa e comportamental. Dada a complexidade da condição, as intervenções precisam ser direcionadas às necessidades de cada indivíduo e consistem na prestação, por parte de uma equipe transdisciplinar, de serviços dirigidos à família. A finalidade é reduzir ao máximo os efeitos dos fatores de risco e fortalecer o sistema familiar. Assim, o acompanhamento, a orientação e o apoio para os pais de crianças com autismo são ferramentas importantes para auxiliar no desenvolvimento ou ampliação de práticas parentais positivas e de habilidades sociais educativas dos pais. Doravante do campo teórico-prático e baseado em evidências das Habilidades Sociais Educativas Parentais, o objetivo do estudo é avaliar os efeitos do programa de intervenção on-line nas habilidades sociais educativas parentais, nas práticas parentais e na competência parental em familiares de filhos com autismo e os específicos são: (1) caracterizar o repertório de habilidades sociais educativas parentais, estilos parentais e competência parental dos familiares de filhos com autismo; (2) implementar o Programa de Intervenção Online em Práticas Parentais e Habilidades Sociais Educativas para Familiares de Filhos com autismo por meio de medidas de pré-intervenção, processuais e pós-intervenção, comparando os grupos de intervenção e controle; e (3) orientar familiares de filhos com autismo, apresentando reflexões e estratégias para promover repertório de práticas parentais positivas e habilidades sociais educativas parentais. Participam do estudo 89 familiares divididos em três grupos de intervenção (n=60) e um grupo controle (n=29). A intervenção ocorreu no formato on-line (Google Meet) composta por 11 encontros. A avaliação das necessidades realizou-se por meio de rodas de conversa. Os instrumentos utilizados, no pré- e pós-intervenção, junto aos grupos intervenção e controle são: Ficha de inscrição; Critério Brasil; Inventário de Habilidades Sociais Educativas Parentais; Inventário de Estilos Parentais; Escala de Senso de Competência Parental e somente com os Grupos de Intervenção – Formulário de avaliação dos resultados. Como instrumentos processuais foram utilizados o Impacto imediato da sessão e Tarefas de casa. A avaliação de processo indicou o envolvimento dos familiares com a intervenção, observados por meio da adesão aos encontros e a realização das tarefas de casa. Ademais, a avaliação processual favoreceu a construção de evidências da funcionalidade do programa e permitiu compreensão da assimilação das habilidades sociais educativas e novas práticas parentais que foram trabalhadas com os participantes. Os resultados do pós-teste indicaram que a intervenção promoveu o repertório de habilidades sociais educativas nos pais, assim como práticas parentais positivas, melhorou positivamente o senso de competência parental. A avaliação final qualitativa, por meio dos registros positivos dos familiares, destacou a eficácia das condições do POFF-TEA. Conclui-se que a intervenção evidenciou alguns indicadores de efetividade, podendo ser considerado como uma alternativa para suporte e orientação aos pais, visando promover bem-estar e o progresso dos filhos com autismo. Estudos de seguimento devem ser realizados para confirmar a efetividade do programa.
Abstract: The family provides the first and most important interpersonal context for human development and, as a result, family relationships influence the mental health of children. Autism Spectrum Disorder is marked by deficits in the social-communicative and behavioral dimensions. Given the complexity of the condition, interventions need to be targeted to the needs of each individual and consist of a transdisciplinary team providing family-oriented services. The goal is to reduce the effects of risk factors as much as possible and to strengthen the family system. Thus, monitoring, guidance, and support for parents of children with autism is an important tool to assist in the development or expansion of positive parenting practices and parents' social educational skills. Henceforth from the theoretical-practical and evidence-based field of Parenting Social Educational Skills, the aim of the study is to evaluate the effects of online intervention program on parenting social educational skills, parenting practices and parenting competence in family members of children with autism and the specifics are: (1) characterize the repertoire of parental educational social skills, parenting styles, and parenting competence of family members of children with autism; (2) implement the Online Intervention Program in Parenting Practices and Educational Social Skills for Family Members of Children with Autism through pre-intervention, procedural, and post-intervention measures, comparing the intervention and control groups; and (3) guide family members of children with autism by presenting reflections and strategies to promote repertoire of positive parenting practices and parental educational social skills. Participants in the study included 89 family members divided into three intervention groups (n=60) and one control group (n=29). The intervention took place in an online format (Google Meet) consisting of 11 meetings. The needs assessment was carried out through conversation rounds. The instruments used in the pre- and post-intervention, with the intervention and control groups are: Registration form; Criterion Brazil; Inventory of Social Educational Parenting Skills; Inventory of Parenting Styles; Sense of Parenting Competence Scale and only with the Intervention Groups - Results Evaluation Form. Immediate Impact of the session and Homework assignments were used as process instruments. The process evaluation indicated the involvement of family members with the intervention, observed by means of adherence to the meetings and the completion of homework assignments. Furthermore, the process evaluation favored the construction of evidence of the program's functionality and allowed an understanding of the assimilation of social educational skills and new parenting practices that were worked on with the participants. The results of the post-test indicated that the intervention promoted the parents' repertoire of social skills, as well as positive parenting practices, and positively improved their sense of parenting competence. The final qualitative evaluation, through the positive records of family members, highlighted the effectiveness of the POFF-TEA conditions. It is concluded that the intervention evidenced some indicators of effectiveness, and can be considered as an alternative for support and guidance to parents, aiming to promote well-being and the progress of their children with autism. Follow-up studies should be carried out to confirm the effectiveness of the program.
Palavras-chave: Habilidades sociais educativas
Práticas parentais
Família
Intervenção
Transtorno do espectro autista
Social educational skills
Parenting practices
Family
Intervention
Autism spectrum disorder
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: SOUZA, Joelma Fabiano. Programa de intervenção online em práticas parentais e habilidades sociais educativas para familiares de filhos com transtorno do espectro autista. 2023. 168 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21818
Data de defesa: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social



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