Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21819
Tipo do documento: Tese
Título: Entre a cidadania e a ciência: a geração de 94 e os sentidos da Sociologia escolar em seu retorno ao Colégio Pedro II (1993-2008)
Título(s) alternativo(s): Between citizenship and science: the generation of 94 and the meanings of school sociology on his return to Colégio Pedro II (1993-2008)
Autor: Cordeiro Junior, José Amaral 
Primeiro orientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro coorientador: Emerique, Raquel Balmant
Primeiro membro da banca: Peixoto, Clarice Ehlers
Segundo membro da banca: Barbosa, Maria Ligia de Oliveira
Terceiro membro da banca: Maçaira, Julia Polessa
Resumo: Este trabalho discute o ensino da Sociologia na educação básica, focando no retorno da disciplina ao currículo do Colégio Pedro II, uma instituição pública federal de ensino no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa busca entender os sentidos pedagógicos da Sociologia escolar, ou seja, as razões e justificativas para ensinar e aprender a disciplina na escola básica. Isso é feito através da análise das representações de um grupo de professores do CPII sobre a instituição e suas concepções sobre o ensino de Sociologia. Os sujeitos de pesquisa são referidos como a "geração de 94". A alcunha destaca a ação coletiva desses cientistas sociais ao afirmarem um modelo de ensino de Sociologia diferente do previamente esperado pela instituição. A pesquisa observa o período de 1993 a 2008, entre, por um lado, a extinção das disciplinas de Educação Moral e Cívica (EMC) e de Organização Social e Política do Brasil (OSPB) pela lei 8.663/93 e a criação do Departamento de Sociologia no CPII e, por outro lado, a promulgação da lei 11.638/2008, que tornou obrigatório o ensino de Sociologia e Filosofia no ensino médio, e a mudança de nome da disciplina de "cidadania" para "Ciências Sociais" no ensino fundamental. Os resultados sugerem que o trabalho pedagógico do Departamento de Sociologia passou por um processo de transição, abandonando um modelo prescritivo, caudatário das disciplinas de EMC e de OSPB, e, em vez disso, procurou se fundamentar em princípios intrínsecos ao campo científico das Ciências Sociais, como a pesquisa científica, mas também em temas socialmente relevantes e objetivos educacionais mais amplos, como os Direitos Humanos. A estrutura organizacional da escola, dividida em departamentos, foi um fator positivo para o trabalho pedagógico, favorecendo a coesão interna dos docentes. Ao lado disso, a formação de licenciatura em ciências sociais destacou-se como fator de produção de uma identidade comum entre os professores, possibilitando uma ação coletiva em defesa da Sociologia e seu desenvolvimento e reconhecimento como disciplina escolar. Apesar da Sociologia ter se consolidado no Colégio Pedro II, os depoimentos indicam que seu status ainda era precário e provisório em comparação com outras disciplinas. Há ainda dificuldades em reconhecer o estatuto científico da pesquisa em Sociologia, talvez por estar orientado por um paradigma ainda derivado das ciências naturais.
Abstract: This paper discusses the teaching of Sociology in basic education, focusing on the return of the subject to the curriculum at Colégio Pedro II, a federal public educational institution in the state of Rio de Janeiro. The research seeks to understand the pedagogical meanings of school sociology, that is, the reasons and justifications for teaching and learning the subject in elementary school. This is done through the analysis of the representations of a group of CPII professors about the institution and their conceptions about the teaching of Sociology. The research subjects are referred to as the "94 generation". The nickname highlights the collective action of these social scientists in affirming a Sociology teaching model different from that previously expected by the institution. The research observes the period from 1993 to 2008, between, on the one hand, the extinction of the disciplines of Moral and Civic Education (EMC) and Social and Political Organization of Brazil (OSPB) by law 8.663/93 and the creation of the Department of Sociology at the CPII and, on the other hand, the enactment of Law 11.638/2008, which made teaching Sociology and Philosophy mandatory in secondary education, and the change of name of the discipline from "citizenship" to "Social Sciences" in elementar education. The results suggest that the pedagogical work of the Department of Sociology went through a transition process, abandoning a prescriptive model, based on the EMC and OSPB disciplines, and, instead, sought to be based on principles intrinsic to the scientific field of Social Sciences , such as scientific research, but also on socially relevant topics and broader educational objectives, such as Human Rights. The organizational structure of the school, divided into departments, was a positive factor for the pedagogical work, favoring the internal cohesion of the teachers. At the same time, training for a degree in social sciences stood out as a factor in the production of a common identity among teachers, enabling collective action in defense of Sociology and its development and recognition as a school subject. Although Sociology was consolidated at Colégio Pedro II, testimonies indicate that its status was still precarious and provisional compared to other disciplines. There are still difficulties in recognizing the scientific status of research in Sociology, perhaps because it is guided by a paradigm still derived from the natural sciences.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia
Colégio Pedro II
Cientistas sociais
Sociology teaching
Social scientists
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: CORDEIRO JUNIOR, José Amaral. Entre a cidadania e a ciência: a geração de 94 e os sentidos da Sociologia escolar em seu retorno ao Colégio Pedro II (1993-2008). 2023. 176 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21819
Data de defesa: 24-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - José Amaral Cordeiro Junior - 2023 - Completa.pdf1,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.