Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21822
Tipo do documento: Tese
Título: Atributos da atratividade e retenção para a carreira docente em enfermagem
Título(s) alternativo(s): Attributes of attractiveness and retention for the nursing teaching career
Autor: Barbosa, Helen Fernanda Barbosa 
Primeiro orientador: Dal Poz, Mario Roberto
Primeiro membro da banca: Ney, Márcia Silveira
Segundo membro da banca: Scherlowski, Helena Maria
Terceiro membro da banca: Santos, Elias Batista dos
Quarto membro da banca: Franco, Thais de Andrade Vidaurre
Resumo: A melhoria na eficiência dos aparelhos de formação depende, em grande medida, da garantia de que pessoas competentes queiram trabalhar como professores e que seu ensino tenha alta qualidade, sendo importante que ela seja uma profissão competitiva, para disputar com outras ocupações essas pessoas talentosas. O objetivo desse estudo é analisar os elementos de atratividade e retenção de professores no ensino de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa com métodos mistos nos procedimentos de pesquisa desenvolvido em duas fases. A primeira fase foi uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de uma revisão de escopo, visando a identificação dos elementos de atratividade e retenção para a profissão docente. Na segunda fase foi realizada uma oficina utilizando a metodologia do diálogo deliberativo, entre os atores interessados (stakeholders), informada por uma síntese de evidências, para identificar os elementos e as estratégias prioritárias para a atratividade e permanência na carreira docente, discutindo as condições atuais de trabalho desses profissionais e suas expectativas futuras em relação a esta profissão; e para descrever as estratégias e benefícios que as instituições de ensino utilizam ou poderiam utilizar para atrair e reter os professores que atuam na área de formação em enfermagem, a partir da percepção dos gestores locais de instituições de ensino públicas e privadas da área; e realizar a priorização dos atributos construídos a partir da revisão de escopo. De acordo com os dados analisados, os elementos para a atratividade e retenção na carreira docente em enfermagem foram agrupados em quatro categorias: incentivos monetários, incentivos não monetários, estrutura de carreira e características do emprego. As evidências foram validadas e os atributos priorizados no diálogo. Durante a discussão realizada foi evidenciando que os elementos da atratividade e retenção encontrados nos estudos realizados em outros países se assemelham ao cenário nacional e que as estratégias monetárias e não-monetárias podem ser estudadas e implementadas, a partir de pesquisas sobre a realidade local, visando promover a atração e retenção para a carreira docente em enfermagem no país.
Abstract: Improving the efficiency of training devices depends, to a large extent, on ensuring that competent people want to work as teachers and that their teaching is of high quality, and it is important that it is a competitive profession, to compete with other occupations for these talented people. The objective of this study is to analyze the elements of attractiveness and retention of teachers in nursing education. This is an exploratory and descriptive research, with a qualitative approach with mixed methods in research procedures developed in two phases. The first phase was a bibliographical research carried out through a scoping review, aiming to identify the elements of attractiveness and retention for the teaching profession. In the second phase, a workshop was held using the methodology of deliberative dialogue, between interested actors (stakeholders), informed by a synthesis of evidence, to identify the priority elements and strategies for attractiveness and retention in the teaching career, discussing current conditions work experience of these professionals and their future expectations in relation to this profession; and to describe the strategies and benefits that educational institutions use or could use to attract and retain teachers who work in the area of nursing training, based on the perception of local managers of public and private educational institutions in the area; and prioritizing the attributes constructed from the scope review. According to the data analyzed, the elements for attractiveness and retention in the nursing teaching career were grouped into four categories: monetary incentives, non-monetary incentives, career structure and job characteristics. The evidence was validated and the attributes were prioritized in the dialogue. During the discussion held, it was evident that the elements of attractiveness and retention found in studies carried out in other countries are similar to the national scenario and that monetary and non-monetary strategies can be studied and implemented, based on research on the local reality, aiming promote attraction and retention for the nursing teaching career in the country.
Palavras-chave: Docentes de Enfermagem
Escolha da Profissão
Mercado de Traballho
Identificação Social
Competência Profissional
Atração e retenção
Carreira docente
Enfermagem
Pesquisa em educação em enfermagem
Força de trabalho
Docente
Enfermagem
Formação docente
Attraction and retention
Teaching career
Nursing
Nursing education research
Workforce
Faculty
Teacher training
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: BARBOSA, Helen Fernanda Barbosa. Atributos da atratividade e retenção para a carreira docente em enfermagem. 2024. 140 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21822
Data de defesa: 19-Mar-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.