Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21828
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ações para o controle do câncer do colo do útero na Atenção Primária à Saúde (APS) do Município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Actions to control cervical cancer in Primary Health Care (PHC) in the City of Rio de Janeiro
Autor: Rodrigues, Erica Cristina do Nascimento. 
Primeiro orientador: Ney, Márcia Silveira
Primeiro membro da banca: Caetano, Rosangela
Segundo membro da banca: Gomes, Fátima Meirelles Pereira
Resumo: O presente estudo descreve o panorama do Estado e Município do Rio de Janeiro relativo ao rastreamento para o câncer do colo do útero, os resultados de exames citopatológicos e o seguimento das mulheres registrados no Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) no período de 2015 a 2022. O estudo ressalta a importância da atenção primária à saúde nas ações para o controle efetivo e a prevenção do câncer do colo do útero na população. A metodologia utiliza o levantamento do referencial teórico através da análise das produções bibliográficas encontradas na literatura para contextualização temática do estudo, a utilização de dados secundários e a obtenção dos achados disponibilizados no SISCAN com relação aos registros dos laudos de exames citopatológicos realizados pelas mulheres no período de análise do estudo. Como resultados, foi possível identificar falhas de registro, baixo número de exames e fragilidades para o gerenciamento do sistema de informação pela gestão estadual e municipal. Com os resultados preliminares, foi necessário analisar a produção de exames citopatológicos no Sistema de Informação ambulatorial (SIA) para subsidiar as discussões e hipóteses para o encontrado, como a baixa produção de exames citopatológicos e o sub-registro no SISCAN no Estado e Município do Rio de Janeiro. Considera-se que existe a necessidade urgente de uma reorganização dos serviços locais para implementar as ações do rastreamento para o câncer do colo do útero, incluindo a garantia do acesso para detecção precoce e o acompanhamento das mulheres encaminhadas a outros níveis de atenção da rede para confirmação diagnóstica, acompanhamento e tratamento. Ressalta-se a importância de assegurar a integralidade das ações para o controle efetivo do câncer do colo do útero em todo o Estado e Município do Rio de Janeiro.
Abstract: The present case study describes an analysis of cytopathological exam reports registered in the Cancer Information System (SISCAN) from 2015 to 2022 in the Municipality and State of Rio de Janeiro. Above all, the study seeks to highlight the importance of primary health care in actions to control and prevent cervical cancer. The methodology used to develop the study consists of surveying the theoretical framework through the analysis of bibliographical productions found for the thematic contextualization of the study and the use of a secondary database and obtaining possible findings in SISCAN on the records of exam reports cytopathological. In this sense, it was possible to identify registration flaws, a low number of exams and weaknesses in the management of the information system by state and municipal management. In view of this, it was necessary to analyze the production of cytopathological exams in the outpatient Information System (SIA) to support discussions and hypotheses of the results found, such as the high incidence and mortality from cervical cancer, the low production of cytopathological exams and under-registration in SISCAN in the State and Municipality of Rio de Janeiro. Concluding, therefore, the urgent and imminent need for the organization of local services to implement organized screening actions for cervical cancer, including ensuring access to early detection and monitoring of women referred to other levels of care in the network for diagnostic confirmation and treatment. Therefore, ensure the completeness of cervical cancer control actions throughout the State and Municipality of Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Neoplasias do Colo do Útero - prevenção & controle
Programas de Rastreamento
Mulheres
Atenção Primária à Saúde
Câncer do Colo do Útero
Rastreamento
Seguimento Assistencial
Sistema de Informação
Cervical Cancer
Tracking;
Follow-up
Cancer Information System
Primary Health Care
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva MP
Citação: RODRIGUES, Erica Cristina do Nascimento. Ações para o controle do câncer do colo do útero na Atenção Primária à Saúde (APS) do Município do Rio de Janeiro. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva MP) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21828
Data de defesa: 4-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Saúde Coletiva



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.