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Tipo do documento: Dissertação
Título: Repercussões do ensino remoto emergencial na formação e qualificação em enfermagem na perspectiva dos gestores pedagógicos
Título(s) alternativo(s): Repercussions of emergency remote teaching on nursing training and qualifications from the perspective of pedagogical managers
Autor: Garcia, Luana Ramos 
Primeiro orientador: Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira
Primeiro membro da banca: Queiroz, Ana Beatriz Azevedo
Segundo membro da banca: Costa, Carolina Cabral Pereira da
Resumo: O objeto deste estudo são as dificuldades e as facilidades do ensino remoto emergencial na formação e qualificação em enfermagem em tempos de pandemia, na perspectiva dos gestores pedagógicos. Acerca do objeto de estudo, elaboraram-se as seguintes questões norteadoras: quais foram as facilidades e as dificuldades para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial na perspectiva dos gestores pedagógicos? Que vantagens e desvantagens apresenta o ensino remoto para a formação e qualificação em enfermagem na perspectiva dos gestores pedagógicos?Que impactos são elencados pelos gestores pedagógicos para a qualidade do ensino, decorrentes do uso do ensino remoto emergencial na formação e qualificação em enfermagem?O objetivo geral deste estudo foi discutir as repercussões do ensino remoto emergencial na formação em enfermagem na perspectiva dos gestores pedagógicos, tendo como objetivos específicos: identificar as dificuldades e as facilidades para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial para a formação e qualificação em enfermagem, na perspectiva dos gestores pedagógicos; descrever as vantagens e desvantagens do ensino remoto para a formação e qualificação em enfermagem, sob o ponto de vista dos gestores pedagógicos; analisar os impactos e as estratégias do ensino remoto emergencial para a formação e qualificação em enfermagem, na perspectiva dos gestores pedagógicos. Metodologia: estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, realizado com trinta gestores pedagógicos de três universidades públicas do município do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu de março a junho de 2023, por meio deuma entrevista individual do tipo semiestruturada, contendo questões fechadas e abertas. Utilizou-se para processamento dos dados o softwareInterface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Question¬naires, especificamente a Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: o tratamento das entrevistas gerou cinco classes, que possuem vocábulos semelhantes e correlacionados entre si e distintos das outras. Evidencia-se que, mesmo tendo sido necessário, o ensino remoto emergencial ocasionou desafios para os discentes e docentes, envolvendo o desgaste psicofísico e a utilização de estratégias para mitigar o desgaste e para garantir um bom ensino. Conclusão: diante dos desafios impostos pela modalidade de ensino remoto emergencial, os gestores pedagógicos demonstraram responsabilidade e comprometimento para enfrentar as dificuldades e para encontrar soluções a fim de garantir a continuidade do processo de ensino/aprendizagem. É importante ressaltar que o ensino remoto não substitui completamente as demandas do ensino prático, principalmente na área da saúde, como a enfermagem, que requer habilidades psicomotoras que precisam ser desenvolvidas presencialmente. Como limitação deste estudo, é importante considerar a quantidade de participantes, uma vez que a pesquisa foi realizada somente em três universidades, em um único estado. Isso dificulta a generalização dos resultados, já que eles podem refletir especificidades desse estado.
Abstract: The object of this study deals with the difficulties and facilities of emergency remote teaching in nursing training and qualification in times of pandemic, from the perspective of pedagogical managers. Regarding the object of study, the following guiding questions were developed: What were the facilities and difficulties for the development of emergency remote teaching from the perspective of pedagogical managers? What advantages and disadvantages does remote teaching present for nursing training and qualification from the perspective of pedagogical managers? What impacts are listed by pedagogical managers on the quality of teaching, resulting from the use of emergency remote teaching in nursing training and qualification? The general objective of this study was to discuss the repercussions of emergency remote teaching on nursing training from the perspective of pedagogical managers, with the specific objectives: identifying the difficulties and facilities for the development of emergency remote teaching for training and qualification in nursing, in perspective of pedagogical managers; describe the advantages and disadvantages of remote teaching for training and qualification in nursing, from the point of view of pedagogical managers; analyze the impacts and strategies of emergency remote teaching for training and qualification in nursing, from the perspective of pedagogical managers. Methodology: qualitative, descriptive-exploratory study, carried out with 30 pedagogical managers from three public universities in the city of Rio de Janeiro. Data collection took place between March and June 2023, through an individual semi-structured interview, containing closed and open questions. The software Interface de R pour les Analyzes Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires was used to process the data, specifically the Descending Hierarchical Classification. Results: The treatment of the interviews generated five classes, which have words that are similar and correlated to each other and distinct from the others. It is clear that emergency remote teaching was necessary, however, it caused challenges for students and teachers, involving psychophysical exhaustion and the use of strategies to mitigate exhaustion and ensure good teaching. Conclusion: Faced with the challenges posed by the emergency remote teaching modality, pedagogical managers demonstrated responsibility and commitment in facing difficulties and finding solutions to ensure the continuity of the teaching-learning process. It is important to highlight that remote teaching does not completely replace the demands of practical teaching, especially in the health area, such as nursing, which requires psychomotor skills that need to be developed in person. As a limitation of this study, it is important to consider the number of participants, since the research was carried out in only three universities, in a single state. This makes it difficult to generalize the results, as they may reflect specificities of this state.
Palavras-chave: Ensino
Enfermagem
Educação superior
Covid-19
Ensino remoto emergencial
Teaching
Nursing
College education
Covid-19
Emergency remote teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: GARCIA, Luana Ramos. Repercussões do ensino remoto emergencial na formação e qualificação em enfermagem na perspectiva dos gestores pedagógicos. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21830
Data de defesa: 21-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem



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