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Tipo do documento: Dissertação
Título: Longe de Deus e dos livros didáticos: o ensino de história da América Hispânica no século XIX no ensino médio através da análise de textos e imagens nos manuais didáticos do PNLD (2018)
Título(s) alternativo(s): Far from God and the textbooks: The teaching of History of Hispanic America in the 19th century in high school in Rio de Janeiro through the analysis of texts and images in the PNLD teaching manuals (2018)
Autor: Sombra, Luiz Henrique Alves 
Primeiro orientador: Sousa, Francisco Gouvea de
Primeiro membro da banca: Andrade, Everardo Paiva de
Segundo membro da banca: Rubbo, Deni Ireneu Alfaro
Terceiro membro da banca: Felippe, Eduardo Ferraz
Resumo: A presente dissertação objetiva discutir como as coleções didáticas da disciplina História no Ensino Médio do PNLD 2018 tratam os temas relativos à história da América Hispânica, particularmente no primeiro século após as independências. Ancilarmente, traçaremos um panorama amplo da presença dos povos ameríndios, antes e depois da invasão espanhola do final do século XV, tradicionalmente denominada “descobrimento da América”. Essa abertura aos ameríndios se deve à forte presença textual e iconográfica desses povos nos atuais manuais didáticos de História. Textos e imagens das coleções didáticas foram examinados nos capítulos específicos das coleções, visando compreender como são utilizados, e com quais finalidades, os conceitos de América Espanhola ou Hispânica, América Ibérica, Indo-América ou a quase onipresente categoria de América Latina. Como são sumarizadas as histórias nacionais? Ou as histórias regionais? Como são tratados os conflitos inter-regionais? O conceito de América Latina, hoje de uso corrente nos manuais didáticos, como será demonstrado, tem historicidade? Ou é naturalizado a partir de uso retroativo, como fez Jacques Soustelle num mapa intitulado “América Latina no século XVIII”? Nesta dissertação, no capítulo 1, discuto como a historiografia acadêmica e a historiografia didática selecionada abordam os conceitos relativos à identidade cultural e política dessas novas nações. No capítulo 2, busco compreender especificamente como os livros didáticos examinados tratam os temas do nascimento e evolução posterior do mundo hispânico nas Américas. No capítulo 3, busco identificar um quadro de transição para a afirmação de novos padrões de representação visual dos povos americanos nos manuais didáticos de História. Concluo pela presença de mudanças substantivas nos critérios de representação étnica e social nos manuais examinados. Concluo também pela ausência em vários dos manuais examinados de narrativas detalhadas sobre as inúmeras e tão diferentes nações hispânicas nesses mesmos manuais.
Abstract: This dissertation aims to discuss how the didactic collections of the PNLD 2018 High School History subject deal with themes related to the history of Hispanic America, particularly in the first century after independence. Firstly, we will draw a broad overview of the presence of Amerindian peoples, before and after the Spanish invasion at the end of the 15th century, traditionally called “discovery of America”, an expression that holds a strong coloniality. This openness to the Amerindians is due to the strong textual and iconographic presence of these people in the current History textbooks. Were texts and images from teaching collections examined in specific chapters of the collections, aiming to understand how the concepts of Spanish or Hispanic America, Iberian America, Indo-America or the almost omnipresent category of Latin America are used, and for what purposes? How are national histories summarized? Or the regional stories? How are interregional conflicts handled? Does the concept of Latin America, currently in common use in teaching manuals, as will be demonstrated, have historicity? Or is it naturalized through retroactive use, as Jacques Soustelle did on a map entitled “Latin America in the 18th century”? In this dissertation, in chapter 1, I discuss how academic historiography and selected didactic historiography discuss concepts related to the cultural and political identity of these new nations. In chapter 2 I seek to specifically understand how the textbooks examined deal with the themes of the birth and subsequent evolution of the hispanic world in the Americas. In chapter 3, I seek to identify a transitional framework for the affirmation of new standards of visual representation of the American people in History textbooks. I conclude by the presence of substantive changes in the criteria of ethnic and social representation in the manuals examined. I also conclude by the absence of detailed narratives about the countless and very different Hispanic nations in these same manuals.
Palavras-chave: history teaching
history textbooks
Hispanic America in the 19th century
school culture
ensino de história
livros didáticos de história
América Hispânica no século XIX
cultura escolar
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: SOMBRA, Luiz Henrique Alves. Longe de Deus e dos livros didáticos: o ensino de história da América Hispânica no século XIX no ensino médio do Rio de Janeiro através da análise de textos e imagens nos manuais didáticos do PNLD (2018). 2023. 208 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21837
Data de defesa: 4-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



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