Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21845
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gênero e currículo pós 2016: a política e o político
Título(s) alternativo(s): Gender and curriculum post-2016: politics and the political
Autor: Costa, Josiene Mazzini 
Primeiro orientador: Borges, Verônica
Primeiro membro da banca: Oliveira, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de
Segundo membro da banca: Lemos, Guilherme Augusto Rezende
Resumo: Esta pesquisa propõe uma articulação entre os campos do currículo e do gênero tendo como recorte o período pós 2016 no contexto nacional. Para isso, busquei aproximações com a perspectiva pós-estruturalista notadamente a partir da Teoria do Discurso (TD) de Chantal Mouffe e Ernesto Laclau, em especial, com as categorias de hegemonia, política e político. Há também um investimento na categoria de performatividade de gênero, a partir de Judith Butler. O objetivo central foi investigar, a partir de uma análise documental, possíveis articulações do debate de gênero na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018) e na Base Nacional Comum Curricular para Professores da Educação Básica – BNC-Formação (BRASIL, 2020), tal como investigar que sentidos foram atribuídos ao gênero. Gênero e currículo são compreendidos como significantes em disputa. Defendo ambos como prática discursiva construída num terreno instável e conflituoso – o político (LOPES e MACEDO, 2011; MOUFFE, 2015, BUTLER, 2018), o que implica na impossibilidade de encerramento de sentidos para eles. Isso me leva a negar a existência de uma identidade de gênero por trás das expressões de gênero o que me leva a defender que a constituição da identidade sempre é performativa (BUTLER, 2017). Os resultados das investigações apontaram associações que permitem uma prática discursiva performativa em que o movimento político tenta produzir formas de intervenção na esfera da política. Com isso, houve certa sedimentação da perspectiva de gênero como constituição biológica, perspectiva essa que já estava sendo deslocada por meio de lutas, por exemplo, dos movimentos feministas e dos grupos LGBTQIAPN +. Tal sedimentação é entendida como uma repercussão do ganho de força dos grupos neoconservadores, o que fica explícito a partir do slogan Ideologia de gênero, do Programa Escola sem partido e das fake News “kit gay” e “mamadeira de “piroca””, amplamente difundidas no período definido para a pesquisa. Por compreender a precariedade da política, assim como a impossibilidade de plenitude do consenso (MOUFFE, 2015) aposto em uma política radicalmente democrática. Uma política que, embora não seja capaz de atender a todas as demandas, visto seu caráter de exclusão, dispute pela hegemonização de uma ordem que não exclua demandas por inclusão. E sim, privilegie articulações que busquem combater as diferentes formas de discriminação e violência, dentre as quais se inclui as de gênero.
Abstract: This research proposes an investigation through the interaction between the curriculum and gender fields, focusing on the post-2016 period in Brazil. In order to do so, I sought similarities with the post-structuralist movement, notably from the Theory of Discourse by Chantal Mouffe and Ernesto Laclau, in particular, with the categories of hegemony, politics and the political. A discussion on Judith Butler’s gender performativity category has also been covered. The main goal was to investigate, based on a documentary analysis, possible references of the gender debate in the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018) and in the National Common Curricular Base for early childhood education and elementary, known as BNC- Formação (BRASIL, 2020) as well as which meaning has been attributed to gender. Gender and curriculum are understood as conflicting signifiers. I therefore argue that both are discursive practices built on an unstable and challenging terrain – the political (LOPES and MACEDO, 2011; MOUFFE, 2015, BUTLER, 2018), which implies the impossibility of attributing to them definitive meanings. This leads me to deny the existence of a gender identity behind gender expressions, thus, I argue that the constitution of identity takes place in a performative manner (BUTLER, 2017). The findings of the investigations pointed to associations that allow a performative discursive practice in which the political movement tries to produce forms of intervention in the political sphere. As a result, in this context, the perspective of gender as a biological fact, a perspective that has already been rejected by social movements, such as the feminist and LGBTQIAPN+ groups, was solidified. This idea is perceived as a consequence of the strengthening of neoconservative groups, which is made clear by the slogan Gender Ideology, the “Escola sem Partido” (Portuguese for Nonpartisan School Programme) and the fake news “kit gay” and “mamadeira de piroca” (Portuguese for penis-shaped bottle), catch phrases widely disseminated during the referred period. By understanding the precariousness of politics, as well as the impossibility of reaching full consensus (MOUFFE, 2015), my focus is on a radically democratic political model. And, although this model is not capable of meeting all needs, given its excluding features, this is the model that aims to achieve the predominance of a system that does not ignores inclusion needs. A system that favours connections that seek to combat different forms of discrimination and violence, including gender-based violence.
Palavras-chave: Currículo
Gênero
BNCC
BNC-formação
Performatividade de gênero
Política
Político
Hegemonia
Curriculum
Gender
BNCC
BNC-formação
Gender
Performativity
Politics
The political
Hegemony
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Josiene Mazzini. Gênero e currículo pós 2016: a política e o político. 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21845
Data de defesa: 28-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.