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Tipo do documento: Dissertação
Título: Conversando sobre sexualidade e educação sexual com familiares de crianças e adolescentes com deficiência
Título(s) alternativo(s): Talking about sexuality and sexual education with family members of children and adolescents with disabilities
Autor: Carvalho, Rodrigo Limonge Reis 
Primeiro orientador: Quitério, Patrícia Lorena
Primeiro membro da banca: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Segundo membro da banca: Nunes, Débora Regina de Paula
Resumo: A sexualidade é um aspecto fundamental para a saúde integral dos indivíduos, influenciando no bem-estar, na saúde física e mental. Entretanto, propiciar o debate para crianças e adolescentes e seus familiares, principalmente aqueles com alguma deficiência ou transtorno, torna-se uma tarefa árdua, uma vez que pensamentos taxativos como: “inocentes”, “angelicais” e “não pensam sobre sexualidade” estão associados a estes sujeitos com deficiência quando o assunto é sexualidade. Desta forma, práticas educativas sexuais voltadas para familiares de jovens com deficiência, podem constituir uma estratégia para promoção e educação sexual destes indivíduos, inclusive prevenindo a violência sexual, visto que são considerados mais vulneráveis pela falta de conhecimento e orientação sobre o tema. A partir do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, o objetivo geral do estudo é identificar a percepção de familiares sobre a sexualidade e a educação sexual de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo e os específicos são: (1) investigar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, estudos com foco na educação sexual de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo; (2) coletar informações sobre a educação sexual de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo, tendo os familiares como informantes por meio de uma entrevista; (3) identificar as percepções e necessidades em relação à educação sexual e prevenção da violência sexual para crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo por meio de grupo focal. O estudo foi composto por nove participantes com idades entre 27 e 53 anos (M= 39,78; DP= 7,85), sendo todas do sexo feminino (100%). Foram realizadas nove entrevistas individuais e um grupo focal composto por familiares de crianças (três a 11 anos) e adolescentes (12 a 19 anos) atendidos pela equipe de Psiquiatria da Infância e Adolescência de um hospital universitário. Os instrumentos utilizados foram: Formulário de Identificação Familiar/Filho(a); Critério Brasil e Entrevista com familiares: “Conversando sobre aquilo que não se conversa”. Como instrumento processual foi utilizado o Impacto Imediato da Sessão ao final do grupo focal. A revisão sistemática adotou o protocolo PRISMA para sua realização. A coleta de dados foi realizada junto aos participantes e os dados das entrevistas individuais foram rodados no software IRAMUTEQ, utilizando o método da Classificação Hierárquica Descendente e Análise Fatorial por Correspondência. O Grupo Focal foi analisado pela Análise de Conteúdo temático-categorial. Os resultados demonstram que existe um campo a ser explorado na relação entre sexualidade e deficiência, ao encontrar poucos estudos que tratam da temática com a revisão de literatura, e evidenciam uma necessidade de orientação para familiares de jovens com deficiência intelectual e autismo, ressaltando a importância de espaços para discussão das famílias e a necessidade de uma abordagem positiva da sexualidade, com foco para além da proibição e da utilização de métodos contraceptivos. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para reflexão de familiares a respeito de suas práticas educativas sexuais, aumentando seu repertório a fim de contribuir para educação sexual de jovens com deficiência intelectual e autismo, além de inspirar novos pesquisadores a desenvolverem estudos na área da inclusão e sexualidade, em diferentes esferas de atuação, promovendo grupos de intervenção para educação sexual e prevenção de violência sexual.
Abstract: Sexuality is a fundamental aspect for the integral health of individuals, influencing well-being, physical and mental health. However, providing debate for children and adolescents and their families, especially those with a disability or disorder, becomes an arduous task, since categorical thoughts such as: “innocent”, “angelic” and “they don’t think about sexuality” are present. associated with these subjects with disabilities when the subject is sexuality. In this way, sexual educational practices aimed at families of young people with disabilities can constitute a strategy for the promotion and sexual education of these individuals, including preventing sexual violence, as they are considered more vulnerable due to the lack of knowledge and guidance on the topic. Based on the Bioecological Model of Human Development, the general objective of the study is to identify the perception of family members about sexuality and sexual education of children and adolescents with intellectual disabilities and autism and the specific objectives are: (1) to investigate, through a systematic literature review, studies focusing on sexual education for children and adolescents with intellectual disabilities and autism; (2) collect information about sexual education for children and adolescents with intellectual disabilities and autism, with family members as informants through an interview; (3) identify perceptions and needs regarding sexual education and prevention of sexual violence for children and adolescents with intellectual disabilities and autism through focus groups. The study consisted of nine participants aged between 27 and 53 years (M= 39.78; SD= 7.85), all of whom were female (100%). Nine individual interviews and a focus group were carried out with family members of children (three to 11 years old) and adolescents (12 to 19 years old) treated by the Child and Adolescent Psychiatry team at a university hospital. The instruments used were: Family/Child Identification Form; Critério Brasil and Interview with family members: “Talking about what is not talked about”. As a procedural instrument, the Immediate Impact of the Session was used at the end of the focus group. The systematic review adopted the PRISMA protocol for its implementation. Data collection was carried out with the participants and data from individual interviews were run in the IRAMUTEQ software, using the Descending Hierarchical Classification and Correspondence Factor Analysis method. The Focus Group was analyzed using thematic-categorical Content Analysis. The results demonstrate that there is a field to be explored in the relationship between sexuality and disability, finding few studies that deal with the topic through literature review, and highlight a need for guidance for families of young people with intellectual disabilities and autism, highlighting the importance of spaces for family discussion and the need for a positive approach to sexuality, with a focus beyond the prohibition and use of contraceptive methods. It is hoped that the present study can contribute to the reflection of family members regarding their sexual educational practices, increasing their repertoire in order to contribute to the sexual education of young people with intellectual disabilities and autism, in addition to inspiring new researchers to develop studies in the area of inclusion and sexuality, in different spheres of activity, promoting intervention groups for sexual education and prevention of sexual violence.
Palavras-chave: Revisão sistemática
Educação sexual
Autismo
Deficiência intelectual
Família
Systematic review
Sex education
Autism
Intellectual disability
Family
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: CARVALHO, Rodrigo Limonge Reis. Conversando sobre sexualidade e educação sexual com familiares de crianças e adolescentes com deficiência. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21847
Data de defesa: 8-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social



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