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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21852
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí: política pública de direito à educação |
Título(s) alternativo(s): | The Reference Center for Municipal Education of the Elderly of Itaboraí: public policy of right to education |
Autor: | Rodrigues, Aline de Souza |
Primeiro orientador: | Paiva, Jane |
Primeiro membro da banca: | Silva, Adriana Barbosa da |
Segundo membro da banca: | Almeida, Adriana de |
Resumo: | A educação de jovens e adultos (EJA) é, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96, modalidade da educação básica. O Parecer CEB/CNE n. 11/2000 estabelece que a EJA, como modalidade, tem três funções: qualificadora, equalizadora e reparadora. No que compete à função reparadora, a EJA realiza a restauração do direito à educação e o reconhecimento da igualdade ontológica de todo ser humano, desvelando desigualdades que transformam bens sociais e direitos em privilégios de uns, em detrimento de outros. Essa dissertação tem o objetivo de compreender a atuação, como política pública de EJA, do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII). O CREMII dedica-se à escolarização básica de pessoas acima de 50 anos de idade, que não tiveram acesso ou condições de permanência na escola ao longo de suas vidas, relacionando-a com atividades formativas em oficinas e de trabalho com o corpo, pela educação física. Para o desenvolvimento da pesquisa percorreram-se formulações sobre a realidade de sujeitos idosos, e a história mais recente da educação de jovens e adultos de Itaboraí, município onde o CREMII está localizado, buscando compreender a relação entre a ação política da modalidade na rede municipal e elementos de criação, funcionamento e concepções político-pedagógicas que fundamentaram a criação do Centro. A pesquisa também investigou a documentação que fundamenta a concepção de educação de jovens, adultos e idosos que apoia a criação e manutenção do CREMII como política pública de educação, buscando evidências de se a proposta originalmente elaborada ainda se concretiza na atualidade. |
Abstract: | Youth and adult education (EJA) is, according to the Law of Guidelines and Bases of National Education n. 9.394/96, a modality of basic education. CEB/CNE Opinion n. 11/2000 establishes that EJA, as a modality, has three functions: qualifying, equalizing and repairing. Regarding the reparative function, the EJA realizes the restoration of the right to education and the recognition of the ontological equality of every human being, unveiling inequalities that transform social goods and rights into privileges of some, to the detriment of others. This dissertation aims to understand the performance, as a public policy of EJA, of the Reference Center for Municipal Education of the Elderly of Itaboraí (CREMII). CREMII is dedicated to the basic schooling of people over 50 years of age, who have not had access or conditions to remain in school throughout their lives, relating it to training activities in workshops and work with the body, through physical education. For the development of the research, formulations on the reality of elderly subjects and the most recent history of youth and adult education in Itaboraí, the municipality where CREMII is located, were traversed, seeking to understand the relationship between the political action of the modality in the municipal network and elements of creation, functioning and political-pedagogical conceptions that underpinned the creation of the Center. The research also investigated the documentation that underpins the conception of education for young people, adults and the elderly that supports the creation and maintenance of CREMII as a public education policy, seeking evidence of whether the proposal originally elaborated still materializes today. |
Palavras-chave: | Educação de jovens, adultos e idosos Sujeitos idosos Escolarização de idosos Itaboraí - Rio de Janeiro Youth, adult and elderly education Elderly subjects Schooling of the elderly |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | RODRIGUES, Aline de Souza. O Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí: política pública de direito à educação. 2023. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21852 |
Data de defesa: | 8-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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