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Tipo do documento: Dissertação
Título: Transformações na indústria audiovisual brasileira no período Ancine 2003-2018: políticas e processos de internacionalização
Título(s) alternativo(s): Transformations in the brazilian audiovisual industry during the Ancine years (2003-2018): policies and internationalization processes
Autor: Assmann, Alexandre Miguel 
Primeiro orientador: Moreira, Sonia Virginia
Primeiro membro da banca: Marchi, Leonardo Gabriel de
Segundo membro da banca: Suppo, Hugo Rogelio
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender as transformações na indústria audiovisual brasileira ocorridas durante o período de funcionamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine) entre os anos de 2003 e 2018, com foco nos processos e políticas de internacionalização do cinema. Com base na Economia Política da Comunicação e nos estudos da Economia de Mídia, tomando como ponto de partida as ações da Ancine, temos como pressuposto que a economia, as políticas audiovisuais e os fluxos internacionais se desenvolvem através de relações de interdependência e, portanto, podem ser melhor analisados em conjunto. Procuramos assim: analisar o desenvolvimento histórico das políticas para o audiovisual até o ano de 2018; investigar os processos de cooperação e internacionalização do cinema brasileiro liderados pela Ancine durante o período; e identificar as transformações econômicas na indústria audiovisual, tanto no mercado interno quanto na internacionalização de sua produção. Após um período de esvaziamento das políticas audiovisuais no início dos anos 1990, a criação da Agência Nacional do Cinema buscava estabelecer uma nova relação entre Estado e indústria, através da implementação de políticas estruturantes e sustentáveis no longo prazo. Argumentamos que no período de funcionamento da Ancine até 2018, a política para o audiovisual, a despeito de inconstâncias do setor cultural, conseguiu se desenvolver sem grandes rupturas, apesar de permeada por diversas disputas entre os agentes envolvidos. Assim, foram realizados avanços, ainda que com limitações. Mesmo com o crescimento de políticas e programas de fomento direto, a dimensão de internacionalização teve uma importância secundária frente à priorização do mercado interno. De maneira similar à política para o mercado interno, o foco das políticas internacionais privilegiou o elo da produção, tendo menor preocupação com a circulação dos produtos audiovisuais, o que também é observado nas iniciativas de cooperação com países dos espaços latino e ibero-americano. O aumento na produção foi reforçado no período com a inédita integração entre cinema e televisão sob um mesmo conjunto audiovisual. Ainda assim, não ensejou similar aumento na participação de público dos filmes brasileiros totais ou em coprodução internacional, mesmo que tenha ampliado a quantidade de títulos lançados dentro e fora do país. No mercado interno, as grandes majors dos Estados Unidos seguem possuindo os melhores resultados de mercado. A distribuição dos filmes brasileiros, porém, passa a ser realizada majoritariamente por empresas nacionais após um período de predomínio das empresas estrangeiras. Contudo, este processo se estabeleceu através de uma nova concentração interna entre as distribuidoras nacionais. O setor exibidor apresentou ampliação e descentralização das salas de cinema no território nacional sem, contudo, alterar de forma significativa a concentração nos maiores grupos exibidores. Frente aos novos desafios que se colocam para o futuro, é essencial que sejam discutidas políticas de informação regionais que possam orientar ações de cooperação multilaterais, além de uma necessária discussão regulatória sobre os serviços de vídeo por demanda que se configuram como o próximo vetor de mudanças na indústria audiovisual.
Abstract: The aim of this research is to understand the transformations in the Brazilian audiovisual industry that occurred during the period of operation of the National Cinema Agency (Ancine) between the years 2003 and 2018, focusing on the processes and policies for internationalization of cinema. Based on the Political Economy of Communication and Media Economy studies, taking Ancine's actions as a starting point, we assume that the economy, audiovisual policies and international flows develop through interdependent relations and, therefore, can be better analyzed togehter. We thus seek to: analyze the historical development of policies for the audiovisual sector until 2018; investigate the processes of cooperation and internationalization of brazilian cinema led by Ancine during the period; and to identify the economic transformations in the audiovisual industry both in the domestic market and in matters of the internationalization of its production. After a period of decrease of audiovisual policies in the early 1990s, the creation of the National Film Agency sought to establish a new relationship between the state and the industry, through the implementation of structural and sustainable policies in the long run. We argue that in Ancine's operating period until 2018, the audiovisual policy, despite the instability in the cultural sector, managed to develop without major disruptions, despite being permeated by several disputes between the agents involved. Thus, advances have been made, albeit with limitations. Even with the growth of policies and programs, the internationalization was a secondary importance dimension compared to the prioritization of the internal market. Similar to the policy for the domestic market, the focus of international policies has favored the production link, having less concern with the circulation of audiovisual products, which is also observed in the cooperation initiatives with countries in the Latin and Ibero-American spaces. The increase in production was reinforced in the period with the unprecedented integration between cinema and television under a unified audiovisual sector. Even so, it did not give rise to a similar increase in the public participation of total brazilian films nor in international co-productions, although it has increased the number of titles released inside and outside the country. In the domestic market, the biggest American studios continue to have the best market results. The distribution of brazilian films, however, is now mostly done by national companies after a period of predominance of foreign companies. However, this process was established through a new internal concentration in distribution. The exhibition saw the expansion and decentralization of movie theaters in the national territory without, however, changing the concentration in the largest exhibiting groups. In the face of new challenges for the future, it is essential to discuss regional information policies that can guide public cooperation policies, in addition to a necessary regulatory discussion on video-on-demand services that are the next vector of changes in the audiovisual industry.
Palavras-chave: Cinema brasileiro
Agência nacional do cinema
Indústria audiovisual
Coprodução internacional
Cooperação regional
Brazilian cinema
Ancine
Audiovisual industry
International coproduction
Regional cooperation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: ASSMANN, Alexandre Miguel. Transformação na indústria audiovisual brasileira no período Ancine 2003-2018: políticas e processos de internacionalização. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21854
Data de defesa: 17-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação



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