Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21859
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Pedagogia da hipermobilidade: formação, movimento, conexões e comunidades integradas por uma educação-mundo |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogy of hypermobility: formation, movement, connections, and communities integrated by a world education |
Autor: | Torres, Vivian Martins Lopes |
Primeiro orientador: | Santos, Edméa Oliveira dos |
Primeiro membro da banca: | Correia, Ana Paula |
Segundo membro da banca: | Pimentel, Mariano |
Terceiro membro da banca: | Santos, Rosemary dos |
Quarto membro da banca: | Maddalena, Tania Lucia |
Resumo: | O estudo desenvolvido no doutoramento em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro possui como objetivo compreender, em contexto de pesquisa-formação na cibercultura, como docentes criam práticas pedagógicas na relação cidade-escola-ciberespaço, possibilitando o desenvolvimento de uma pedagogia da hipermobilidade. O contexto da pesquisa ocorre no Instituto Federal do Rio de Janeiro, nos cursos Formação de Docentes para a Educação online e Formação Docente para a Comunicação, Cultura e Arte. Os interlocutores da pesquisa são professores em formação continuada que atuam na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O método é a pesquisa-formação na cibercultura, que compreende a pesquisa entrelaçada com a prática docente, investigando-a, pesquisando o constructo de pesquisa e as trocas com os praticantes plurais que promovem a configuração e a reconfiguração do dispositivo de pesquisa. Ao longo da experiência em campo foi desenvolvido um dispositivo de pesquisa em hipermobilidade para refletir sobre diversos contextos de pesquisa e formação e a proposta de uma nova concepção de pedagogia da hipermobilidade. A partir das vivências durante a investigação, com o compartilhamento das práticas pedagógicas dos professores praticantes,emergiram algumas noções subsunçoras: pesquisas com os cotidianos em hipermobilidade, pesquisa-formação em hipermobilidade, educação-mundo: formação para a liberdade e a vivência na cidade; micronarrativas urbanas em hipermobilidade e a própria pedagogia da hipermobilidade, aprofundada a partir dos resultados da pesquisa. Deste modo, é possível apreender que práticas pedagógicas em hipermobilidade são necessárias para que educadores, pesquisadores e educandos possam vivenciar experiências conectadas e relacionadas com suas comunidades. |
Abstract: | The research study of this doctorate in Education at the Rio de Janeiro State University aims to understand how teachers create pedagogical practices in the city-school-cyberspace relationships in the context of research-training in cyberculture, enabling the development of a pedagogy of hypermobility. The research context is the Federal Institute of Rio de Janeiro (IFRJ), in Teacher Training for Online Education and Teacher Training for Communication, Culture, and Art course. The research interlocutors are continuing education teachers who work in the metropolitan region of Rio de Janeiro. Research-training in cyberculture was the research method used. This research methodology involves (i) research put into practice during teaching—investigating research, training, and the research construct—and (ii) the exchange with a variety of practitioners that promote the configuration and reconfiguration of the research practice. Through the field experience, we developed a hypermobility research practice to reflect the different contexts of research and training and proposed the new concept of pedagogy of hypermobility. With the sharing of the teachers' pedagogical practices, research claims emerged such as research with daily life in hypermobility; research-training in hypermobility; education-world: training for freedom and living in the city; urban micronarratives in hypermobility; and the pedagogy of hypermobility itself, deepened based on the research results. Thus,we learned that pedagogical practices in hypermobility are necessary for educators, researchers, and students to experience connected and related experiences with their communities. |
Palavras-chave: | Pedagogia da hipermobilidade Pesquisa-formação na cibercultura Pesquisas com os cotidianos em hipermobilidade Educação online Educação na cidade Pedagogy of hypermobility Research-training in cyberculture Research with everyday life in hypermobility Online education Education in the city |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MARTINS, Vivian. Pedagogia da hipermobilidade: formação, movimento, conexões e comunidades integradas por uma educação-mundo. 2021. 351 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21859 |
Data de defesa: | 3-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Vivian Martins Lopes Torres - 2021 - Completa.pdf | 16,65 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Vivian Martins Lopes Torres - 2024.pdf | 316,85 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Vivian Martins Lopes Torres - 2024.pdf | 182,76 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.