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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sofrimento psíquico, regulação emocional e suporte social: adultos emergentes universitários de saúde
Título(s) alternativo(s): Psychological distress, emotional regulation and social support: emerging adult health students
Autor: Oliveira, Laurence Maria Matheos dos Santos de 
Primeiro orientador: Ponciano, Edna Lúcia Tinoco
Primeiro membro da banca: Gomes, Vitor de Castro
Segundo membro da banca: Thomé, Luciana Dutra
Resumo: A fase universitária coincide com o período da adultez emergente. O estudante é um ser em transição construindo sua identidade, e este processo pode gerar, para grande parcela insatisfação, sentimento de desadaptação e desencadear sofrimento psicológico, como depressão, ansiedade e stress. Desse modo, é possível pensar que a regulação emocional é benéfica para que o estudante nas suas experiências emocionais. Estudantes da área de saúde, voltados para os cuidados com quem sofre, podem ter um desgaste e precisam se preparar emocionalmente para a tarefa de cuidar, para além da técnica, além de terem dificuldade de encontrar apoio. A questão problema apresentada é se estudantes das áreas de saúde podem sofrer com transtornos mentais comuns, nos períodos iniciais, possuindo dificuldades de regulação emocional, o que pode retroalimentar o sofrimento psíquico. O objetivo desse estudo é investigar o sofrimento psíquico em estudantes universitários das áreas de saúde e a influência da regulação emocional e do suporte social para a promoção da saúde. Foi realizada a aplicação do Questionário Sociodemográfico, Escala de ansiedade, depressão e stress, Escala deDificuldades na Regulação Emocional e Escala de Satisfação com o Suporte Social. Os resultados foram analisados utilizando o software R, apontando uma influência positiva da regulação emocional nos Transtornos Mentais Comuns para a saúde mental, mas não apresentando uma correlação com o suporte social. A promoção de estratégias eficazes auxilia no enfrentamento do stress, ansiedade e depressão, e os dados auxiliam para reflexão de espaços de cuidado e futuras investigações sobre o tema.
Abstract: The university phase coincides with the period of emerging adulthood. The student is a being in transition building his identity, and this process can generate, for a large part, dissatisfaction, a feeling of maladjustment and trigger psychological suffering, such as depression, anxiety and stress. Thus, it is possible to think that emotional regulation is beneficial for students to regulate their emotional experiences. Students in the health area, focused on caring for those who suffer, may experience wear and tear and need to prepare emotionally for the task of caring, in addition to technique, in addition to having difficulty finding support. The problem question presented is whether students from health areas can suffer from common mental disorders, in the initial periods, having difficulties in emotional regulation, which can feed back psychological distress. The objective of this study is to investigate psychic suffering in university students in the health areas and the influence of emotional regulation and social support for health promotion. The Sociodemographic Questionnaire, Anxiety, Depression and Stress Scale, Difficulty in Emotional Regulation Scale and Satisfaction with Social Support Scale were applied. The results were analyzed using the R software, pointing to a positive influence of emotional regulation on TMC for mental health, but not showing a correlation with social support. The promotion of effective strategies, helps in coping with stress, anxiety and depression, the data help to reflect on spaces of care and future investigations on the subject.
Palavras-chave: Sofrimento psíquico
Universitário da saúde
Adulto emergente
Regulação emocional
Suporte social
Psychic distress
Health university student
Emerging adult
Emotional regulation
Social support
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: OLIVEIRA, Laurence Maria Matheos dos Santos de. Sofrimento psíquico, regulação emocional e suporte social: adultos emergentes universitários de saúde. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21872
Data de defesa: 21-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social



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