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Tipo do documento: Dissertação
Título: Debates doutrinários sobre a Educação Física no Município da Côrte (1879–1884)
Título(s) alternativo(s): Doctrinal debates about Physical Education in the Municipality of Côrte (1879-1884)
Autor: Paschoa, Diego Correia da 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Rangel, Sônia de Oliveira Camara
Segundo membro da banca: Cassani, Juliana Martins
Resumo: O objetivo desse trabalho é revisitar e analisar os debates sobre a Educação Física entre os anos de 1880 e 1884, após sua obrigatoriedade na reforma dos ensinos primário e secundário no município da Côrte e o superior em todo o Império, ser declarada pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império, Carlos Leôncio de Carvalho, em 1879. O período escolhido para a pesquisa intenciona verificar os movimentos em relação à educação física, nos pareceres e projetos redigidos pela Comissão de Instrução da Câmara dos Deputados, em 1882, até a publicação das Actas do Congresso de Instrução (1884). Buscou-se analisar as representações a respeito da Educação Física no Decreto n.º 7 247, de 19 de abril de 1879, nos referidos pareceres sobre esta reforma educacional, em teses de um Congresso que ocorreria em 1883, bem como em quatro impressos disponíveis na base de dados da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional deste período. No que se refere ao evento específico, foram analisadas as Actas do Congresso de Instrucção do Rio de Janeiro, publicadas pela Tipografia Nacional em 1884. Quanto ao debate legislativo, considerou-se os pareceres da Comissão de Instrucção Publica apresentados à Câmara dos Deputados em abril e setembro de 1882, com sua publicação concluída em 1883. Os jornais Jornal do Commercio, Diário do Brazil, A Instrucção Publica e A Mãi de familia, foram abordados visando observar o debate público sobre Educação Física se processou em um ambiente mais amplo. Ao lado deste investimento, também fora realizado uma revisão bibliográfica, recobrindo artigos, dissertações e teses relativas à Educação Física no período, a fim de compreender os marcadores dos debates relativos a este saber e ao modo como o mesmo deveria ser escolarizado. Com esse exercício, buscou-se trabalhar com elementos da história das disciplinas escolares, tal como postulado por Andre Chervel, concentrando a atenção no elemento doutrinário, foco desta pesquisa. Com esse estudo, foi possível observar que o debate relativo à escolarização da Educação Física não se iniciou com o Decreto de 1879, sendo possível notar, contudo, o aparecimento de novos agenciamentos para delinear e legitimar a racionalização dos saberes sobre a dimensão do físico nas escolas da capital do Império brasileiro.
Abstract: The aim of this work is to revisit and analyze the debates on physical education between the years 1879 and 1884, after its mandatory reform in primary and secondary education in the city of Côrte and higher education throughout the Empire, was declared by the Minister and Secretary of State for the Empire Business, Carlos Leôncio de Carvalho, in 1879. The period chosen for the research intends to verify the movements in relation to physical education, in the opinions and projects written by the Instruction Commission of the House of Representatives, in 1882, until the publication of the Acts of the Instruction Congress (1884). We sought to analyze the representations regarding physical education in Decree no. 7 247, of April 19, 1879, in the aforementioned opinions on this educational reform, in theses of a Congress that would take place in 1883, as well as in four printed materials available in the database of the Digital Hemeroteca of the National Library from this period. Regarding the specific event, the Actas do Congresso de Instrucção do Rio de Janeiro were analyzed, published by the National Typography in 1884. As for the legislative debate, we considered the opinions of the Commission de Instructor Public presented to the Câmara dos Deputados in April and September 1882, with their publication completed in 1883. The newspapers Jornal do Commercio, Diário do Brazil, A Instructor Public and A Mãi de familia, were approached in order to observe how the public debate on physical education took place in a wider environment. Alongside this investment, a bibliographic review was also carried out, covering articles, dissertations, and thesis related to physical education in the period, in order to understand the markers of the debates related to this knowledge and how it should be schooled. With this exercise, we tried to work with elements of the history of school subjects, as postulated by Andre Chervel, focusing on the doctrinal element, the focus of this research. However, it was possible to observe that the debate regarding the schooling of physical education did not begin with the Decree of 1879, and it is possible to notice the appearance of new amercements to outline and legitimate the rationalization of knowledge about the physical dimension in the schools of the capital of the Brazilian Empire.
Palavras-chave: Debates doutrinários
Educação física
Município da Côrte
Debate público
Doctrinal debates
Physical education
Court municipality
Public debate
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PASCHOA, Diego Correia da. Debates doutrinários sobre a Educação Física no Município da Côrte (1879 – 1884). 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21879
Data de defesa: 4-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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