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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ambiente virtual gamificado para tratamento de ansiedade oriunda de traumas utilizando técnica de Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares
Título(s) alternativo(s): Gamified virtual environment for treating anxiety from trauma using the technique of Eye Movement Desensitization and Reprocessing
Autor: Cons, Bruna Costa 
Primeiro orientador: Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
Primeiro membro da banca: Werneck, Vera Maria Benjamim
Segundo membro da banca: Ito, Marcia
Terceiro membro da banca: Nunes, Eunice Pereira dos Santos
Quarto membro da banca: Costa, Raimundo José Macário
Resumo: Nos últimos anos, o uso da Realidade Virtual e da Inteligência Artificial em jogos e ambientes gamificados tem sido amplamente disseminado e explorado, tanto para a área médica quanto para a psicoterapia. No caso dos sistemas terapêuticos, destacam-se ambientes para terapia de imersão do paciente, como nos tratamentos de fobias e de estresse póstraumático. Em contrapartida, uma técnica de terapia chamada EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) tem demonstrado, por meio de pesquisas, como mais eficiente do que a terapia cognitivo-comportamental para tratamento de traumas. O EMDR atua por meio do movimento horizontal repetitivo dos olhos do paciente, com a premissa de que este movimento, também presente na fase do sono REM (Rapid Eye Movement), facilita a dessensibilização de sentimentos ruins associados a memórias traumáticas. Desta forma, o cérebro lida com as lembranças de forma mais lógica, reduzindo os sintomas de ansiedade associados a elas. O sistema criado é uma representação em 3D de um consultório com um terapeuta virtual que induz o usuário a realizar o movimento dos olhos, enquanto se comunica com ele. O usuário informa continuamente seu nível de ansiedade atual e os seus batimentos cardíacos são capturados por equipamentos simples, como os relógios digitais. Combinando essas duas informações, o sistema utiliza Lógica Fuzzy para calcular o nível de ansiedade resultante. O sistema também cria uma planilha ao final da sessão com a informação dos estados do usuário, que pode ser usada pelo terapeuta para analisar a evolução do paciente na terapia ao longo do tempo. O registro desses dados é feito por um banco de dados criado com SQLite. A avaliação com profissionais da área da saúde mostrou que o sistema apresenta possibilidades de ajudar os terapeutas a adotarem as novas tecnologias, tendo um diferencial em relação aos ambientes web existentes, fornecendo possibilidades mais lúdicas e motivadoras para a realização da terapia.
Abstract: In recent years, the use of Virtual Reality and Artificial Intelligence in games and gamified environments has been widely disseminated and explored, both for the medical field and for psychotherapy. In therapeutic systems, environments for patient immersion therapy stand out, as in the treatment of phobias and post-traumatic stress. In contrast, a therapy technique called EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) has been shown through research to be more efficient than cognitive-behavioral therapy for treating trauma. EMDR acts through the repetitive horizontal movement of the patient's eyes, with the premise that this movement, also present in the REM (Rapid Eye Movement) phase, facilitates the desensitization of bad feelings associated with traumatic memories. This way, the brain handles memories more logically, reducing the anxiety symptoms associated with them. The system created is a 3D representation of an office with a virtual therapist that induces the user to perform eye movement while communicating with him. Then, throughout the session, the user continuously reports his current anxiety level, and has his heartrate measured and registered. Combining these two data, the system uses fuzzy logic to calculate the resulting anxiety level. The system also creates a spreadsheet at the end of the session with the user’s states information, which can be used by the patient’s therapist to analyze its evolution in therapy over time. The registration of this data is done by a database created with SQLite. Health professionals evaluated the system, and they considered that the system has possibilities to help therapists adopt new technologies in their practices. Also, it has some differences concerning existing web environments, providing more playful and motivating opportunities for carrying out the therapy.
Palavras-chave: 3-D virtual environment
Virtual therapy
Fuzzy logic
Realidade virtual
Inteligência artificial
Ansiedade
EMDR
Ambiente virtual 3D
Terapia virtual
Lógica Fuzzy
Multiagentes
Multiagents
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais
Citação: CONS, Bruna Costa. Ambiente virtual gamificado para tratamento de ansiedade oriunda de traumas utilizando técnica de Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares. 2021. 87 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências Computacionais) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21891
Data de defesa: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Computacionais

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