Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21895
Tipo do documento: Tese
Título: Comunicação governamental em tempos de crise: um estudo das narrativas da Prefeitura do Rio de Janeiro no contexto da pandemia de covid-19
Título(s) alternativo(s): Government communication in times of crisis: a study of the narratives of the city hall of Rio de Janeiro in the context of the covid-19 pandemic
Autor: Mello, Flávia Barroso de 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Peruzzo, Cicilia Maria Krohlling
Segundo membro da banca: Siciliano, Tatiana Oliveira
Terceiro membro da banca: Lima, Vitor Moura
Quarto membro da banca: Elias, Roberto Vilela
Resumo: Diante do quadro de desastre imposto pela pandemia de covid-19, autoridades públicas locais e estrangeiras foram confrontadas com desafios diversos, mas, sobretudo, com a iminência de colapso de seus sistemas hospitalares, com o potencial cenário de aumento de vítimas fatais nas distintas áreas de seus países. Neste contexto global, o Rio de Janeiro, que recentemente passara por uma notável reforma urbana para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, enfrentava um cenário prévio de crise econômica e política. No quadro de crise vivido pela cidade, o próprio legado desses megaeventos emerge como um espaço privilegiado de questionamentos e investigação. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva identificar, na esfera municipal, as narrativas propostas pela comunicação da prefeitura do Rio de Janeiro no período da pandemia de covid-19. Busca-se, ademais, analisar como o governo municipal articulou esta comunicação com seus públicos nesse contexto de crise, à luz dos pressupostos da comunicação pública e governamental (BRANDÃO, 2012; DUARTE, 2011; WEBER, 2007, 2011, 2020; ESTEVES, 2015; ROLANDO 2011; MATOS, 2011). Complementarmente, intentou-se identificar as diferenças nas estratégias discursivas utilizadas e nos significados construídos pela comunicação na gestão do prefeito Marcelo Crivella e do prefeito Eduardo Paes, bem como vislumbrar uma contribuição para o debate em torno da construção de estratégias de comunicação governamental em momentos de crise no Brasil, especificamente no município do Rio de Janeiro. Para tal, foi constituído um corpus com 1014 “Notícias” publicadas no site coronavirus.rio, canal de comunicação criado pela prefeitura da cidade. O corpus de “Notícias” foi analisado com base no arcabouço teórico-metodológico da semiótica francesa (BARROS, 1990; FIORIN, 20056; GREIMAS; COURTÉS, 2008) e com o auxílio do software NVivo® para tratamento dos dados. A análise deixa a ver duas narrativas que sintetizam o discurso em estudo: (a) narrativa de prevenção e (b) narrativa de resposta. A prefeitura assume, assim, um duplo papel em relação à pandemia - ora de “protetora”, ora de “salvadora” -, o que configura o ethos discursivo de “gestor-protetor”, consolidado a partir de diversas estratégias discursivas. Observa-se, com efeito, alguns dos princípios básicos da comunicação governamental - como accountability, prestação de contas, proatividade - presentes nos discursos analisados, mas a partir de uma ótica informativa que, na maioria das vezes favorece os aspectos positivos da administração municipal. A prefeitura busca uma imagem positiva do governo frente à população, escamoteando, em grande parte, questões políticas e sociais de real interesse público. Quanto às gestões do prefeito Crivella e do prefeito Paes, observam-se mais aproximações do que afastamentos nos seus processos discursivos no período analisado. Dessa forma, não é possível aferir que a comunicação governamental da prefeitura do Rio de Janeiro opte por um discurso amparado nos preceitos dialógicos, preconizados por uma comunicação de Estado baseada nos parâmetros democráticos da comunicação pública.
Abstract: In front of the disaster imposed by the covid-19 pandemic, local and foreign public authorities were faced with several challenges, but above all with the imminence of the collapse of their hospital systems, with the potential scenario of an increase in fatalities in different areas of their countries. In this global context, Rio de Janeiro, which had recently undergone a remarkable urban renovation to host the 2014 World Cup and the 2016 Olympic Games, faced a previous scenario of economic and political crisis. In the context of crisis experienced by the city, the legacy of these mega-events emerges as a privileged space for questioning and investigation. In this sense, the present research aims to identify, at the municipal level, the narratives proposed by the speeches of the city hall of Rio de Janeiro in the period of the covid-19 pandemic. It also seeks to analyze how the municipal government articulated communication with its audiences in this context of crisis, in the light of the assumptions of public and governmental communication (BRANDÃO, 2012; DUARTE, 2011; WEBER, 2007, 2011, 2020; ESTEVES, 2020; 2015; ROLANDO 2011; MATOS, 2011). In addition, it was intended to identify the differences in the discursive strategies used and in the meanings constructed by communication in the management of Mayor Marcelo Crivella and Mayor Eduardo Paes, as well as to envisage a contribution to the debate around the construction of governmental communication strategies in moments of crisis in Brazil, specifically in the city of Rio de Janeiro. To this end, a corpus was created with 1014 “News” published on the coronavirus.rio website, a communication channel created by the city hall. The corpus of “Notícias” was analyzed based on the theoretical-methodological framework of French semiotics (BARROS, 1990; FIORIN, 20056; GREIMAS; COURTÉS, 2008) and with the aid of the NVivo® software for data processing. The analysis reveals two narratives that summarize the discourse under study: (a) prevention narrative and (b) response narrative. The city government thus assumes a dual role in relation to the pandemic - sometimes as a “protector”, sometimes as a “savior” -, which configures the discursive ethos of a “protector-manager”, consolidated from various discursive strategies. Indeed, some of the basic principles of governmental communication can be observed - such as accountability, accountability, proactivity - present in the analyzed speeches, but from an informative perspective that, in most cases, favors the positive aspects of municipal administration. The city government seeks a positive image of the government vis-a-vis the population, largely concealing political and social issues of real public interest. As for the administrations of Mayor Crivella and Mayor Paes, there are more approximations than departures in their discursive processes in the analyzed period. Thus, it is not possible to verify that the governmental communication of the city hall of Rio de Janeiro opts for a narrative supported by dialogic precepts, advocated by a State communication based on the democratic parameters of public communication.
Palavras-chave: Comunicação pública
Comunicação governamental
Cidade
Rio de Janeiro
Pandemia da Covid-19
Public communication
Government communication
City
Rio de Janeiro
Covid-19 pandemic
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: MELLO, Flávia Barroso de. Comunicação governamental em tempos de crise: um estudo das narrativas da prefeitura do Rio de Janeiro no contexto da pandemia de covid-19. 2022. 344 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21895
Data de defesa: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.