Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21900
Tipo do documento: Dissertação
Título: Transicionando a Educação: O PreparaNem Niterói como espaço de formação, resistência e afetos
Título(s) alternativo(s): Transitioning Education: PreparaNem Niterói as a space for training, resistance and affection
Autor: Silva, Ana Carolina Lydia Ferreira da 
Primeiro orientador: Sepulveda, Denize
Primeiro membro da banca: Jesus, Jaqueline Gomes de
Segundo membro da banca: Dias, Rosimeri de Oliveira
Terceiro membro da banca: Benevides, Bruna
Resumo: Esta pesquisa se debruça sobre as formas pelas quais o curso pré-vestibular PreparaNem Niterói ressignifica através do seu cotidiano os espaços de educação formais. Aqui analisamos os conceitos componentes da interseccionalidade e de que maneiras diferentes corpos vão sofrer violências no âmbito da escola, impactando diretamente sobre sua formação escolar e, posteriormente, acadêmica. Os processos de violência que geram a expulsão escolar das pessoas trans, oriundos desses espaços de formação, levam a muitas dificuldades ou traumas que precisam ser superados para dar possibilidades materiais de que essas pessoas possam ocupar todos os espaços sociais, principalmente as universidades e o mercado de trabalho. Dessa forma, esta dissertação enfatiza que as pessoas trans possam garantir que suas vozes, seus discursos e suas histórias sejam ouvidos e suas vidas ganhem materialidade e existência frente às violências do mundo que as invisibilizam. Assim, a experiência no PreparaNem influencia não somente aquelas pessoas que estão ali com o intuito de aprender, mas também a formação de professoras e professores, a prática docente e outros espaços afetados indiretamente. De que maneiras corpos abjetos ganham novamente atenção, dedicação e carinho? De que maneiras o PreparaNem Niterói contribui para a modificação da formação de docentes nas universidades e do cotidiano da própria universidade ao receber corpos diversos? Esta pesquisa tenta explicar de que maneiras a iniciativa faz história ao acontecer da forma que acontece.
Abstract: This research focuses on the ways in which the PreparaNem Niterói pre-university course re-signifies formal education spaces through its daily life. Here we analyze the concepts of intersectionality and how different bodies will suffer violence within the school, directly impacting their school and, later, academic training. The processes of violence that led to the expulsion of trans people from school, originating from these training spaces, lead to many difficulties or traumas that need to be overcome in order to give material possibilities for these people to occupy all social spaces, especially universities and the market of work. In this way, this dissertation emphasizes that trans people can guarantee that their voices, their speeches and their stories are heard and their lives gain materiality and existence in the face of the violence in the world that makes them invisible. Thus, the experience at PreparaNem influences not only those people who are there with the intention of learning, but also the training of teachers, teaching practice and other reserved spaces. In what abject ways do they regain attention, dedication and affection? In what ways does PreparaNem Niterói contribute to changing the training of teachers at universities and the daily life of the university itself when it receives different bodies? This research tries to explain in what ways the initiative makes history when it happens the way it does.
Palavras-chave: PreparaNem
protagonismo travesti
movimento social
PrepareNem
trans people
reframe education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SILVA, Ana Carolina Lydia Ferreira da. Transicionando a Educação: O PreparaNem Niterói como espaço de formação, resistência e afetos. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21900
Data de defesa: 25-Abr-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.