Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21900
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Transicionando a Educação: O PreparaNem Niterói como espaço de formação, resistência e afetos |
Título(s) alternativo(s): | Transitioning Education: PreparaNem Niterói as a space for training, resistance and affection |
Autor: | Silva, Ana Carolina Lydia Ferreira da ![]() |
Primeiro orientador: | Sepulveda, Denize |
Primeiro membro da banca: | Jesus, Jaqueline Gomes de |
Segundo membro da banca: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Benevides, Bruna |
Resumo: | Esta pesquisa se debruça sobre as formas pelas quais o curso pré-vestibular PreparaNem Niterói ressignifica através do seu cotidiano os espaços de educação formais. Aqui analisamos os conceitos componentes da interseccionalidade e de que maneiras diferentes corpos vão sofrer violências no âmbito da escola, impactando diretamente sobre sua formação escolar e, posteriormente, acadêmica. Os processos de violência que geram a expulsão escolar das pessoas trans, oriundos desses espaços de formação, levam a muitas dificuldades ou traumas que precisam ser superados para dar possibilidades materiais de que essas pessoas possam ocupar todos os espaços sociais, principalmente as universidades e o mercado de trabalho. Dessa forma, esta dissertação enfatiza que as pessoas trans possam garantir que suas vozes, seus discursos e suas histórias sejam ouvidos e suas vidas ganhem materialidade e existência frente às violências do mundo que as invisibilizam. Assim, a experiência no PreparaNem influencia não somente aquelas pessoas que estão ali com o intuito de aprender, mas também a formação de professoras e professores, a prática docente e outros espaços afetados indiretamente. De que maneiras corpos abjetos ganham novamente atenção, dedicação e carinho? De que maneiras o PreparaNem Niterói contribui para a modificação da formação de docentes nas universidades e do cotidiano da própria universidade ao receber corpos diversos? Esta pesquisa tenta explicar de que maneiras a iniciativa faz história ao acontecer da forma que acontece. |
Abstract: | This research focuses on the ways in which the PreparaNem Niterói pre-university course re-signifies formal education spaces through its daily life. Here we analyze the concepts of intersectionality and how different bodies will suffer violence within the school, directly impacting their school and, later, academic training. The processes of violence that led to the expulsion of trans people from school, originating from these training spaces, lead to many difficulties or traumas that need to be overcome in order to give material possibilities for these people to occupy all social spaces, especially universities and the market of work. In this way, this dissertation emphasizes that trans people can guarantee that their voices, their speeches and their stories are heard and their lives gain materiality and existence in the face of the violence in the world that makes them invisible. Thus, the experience at PreparaNem influences not only those people who are there with the intention of learning, but also the training of teachers, teaching practice and other reserved spaces. In what abject ways do they regain attention, dedication and affection? In what ways does PreparaNem Niterói contribute to changing the training of teachers at universities and the daily life of the university itself when it receives different bodies? This research tries to explain in what ways the initiative makes history when it happens the way it does. |
Palavras-chave: | Trans people Reframe education PreparaNem Protagonismo travesti Movimento social PrepareNem |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | SILVA, Ana Carolina Lydia Ferreira da. Transicionando a Educação: O PreparaNem Niterói como espaço de formação, resistência e afetos. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21900 |
Data de defesa: | 25-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ana Carolina Lydia Ferreira da Silva - 2023 - Completo.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Ana Carolina Lydia Ferreira - 2023.pdf | 303,02 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Ana Carolina Lydia Ferreira da Silva - 2023.pdf | 348,59 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.