Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21901
Tipo do documento: Dissertação
Título: A importância da educação preventiva de riscos naturais no ensino de geografia na educação básica: Estudo de caso, a cidade de Niterói (RJ)
Título(s) alternativo(s): The importance of preventive education regarding natural risks in teaching geography in basic education: Case study, the city of Niterói (RJ)
Autor: Bragança, Camila Bento 
Primeiro orientador: Afonso , Anice Esteves
Primeiro membro da banca: Sacramento, Ana Claudia Ramos
Segundo membro da banca: Souza, Juliana Martins de
Resumo: A Geografia desempenha um importante papel ao analisar interações entre sociedade e meio ambiente, especialmente na educação, estimulando a conscientização e o questionamento das relações humanas com a natureza. A educação geográfica pode influenciar atitudes, utilizando conceitos geográficos para compreender dinâmicas espaciais e difundindo conhecimento e cultura preventiva de riscos naturais. Esta dissertação tem como propósito investigar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de geografia na cidade de Niterói, bem como analisar de que maneira eles incorporam as discussões acerca da prevenção de riscos naturais no contexto do 6º ano. O município tem se destacado por iniciativas em programas de ordenamento urbano, estímulo à cultura e à educação preventiva de riscos como parte integral do desenvolvimento da resiliência da cidade. Os objetivos específicos desta pesquisa são: apontar a relevância da educação preventiva de riscos nos currículos escolares; analisar como os conteúdos referentes à Geografia no Ensino Básico podem inserir a temática de educação para o risco; verificar práticas docentes em Geografia do 6º ano do município de Niterói (RJ) para a abordagem da educação para o risco. Tem o potencial de ser uma ferramenta para cultivar a conscientização coletiva sobre os riscos naturais e promover uma cultura de prevenção. Esta dissertação busca estimular reflexões e abrir novas possibilidades para futuras contribuições na área da educação geográfica focada na prevenção. Nesta pesquisa, adotou-se o questionário como método para coletar informações. O questionário abordou as perspectivas dos professores sobre riscos, a abordagem do tema de riscos no ensino de Geografia e os recursos pedagógicos utilizados. A participação dos educadores foi solicitada por convites de e-mail, direcionados a três professores da rede de ensino de Niterói. Os resultados indicaram progressos na abordagem dos riscos na educação básica, mas ainda é necessário percorrer um longo caminho para integrar completamente a educação preventiva de riscos nos currículos escolares.
Abstract: Geography plays a vital role in analyzing society-environment interactions, particularly in education, where it fosters awareness and questioning of human relations with nature. Schools, shaping attitudes, utilize geographic concepts to understand spatial and natural dynamics, disseminating knowledge about natural disasters and preventive culture. In this context, this dissertation emphasizes the significance of preventive education on natural risks in basic Geography education. This master’s thesis focuses on the context of Niteroi city, which stands out for its initiatives in urban planning programs, cultural stimulation, and education, notably by integrating preventive education on risks as an integral part of city resilience development. The specific objectives of this research are: identify institutions in Brazil and around the world addressing risk education in school curricula; analyze how Geography content in Basic Education can incorporate the theme of risk education; examine pedagogical practices of 6th-grade Geography teachers in the municipality of Niteroi (RJ) for risk education approaches. In this research, the questionnaire was adopted as the method for collecting information. The questionnaire was developed using the Google Forms platform and addressed teachers' perspectives on risks, their approach to risk education in Geography teaching, and the pedagogical resources used. Educators' participation was sought through email invitations, directed at three teachers from the Niteroi education network. The results indicated progress in addressing risks in basic education, but there is still a long way to go to fully integrate preventive risk education into school curricula. Basic Education Geography has the potential to be an effective tool for fostering collective awareness of natural risks and promoting a culture of prevention. This dissertation aims to stimulatreflections and open new possibilities for future contributions in the field of geographical education focused on prevention.
Palavras-chave: educação preventiva de riscos
educação básica
ensino de geografia
preventive risk education
basic education
geography teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: BRAGANÇA, Camila Bento. A importância da educação preventiva de riscos naturais no ensino de geografia na educação básica: Estudo de caso, a cidade de Niterói (RJ). 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21901
Data de defesa: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Camila Bento Bragança - 2023 - Completa.pdfDocumento principal4,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo - Camila Bento Bragança - 2023.pdfAnexos213,34 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
CRN - Camila Bento Braganca - 2023.pdfAnexos362,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.