Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21912
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos de ensino de leitura para surdos: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Methods for teaching reading for deaf people: case study
Autor: Noronha, Vanessa dos Santos Galvão 
Primeiro orientador: Freitas Junior, Roberto de
Primeiro membro da banca: Ramos, Danielle Cristina Mendes Pereira
Segundo membro da banca: Abreu, Kátia Nazareth Moura de
Resumo: Este trabalho tem como foco central a análise crítica da visão de leitura presente nos materiais didáticos (MDs) destinados a alunos surdos em uma escola inclusiva na cidade do Rio de Janeiro. O estudo parte de questionamentos fundamentais sobre a compreensão do conceito de leitura, inspirando a reflexão sobre como essa habilidade deve ser abordada em sala de aula, conforme proposto por Oliveira (2022). O primeiro passo consistiu em realizar um levantamento abrangente do material didático utilizado pelos alunos do ensino Fundamental I. A partir desse material, a análise concentrou-se na visão sobre a habilidade de leitura e no método de ensino dessa competência específica, que fundamenta-se em um questionário criteriosamente elaborado, explorando diversas dimensões relacionadas à eficácia e adequação linguística desses materiais. Desta forma, o objetivo central é discutir e analisar os elementos essenciais relacionados à visão de leitura presente nos MDs. Este enfoque vai além da simples identificação de aspectos linguísticos, buscando compreender como a leitura é concebida e praticada no contexto escolar inclusivo. Para tanto, a pesquisa examina não apenas a linguagem utilizada nos MDs, mas também a abordagem metodológica empregada no ensino da leitura. Dessa forma, a dissertação visa preencher lacunas no entendimento da eficácia dos MDs utilizados na educação inclusiva de surdos, proporcionando insights valiosos para aprimoramentos futuros. Ao discutir e analisar aspectos fundamentais relacionados à visão de leitura, o trabalho contribui não apenas para a teoria educacional, mas também para a prática pedagógica, visando um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz para alunos surdos.
Abstract: This work has as central focus the critical analysis of the vision of reading present in didactic materials (MDs) intended for deaf students in an inclusive school in the city of Rio de Janeiro. The study is based on fundamental questions about understanding the concept of reading, inspiring reflection on how this skill should be addressed in the classroom, as proposed by Oliveira (2022). The first step was to conduct a comprehensive survey of the didactic material used by elementary school students. From this material, the analysis focused on the view of Reading ability and the teaching method of this specific competence, based on a carefully designed questionnaire, exploring various dimensions related to the effectiveness and linguistic adequacy of these materials. Thus, the main objective is to discuss and analyze the essential elements related to the view of Reading present in the MDs. This approach goes beyond the simple identification of linguistic aspects, seeking to understand how reading is conceived and practiced in the inclusive school context.To this end, the research examines not only the language used in MDs, but also the methodological approach used in order to teach reading. Therefore, the dissertation aims to fill gaps of understanding the effectiveness of MDs used in inclusive education of the deaf, providing valuable insights for future improvements. By discussing and analyzing fundamental aspects related to vision of Reading, the work contributes not only to educational theory, but also to pedagogical practice, aiming at a more inclusive and effective educational environment for deaf students.
Palavras-chave: analysis of the vsion of reading
didactic materials
inclusive school
Análise crítica da visão de leitura
Materiais didáticos
Educação inclusiva
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: NORONHA, Vanessa dos Santos Galvão. Processos de ensino de leitura para surdos: um estudo de caso. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21912
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.