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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21921
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “Se não cobre, não copia, faz o quê?” : o saberfazerperguntardizernarrarescrever, como ação afirmativa, reflexiva e formativa de professoras da/na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | “Si no cubres, no copias, ¿qué haces?”: el saber preguntar, decir, narrar y escribir como acción afirmativa, reflexiva y formativa del/en el/la docente de Primera Infancia |
Autor: | Celestino, Jane Marchon Cordeiro ![]() |
Primeiro orientador: | Araújo, Mairce da Silva |
Primeiro membro da banca: | Prado, Guilherme do Val Toledo |
Segundo membro da banca: | Bragança, Inês Ferreira De Souza |
Terceiro membro da banca: | Bampi, Maria Luiza Furlin |
Resumo: | Esta dissertação, composta em modo coleção, teve como centralidade investigar a formação da professora da Educação Infantil a partir do seu saberfazer docente. De natureza qualitativa, a pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Como tecitura metodológica teve como fio: as histórias de vidaformação da pesquisadora a partir das experiencias do vivido como memória reflexionada o inventário com modo de organizar os dados da pesquisa. Elegeu como fonte para a reflexão do processo formativo a escrita de narrativas a partir dos guardados de professoras se constituiu para o processo investigativoformativo como fonte, como modo de produção de conhecimento e como forma de registro da pesquisa. Como proposta artesanal do “feito à mão”, a Oficina Achadouros de Memórias: uma coleção de escritas narrativas, vivida entre a pesquisadora e outras cinco professoras da Educação Infantil, a ação do oficinar, combinada ao exercício de intercambiar experiências, a partir dos guardados de professora, apontou nos detalhes de suas narrativas. Nas pistas e indícios encontrados nas narrativas se revelaram como achados da pesquisa: os guardados de professora como parte integrante da formação; a escrita de narrativas como dispositivo de formação e registro da história da docência; as contribuições da escrita de narrativas para a construção de um saberfazer autoral como compromisso ético, estético e político por uma escola outra. |
Abstract: | Esta disertación, compuesta en modo colección, tuvo como centralidad investigar la formación de la maestra de Educación Infantil desde sus saberhacer docentes. De naturaleza cualitativa, la investigación está vinculada al Programa de Posgrado: Procesos Formativos y Desigualdades Sociales de la Faculdade de Formação de professores de la Universidade do Estado d Rio de Janeiro. Como tejido metodologico tenía como hilo conductor: las historias de vidaformación del investigador se basaron en las experiencias de lo vivido como memoria reflexionada el inventario con forma de organizar los datos de investigación. Elegida como fuente para la reflexión del proceso formativo la escritura de narrativas desde los salvados de los maestros se constituyó para el processo de investigaciónformativa como fuente, como forma de producir conocimiento y como forma de registrar la investigación. Como una propuesta artesanal “hecha a mano", el Taller Achadouros de Memorias: una colección de escritos narrativos, entre el investigador y otros cinco profesores de educación infantil, la acción del taller, combinado con el ejercicio de intercambio de experiencias, de las guardias de las maestras, señalado en los detalles de sus narraciones. En las pistas y evidencia encontradas en las narraciones se revelaron como resultados de la investigación: las guardias de las maestras como parte integral de la formación; la escritura de relatos como dispositivo de formación y registro de la historia de la enseñanza; como aportes de la escritura narrativa a la construcción de un saberhacer autoral como compromiso ético, estético y político de otra escuela. |
Palavras-chave: | Investigación narrativa Experiencia Escritura narrativa Formación Pesquisa narrativa Experiência Escrita narrativa Formação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | CELESTINO, Jane Marchon Cordeiro. “Se não cobre, não copia, faz o quê?”: o saberfazerperguntardizernarrarescrever como ação afirmativa, reflexiva e formativa da/na professora da Educação Infantil. 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21921 |
Data de defesa: | 3-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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