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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21922
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O monumento Guerreiro Zulu e a educação das relações étnico-raciais: descolonizando olhares, práticas e resistências negras na cidade de Vitória (ES) |
Título(s) alternativo(s): | The Guerreiro Zulu Monument and the education of ethnic-racial relations: decolonizing sight, practices and black resistance in the city of Vitória (ES) |
Autor: | Morais, Érica Renata Vilela de ![]() |
Primeiro orientador: | Sangenis, Luiz Fernando Conde |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Jarbas Vargas |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Terezinha |
Terceiro membro da banca: | Guerreiro, Alexandre Silva |
Quarto membro da banca: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Quinto membro da banca: | Ferreira, Arthur Vianna Côco, Dilza |
Resumo: | Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, do curso de doutorado em educação, vinculado à Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ), em São Gonçalo. O estudo integra as pesquisas desenvolvidas no programa, articulado às discussões empreendidas no grupo de pesquisa Seraphicus e a investigação se alinha, em termos metodológicos, aos estudos qualitativos de pesquisa em educação. Tem por objetivo geral analisar as contribuições do monumento Guerreiro Zulu, para explorar a temática História e Cultura Afro-brasileira no ensino, em conformidade com a Lei 10.639/03. A proposta de investigação foi organizada na perspectiva da educação na cidade e da educação das relações étnico-raciais. Dialoga com os estudos críticos sobre a temática afro-brasileira e sustenta práticas pedagógicas voltadas para o campo da formação humana, numa concepção histórica da humanidade. Propusemos analisar o monumento Guerreiro Zulu, considerando os aspectos históricos, culturais e sociais da constituição do monumento, de modo a interpretar os elementos simbólicos e narrativos que desvelam parte da memória coletiva. Importa, portanto, circunstanciar a decisão pública de construí-lo, os parâmetros indutores de sua concepção artística, a intencionalidade da obra de arte, as imagens retratadas pelo artista alusivas às narrativas e às memórias referentes à história do negro no estado, a recepção do monumento pelo público, o seu significado simbólico e político para a cidade e sua população e os usos pedagógicos possíveis para explorar a temática História e Cultura Afro-brasileira no âmbito da Lei 10.639/03. A pesquisa evidencia um movimento de aproximações com estudos que versam sobre educação, cidade, negro, monumento e cultura. Esses são os termos que atravessam nosso foco de investigação. Além disso, apontamos algumas apropriações que anunciam o referencial teórico e metodológico que está ancorado em autores como Henri Lefebvre (2001; 2016), Massimo Canevacci (1993), Paulo Freire (1993; 2011), Dermeval Saviani (2008; 2009), Kenneth Zeichner (1993), Nilma Lima Gomes (2002), Ramón Grosfoguel (2008) entre outros que abordam a temática da pesquisa. Ainda sob o enfoque da dimensão crítica, os autores Néstor Garcia Canclini (1983) e Roger Chartier (1995), a partir da cultura popular, apontam um caminho para o estudo e a problematização de aspectos e fundamentos de designação racial e, por conseguinte, de seus desdobramentos relacionados à identidade e à cultura negra. O estudo aponta contribuições para o desenvolvimento de ações e propostas pedagógicas que reafirmem proposições da lei 10.639/03, sobre a importância da garantia do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos educativos. O monumento inscreve uma possibilidade na análise sistemática acerca dos processos históricos que foram protagonizados por sociedades africanas, fundamentais na trajetória humana. |
Abstract: | This thesis is part of the line of research on Teacher Training, History, Memory, and Educational Practices of the Postgraduate Program in Education - Training Processes and Social Inequalities of the doctorate course in education, linked to the Faculty of Teacher Training (FFP/UERJ), in São Gonçalo. The study integrates the ongoing research in the program related to the discussions undertaken in the Seraphicus research group. The investigation is aligned, in methodological terms, with qualitative research studies in education. Its general objective is to analyze the contributions of the monument named "Guerreiro Zulu" to explore the theme of Afro-Brazilian History and Culture in education terms by Law 10.639/03. The research proposal is organized from the perspective of education in the city and the education of ethnic-racial relations. It dialogues with critical studies on Afro-Brazilian themes and supports pedagogical practices focused on human formation in a historical conception of humanity. We proposed to analyze the "Guerreiro Zulu" monument, considering the historical, cultural, and social aspects of the monument's constitution, to interpret the symbolic and narrative elements that reveal part of the collective memory. It is significant, therefore, to detail the public decision to build it, the parameters inducing its artistic conception, the intentionality of the work of art, the images portrayed by the artist alluding to the narratives and memories referring to the history of black people in the state, the reception of the monument by the public, its symbolic and political meaning for the city and its population and the possible pedagogical uses to explore the theme of Afro-Brazilian History and Culture within the scope of Law 10.639/03. The research highlights a movement of approximations with studies that deal with education, the city, black people, monuments, and culture. These are the terms that cross our research focus. Likewise, we point out some appropriations that announce the theoretical and methodological framework that anchors in authors such as Henri Lefebvre (2001; 2016), Massimo Canevacci (1993), Paulo Freire (1993; 2011), Dermeval Saviani (2008; 2009), Kenneth Zeichner (1993), Nilma Lima Gomes (2002), Ramón Grosfoguel (2008) among others who address the research theme. Still focusing on the critical dimension, the authors Néstor Garcia Canclini (1983) and Roger Chartier (1995), from popular culture, point out a path for the study and problematization of aspects and foundations of racial designation and, therefore, of its developments related to black identity and culture. The study highlights contributions to developing pedagogical actions and proposals that reaffirm propositions of law 10.639/03 on the importance of guaranteeing the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in educational establishments. The monument presents a possibility to analyze the historical processes that have African societies as protagonists, fundamental in the human trajectory. |
Palavras-chave: | Monument Education City Afro-brazilian culture Monumento Educação Cidade Cultura afro-brasileira |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | MORAIS, Érica Renata Vilela. O monumento Guerreiro Zulu e a educação das relações étnico-raciais: descolonizando olhares, práticas e resistências negras na cidade de Vitória (ES). 2023. 171 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21922 |
Data de defesa: | 15-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Termo - Érica Renata Vilela de Morais - 2023.pdf | Anexos | 652,25 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
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