Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21925
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulheres em cozinhas profissionais: imaginário e conflitos de gênero no filme Os sabores do Palácio
Título(s) alternativo(s): Women in professional kitchens: imaginary and gender conflits in the film Haute Cuisine
Autor: Silva, Danielle Rezende da 
Primeiro orientador: Prado, Shirley Donizete
Primeiro coorientador: Ferreira, Francisco Romão
Primeiro membro da banca: Wollz, Larissa Escarce Bento
Segundo membro da banca: Siqueira, Denise da Costa Oliveira
Terceiro membro da banca: Kraemer, Fabiana Bom
Resumo: O objetivo dessa dissertação é compreender as tensões entre o imaginário criado em torno da mulher como detentora dos saberes ligados à cozinha e a realidade das cozinhas profissionais repletas de homens, a partir do filme Os sabores do Palácio (Les saveurs du Palais, França, 2012), dirigido por Christian Vincent. Partindo das teorias de Castoriadis e Durand sobre o imaginário, conjugando com os conceitos de dominação masculina de Bourdieu e violência insidiosa de Claudine Haroche, desenvolvemos uma metodologia a partir de uma análise fílmica tanto semiótica, desenvolvida por Christian Metz, quanto estilística, proposta por David Bordwell, articulando juntamente com a pesquisa bibliográfica os conceitos de gênero, imaginário, trabalho, dominação masculina e gastronomia. Foi possível ver que ocorre uma disputa pelo campo (cozinha) e as relações de poder envolvidas nesse jogo, constituído por lutas por espaço, posições e interesses, que se camuflam em determinado tipo de conduta, num primeiro momento inofensiva, mas que, ao longo do tempo, se intensificam e escancaram as diferenças de visão entre homens e mulheres que ocupam posições de poder dentro dessas cozinhas.
Abstract: The aim of this dissertation is to understand the tensions between the imaginary created around women as holders of knowledge related to cooking and the reality of professional kitchens full of men, based on the film Haute Cuisine (Les saveurs du Palais, France, 2012), a film by Christian Vincent. Starting from the teories of Castoriadis and Durand about imaginary, combining with Bourdieu’s concepts of male domination and Claudine Haroche’s insidious violence, we develop a methodology based on a filmic analysis, both semiotic, developed by Christian Metz, and stylistic, proposed by David Bordwell, articulating together with the bibliographical research the concepts of gender, imaginary, male domination and gastronomy. It was possible to see that there is a dispute over the field (kitchen) and power relations involved in this game, consisting of struggles for space, positions and interests, which are camouflaged in a certain type of conduct, at first harmless, but which over time, the differences in vision between men and women who occupy positions of power within these kitchens are intensified.
Palavras-chave: Gastronomia
Gênero
Imaginário
Trabalho
Dominação masculina
Gastronomy
Gender
Imaginary
Work
Male domination
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SILVA, Danielle Rezende da. Mulheres em cozinhas profissionais: imaginário e conflitos de gênero no filme Os sabores do Palácio. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21925
Data de defesa: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.