Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21928
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Ensino de Educação Financeira utilizando a metodologia de resolução de problemas |
Título(s) alternativo(s): | Financial Education Teaching Using the Problem Solving Methodology |
Autor: | Silva, Grasiele Gomes da |
Primeiro orientador: | Costa, Marcus Vinicius Tovar |
Primeiro coorientador: | Guedes, Aline de Lima |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Augusto Cesar de Castro |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Andreia Carvalho Maciel |
Terceiro membro da banca: | Moreira, Valeria Guimarães |
Resumo: | Nesta dissertação, a Metodologia de Resolução de Problemas é utilizada como ferramenta para introduzir os alunos do Ensino Médio aos conceitos e práticas da Matemática Financeira, assim como da Educação Financeira. A escolha desta estratégia se deu por compreendermos que ela pode contribuir de forma mais orgânica aos processos que poderão levar à compreensão, ao planejamento, à execução do plano de abordagem, à possível solução de um problema, assim como à interpretação a posteriori da solução encontrada. Como descrito no texto, essa metodologia, como proposta de ensino, fortalece a atuação do professor como agente mediador entre o conhecimento e o aluno, em vez de um transmissor solitário do conhecimento a um aluno que simplesmente absorve o conteúdo a ser transmitido. A aplicação da proposta consiste em uma sequência didática composta por questionários, charges, curtas, filmes e problemas contextualizados, com o intuito de educar o aluno para que ele possa tornar-se um adulto autônomo na tomada de decisões diante de problemas especificamente relacionados ao tema, bem como nas mais variadas situações de seu cotidiano. Foram elaborados roteiros com o objetivo de provocar os alunos a buscar e a realizar suas próprias descobertas, tomando por base seus conhecimentos prévios. Como produto educacional, foram elaborados um blog e um Manual Instrucional Rápido, com possibilidades de apoio e sugestões para serem utilizados, em sala de aula, pelo professor. |
Abstract: | In this dissertation, the Problem Solving Methodology is used as a tool to introduce high school students to the concepts and practices of Financial Mathematics, as well as of Financial Education. The choice of this strategy was due to the understanding that it can contribute in a more organic way to the processes that may lead to understanding, planning and executing the approach plan, the possible solution of a problem, as well as the posteriori interpretation of the solution found. As described in the text, this methodology, as a teaching proposal, strengthens the teacher as a mediating agent between knowledge and the student, rather than a solitary, knowledge-holder transmitter to a student who simply absorbs the content being transmitted. The application of the proposal consists of a didactic sequence of questionnaires, cartoons, short films, films and contextualized problems, with the aim of educating the student so that they can become an autonomous adult in decision-making in face of topic-related problems, as well as in the most varied situations of their daily lives. Scripts were created in order to provoke students to seek and make their own discoveries based on their previous knowledge. As an educational product, a blog and a Quick Instructional Manual were created as a possibility of support and suggestions to be used in the classroom by the teacher. |
Palavras-chave: | Problem Solving Financial Education Resolução de Problemas Educação Financeira Blog Charges Matemática financeira - Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | SILVA, Grasiele Gomes da. O Ensino de Educação Financeira utilizando a metodologia de resolução de problemas. 2021. 207 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21928 |
Data de defesa: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Grasiele Gomes da Silva - 2021 - Completa.pdf.pdf | Dissertação completa | 1,79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.