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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21931
Tipo do documento: Dissertação
Título: Helena sem Troia: travessia de uma diretora-criadora em movimento de oroboro cênico
Título(s) alternativo(s): HELENA WITHOUT TROY - The journey of a director-creator in a scenic oroboro movement
Autor: Queiroz, Susanna Pinto 
Primeiro orientador: Lyra, Luciana de Fatima Rocha Pereira
Primeiro membro da banca: Miranda, Maria Brigida de
Segundo membro da banca: Dawsey, John Cowart
Terceiro membro da banca: Haderchpek, Robson Carlos
Resumo: O território dessa pesquisa, em primeira pessoa, delimita-se a partir de minha ação autoral enquanto diretora de teatro, que na agência com a peça de teatro nomeada HELENA SEM TROIA, de Ivan Fernandes, busco estimular a voz e as narrativas pessoais de uma atriz em laboratório de ensaio, destampando sua própria versão de Helena, no entrelaçar de uma tríade: a história mitológica, o texto teatral e suas experiências particulares. Neste processo de criação descortina-se uma prática que, na transcendência das linguagens da atuação, traveste-se de rito de passagem (Gennep, 2007), aqui intitulando-se de oroboro cênico. A jornada de investigação agrega estudos acerca: da mitologia grega, dos feminismos, da antropologia da performance e da pedagogia do teatro, tramando-se à práxis cênica, o que põe em revisão minha trajetória de anos de atuação como atriz, diretora e professora no cenário teatral do Rio de Janeiro
Abstract: The territory of this research, in the first person, is delimited from my authorial action as a theater director, who in the agency with the play called Helena without Troy, by Ivan Fernandes, seeks to stimulate the voice and personal narratives of an actress in a rehearsal laboratory, unveiling her own version of Helena, in the interweaving of a triad: the mythological story, the theatrical text and her particular experiences. This process of creation reveals a practice that, in transcending the languages of acting, becomes a rite of passage (Gennep, 2007), here called a scenic oroboro. The research journey brings together studies on Greek mythology, feminism, the anthropology of performance and theater pedagogy, leading to scenic praxis, which revisits my career of years as an actress, director and teacher on the theater scene in Rio de Janeiro
Palavras-chave: Direção teatral
Mito de Helena
Narrativas pessoais
Feminismos
Oroboro cênico
Teatro brasileiro
Teatro – Direção e produção
Helena de Tróia (mitologia grega)
Performance (Arte)
Feminismo e arte
Theatrical direction
Helena's mith
Personal narratives
Feminisms
Scenic oroboro
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: QUEIROZ, Susanna Pinto. HELENA SEM TROIA: travessia de uma diretora-criadora em movimento de oroboro cênico. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21931
Data de defesa: 15-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



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