Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21931
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Helena sem Troia: travessia de uma diretora-criadora em movimento de oroboro cênico |
Título(s) alternativo(s): | HELENA WITHOUT TROY - The journey of a director-creator in a scenic oroboro movement |
Autor: | Queiroz, Susanna Pinto ![]() |
Primeiro orientador: | Lyra, Luciana de Fatima Rocha Pereira |
Primeiro membro da banca: | Miranda, Maria Brigida de |
Segundo membro da banca: | Dawsey, John Cowart |
Terceiro membro da banca: | Haderchpek, Robson Carlos |
Resumo: | O território dessa pesquisa, em primeira pessoa, delimita-se a partir de minha ação autoral enquanto diretora de teatro, que na agência com a peça de teatro nomeada HELENA SEM TROIA, de Ivan Fernandes, busco estimular a voz e as narrativas pessoais de uma atriz em laboratório de ensaio, destampando sua própria versão de Helena, no entrelaçar de uma tríade: a história mitológica, o texto teatral e suas experiências particulares. Neste processo de criação descortina-se uma prática que, na transcendência das linguagens da atuação, traveste-se de rito de passagem (Gennep, 2007), aqui intitulando-se de oroboro cênico. A jornada de investigação agrega estudos acerca: da mitologia grega, dos feminismos, da antropologia da performance e da pedagogia do teatro, tramando-se à práxis cênica, o que põe em revisão minha trajetória de anos de atuação como atriz, diretora e professora no cenário teatral do Rio de Janeiro |
Abstract: | The territory of this research, in the first person, is delimited from my authorial action as a theater director, who in the agency with the play called Helena without Troy, by Ivan Fernandes, seeks to stimulate the voice and personal narratives of an actress in a rehearsal laboratory, unveiling her own version of Helena, in the interweaving of a triad: the mythological story, the theatrical text and her particular experiences. This process of creation reveals a practice that, in transcending the languages of acting, becomes a rite of passage (Gennep, 2007), here called a scenic oroboro. The research journey brings together studies on Greek mythology, feminism, the anthropology of performance and theater pedagogy, leading to scenic praxis, which revisits my career of years as an actress, director and teacher on the theater scene in Rio de Janeiro |
Palavras-chave: | Direção teatral Mito de Helena Narrativas pessoais Feminismos Oroboro cênico Teatro brasileiro Teatro – Direção e produção Helena de Tróia (mitologia grega) Performance (Arte) Feminismo e arte Theatrical direction Helena's mith Personal narratives Feminisms Scenic oroboro |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | QUEIROZ, Susanna Pinto. HELENA SEM TROIA: travessia de uma diretora-criadora em movimento de oroboro cênico. 2024. 164 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21931 |
Data de defesa: | 15-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRN - Susanna Pinto Queiroz - 2024.pdf | 202,28 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Susanna Pinto Queiroz - 2024.pdf | 375,51 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Dissertação - Susanna Pinto Queiroz - 2024 - Completa.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.