Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21943
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Diálogo e conflitos: a comunicação com pescadores artesanais em um projeto de educação ambiental na Baía de Guanabara |
Título(s) alternativo(s): | Dialogue and conflitcs: communication with artisanal fishermen in na environmental education project in Guanabara Bay |
Autor: | Ramada, Cristiane de Cássia Soares ![]() |
Primeiro orientador: | Soares, Raquel Paiva de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Matheus, Leticia Cantarela |
Segundo membro da banca: | Pereira, Celso Sánchez |
Resumo: | A comunicação realizada nas duas primeiras fases do Projeto de Educação Ambiental da Baía de Guanabara (PEA-BG) é objeto do estudo de caso proposto nesta pesquisa. O objetivo geral é compreender os desafios da comunicação com as comunidades de pesca artesanal inseridas nesta condicionante do licenciamento de empreendimentos que impactam suas vidas. Verificar a percepção dessas comunidades sobre o Projeto e identificar processos de transformação social que possam ter ocorrido estão entre os objetivos específicos, assim como registrar impactos da história de ocupação da baía sobre a pesca artesanal, observar possíveis mudanças na opinião dos comunitários sobre a indústria de petróleo e gás, reconhecer ruídos e refletir sobre possibilidades de melhoria na comunicação. O estudo leva em consideração revisões de autores como Paulo Freire, José Quintas, Cicilia Peruzzo, Bernardo Toro, Thomas Tufte, Bell Hooks, Ailton Krenak, Raquel Paiva, Augusto Boal, Boaventura de Sousa Santos, Darcy Ribeiro, Milton Santos e Elmo Amador. Entre os conceitos abordados estão a importância do conflito para o exercício do diálogo, a relação entre território e identidade/cultura, a educação ambiental crítica, a mobilização social, comunidades gerativas, além das ideias de comunicação pública, institucional e popular. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com a comunicação realizada em outros projetos junto a comunidades tradicionais. |
Abstract: | The communication carried out in the first two phases of the Guanabara Bay Environmental Education Project (PEA-BG as called in portuguese) is the object of the case study proposed in this research. The general objective is to understand the challenges of communicating with artisanal fishing communities included in this condition of licensing enterprises that impact their lives. Verifying the perception of these communities about the Project and identifying processes of social transformation that may have occurred are among the specific objectives, as well as recording the impacts of the history of bay´s occupation on artisanal fishing, observing possible changes in the community's opinion about the oil and gas industry, communication noise and reflections on possibilities for improving it. The study takes on reviews by authors such as Paulo Freire, José Quintas, Cicilia Peruzzo, Bernardo Toro, Thomas Tufte, Bell Hooks, Ailton Krenak, Raquel Paiva, Augusto Boal, Boaventura de Sousa Santos, Darcy Ribeiro, Milton Santos and Elmo Amador. Among the concepts involved are the importance of conflict for the exercise of identity, the relationship between territory and dialogue/culture, critical environmental education, social mobilization, generative communities, in addition to ideass of public, institutional and popular communication. It is hoped that this research can contribute to the communication carried out in other projects with traditional communities. |
Palavras-chave: | Territory Community Fishermen Environmental education Território Comunidade Pescadores Educação ambiental |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | RAMADA, Cristiane. Diálogo e conflitos: a comunicação com pescadores artesanais em um projeto de educação ambiental na Baía de Guanabara. 2024. 82 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21943 |
Data de defesa: | 2-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Cristiane de Cássia Soares Ramada - 2024 - Completa.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Cristiane de Cássia Soares Ramada - 2024.pdf | 229,23 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Cristiane de Cássia Soares Ramada - 2024.pdf | 182,78 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.