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Tipo do documento: Dissertação
Título: Qualidade das informações contábeis para a promoção da transparência e accountability: um estudo de caso múltiplo nas Universidades Federais do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Quality of Information in the Federal Universities of Rio de Janeiro to Promote Transparency and Accountability
Autor: Oliveira, Thais Andrade da Silva 
Primeiro orientador: Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de
Primeiro coorientador: Gouveia, Tânia Maria de Oliveira Almeida
Primeiro membro da banca: Lyrio, Eduardo Felicíssimo
Segundo membro da banca: Rodrigues, Marco Aurelio de Souza
Terceiro membro da banca: Cosenza, Jose Paulo
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade das informações contábeis no contexto da accountability e transparência em instituições de ensino superior (IES), com foco nas universidades federais do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa abrange informações contábeis, práticas de divulgação e qualidade da informação em conformidade com as características qualitativas estabelecidas para informações contábeis, as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) e a Instrução Normativa n.º 84/2020, que define normas para prestação de contas na administração pública federal por meio do relatório de gestão em formato integrado, durante o período de 2020 a 2023. Para coletar dados, foi realizada uma revisão bibliográfica e análise documental, empregando as características qualitativas da informação contábil, além dos elementos e princípios para elaboração do relato integrado. Os resultados indicam que as universidades que receberam maiores recursos apresentaram pontuações mais baixas na divulgação de informações no relatório integrado. O estudo ressalta a necessidade de aprimoramento nas categorias relacionadas a riscos, oportunidades, perspectivas, materialidade e representação fidedigna.
Abstract: This study aims to evaluate the quality of accounting information in the context of accountability and transparency in higher education institutions (HEIs), with a focus on federal universities in the State of Rio de Janeiro. The research covers accounting information, disclosure practices and quality of information in accordance with the qualitative characteristics established for accounting information, the Brazilian Standards of Technical Accounting Applied to the Public Sector (NBC TSP) and Normative Instruction No. 84/2020, which defines standards for accountability in the federal public administration through the management report in an integrated format, during the period from 2020 to 2023. To collect data, a literature review and document analysis were carried out, using the qualitative characteristics of the accounting information, in addition to the elements and principles for the elaboration of the integrated report. The results indicate that universities that received higher funding scored lower in disclosing information in the integrated report. The study highlights the need for improvement in the categories related to risks, opportunities, perspectives, materiality and reliable representation.
Palavras-chave: Accountability
Transparency.
Accounting information
Integrated Reporting
Transparência
Informação contábil
Relato integrado
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: OLIVEIRA, Thais Andrade da Silva. Qualidade das informações contábeis para a promoção da transparência e accountability: um estudo de caso múltiplo nas Universidades Federais do Rio de Janeiro. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21948
Data de defesa: 29-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis



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