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Tipo do documento: Dissertação
Título: Facetas paradoxais do consumo: mal-estar e felicidade
Título(s) alternativo(s): Facetas paradójicas del consumo: malestar y felicidad
Autor: Macêdo, Marcelle Maciel da Veiga 
Primeiro orientador: Brunhari, Marcos Vinícius
Primeiro membro da banca: Vidal, Paulo Eduardo Viana
Segundo membro da banca: Darriba, Vinicius Anciães
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a circularidade do consumo e seu paradoxo: ao mesmo tempo que produz sofrimento ele próprio oferece formas de tentar remediá-lo. Iniciaremos nosso debate partindo das noções freudianas de mal-estar e felicidade e de uma discussão sobre a falta para investigarmos de que maneira ambos tentam ser tamponados pelos objetos ofertados pelo capitalismo neoliberal. O consumo será pensado a partir da formulação lacaniana daquilo que “se consome tão bem que se consuma”, salientando de que maneira esse modo de funcionamento pode ser identificado tanto no discurso capitalista quanto na posição objetalizada que o sujeito, imerso na lógica neoliberal, ocupa. Ele será discutido a partir de dois vieses: o consumo de objetos palpáveis, que possuem uma materialidade; e o da felicidade que, na contemporaneidade, transformou-se em mercadoria. Ao final, apresentaremos alguns contrapontos entre a ciência da felicidade e a Psicanálise, sustentando que enquanto a primeira se propõe a ofertar uma ilusória felicidade de forma ilimitada e ininterrupta – obtendo lucros exorbitantes e, muitas vezes, produzindo o oposto do que garante entregar ao sujeito –, a segunda se propõe a sustentar o vazio, reconhecendo que é justamente por existir a falta que há possibilidade de sermos desejantes.
Abstract: Este trabajo pretende investigar la circularidad del consumo y su paradoja: al mismo tiempo que produce sufrimiento, él mismo ofrece formas de intentar remediarlo. Comenzaremos nuestro debate a partir de las nociones freudianas de malestar y felicidad y una discusión sobre la carencia para investigar cómo ambas intentan ser amortiguadas por los objetos que ofrece el capitalismo neoliberal. Se pensará el consumo a partir de la formulación lacaniana de lo que “se consume tan bien que se consume”, resaltando cómo este modo de funcionamiento puede identificarse tanto en el discurso capitalista como en la posición objetivada en la que el sujeto, inmerso en la lógica neoliberal, ocupa. Se discutirá desde dos perspectivas: el consumo de objetos tangibles, que tienen una materialidad; y el de la felicidad que, en la época contemporánea, se ha convertido en una mercancía. Al final, presentaremos algunos contrapuntos entre la ciencia de la felicidad y el psicoanálisis, argumentando que mientras la primera se propone ofrecer una felicidad ilusoria de forma ilimitada e ininterrumpida –obteniendo ganancias multimillonarias y, muchas veces, produciendo lo contrario de lo que garantías de entregar al sujeto.-, el segundo propone sostener el vacío, reconociendo que es precisamente porque falta que existe la posibilidad de ser deseante.
Palavras-chave: Psicoanálisis
Consumo
Felicidad
Discurso capitalista
Neoliberalismo
Psicanálise
Consumo
Felicidade
Discurso capitalista
Neoliberalismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: MACÊDO, Marcelle Maciel da Veiga. Facetas paradoxais do consumo: mal-estar e felicidade. 2024. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21951
Data de defesa: 13-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicanálise



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