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Tipo do documento: Tese
Título: Estruturas do Português Brasileiro oral e a Educação de Jovens e Adultos: o caso das orações relativas e da concordância com sujeito pós-verbal
Título(s) alternativo(s): Relative clauses and subject-verb agreement with postponed subject in Brazilian Portuguese: observing youth and adults education
Autor: Goulart, Raiane Quimente Armando 
Primeiro orientador: Augusto, Marina Rosa Ana
Primeiro membro da banca: Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Segundo membro da banca: Pilati, Eloísa Nascimento Silva
Terceiro membro da banca: Areas, Eduardo Kenedy Nunes
Quarto membro da banca: Magalhães, Telma Moreira Vianna
Resumo: Este estudo debruça-se sobre o Português Brasileiro (PB) oral, focalizando duas estruturas sintáticas que apresentam variação expressiva: as estruturas relativas e o fenômeno de concordância verbal, particularmente com o sujeito posposto. Discute-se o que constituiria a gramática internalizada com que um indivíduo chega à escola e o que a escola propõe que seja dominado, de acordo com a gramática da modalidade escrita-padrão. Estabelece-se uma comparação entre o ensino regular (grupo controle) e a EJA, modalidade ainda pouco considerada nos estudos linguísticos, a respeito da influência de fenômenos do PB oral no processo de escolarização e que poderia trazer variantes específicas para a escola e apresentar maior dificuldade na apreensão da norma culta. Nessa perspectiva, este estudo analisa os aspectos no que se refere ao que é apresentado nos compêndios gramaticais para a escrita e ao que se encontra no ambiente linguístico característico do PB. Como arcabouço teórico, esta pesquisa baseia-se na teoria gerativa (CHOMSKY, 1957 e posteriores) e nas concepções da Sociolinguística Variacionista. Adota-se coleta de dados, de produção e de compreensão, de base experimental, a partir de paradigmas como a produção eliciada (THORNTON, 1996) e o julgamento de aceitabilidade com escala Likert. Desenvolveu-se, ainda, um questionário sociocultural. Os dados obtidos foram tratados quantitativamente, por meio de análises estatísticas, e qualitativamente. Em relação aos experimentos de produção para as relativas, notou-se pontos em comum entre os grupos, como a baixíssima ocorrência de relativas do tipo padrão na função de objeto indireto/oblíquo e genitivas e um número significativo de produção de relativas do tipo cortadora. Os resultados do experimento de aceitabilidade confirmaram que a cortadora se mostra mais bem avaliada no contexto de relativas mais complexas. Os dois grupos diferenciam-se em um único ponto: a EJA avalia melhor a estratégia resumptiva. Em relação ao experimento de produção para a concordância verbal, verificou-se um desenvolvimento da EJA. No que se refere ao julgamento de aceitabilidade, de maneira geral, os resultados indicam que o ensino regular aceita melhor a concordância redundante, particularmente, no contexto de sujeito pré-verbal. No contexto de posposição, não se verificou distinção. Assim, verifica-se que a escola é mais incisiva com as variantes estigmatizadas. Ou seja, mesmo considerando-se o ambiente escolar como o grande responsável por colocar o falante em contato com as regras da gramática culta, pouco acionadas no uso coloquial, algumas estratégias do tipo não padrão, não estigmatizadas, acabam não sendo tão impactadas por esse esforço da escola em apontar o que não é condizente. As regras da norma culta, ausentes da gramática internalizada do alunado, ou apresentando muito pouca frequência de uso e que precisam ser então aprendidas via ensino formal para expandir a periferia marcada da gramática de um letrado brasileiro (KATO, 2005) nem sempre substituem todas as instâncias do tipo padrão de um dado fenômeno. Nesta pesquisa, foi possível ver como relativas do tipo não padrão e concordância não redundante são distintamente impactadas. Busca-se, então, conscientizar o professor sobre a importância de considerar as variantes trazidas pelos alunos, para, a partir delas, por meio de metodologia ativa, auxiliá-los a transitarem mais confortavelmente pelas variações presentes na língua
Abstract: This study focuses on oral Brazilian Portuguese (BP), observing two syntactic structures that show expressive variation in BP: relative clauses and subject-verb agreement, particularly with the postponed subject. Specifically, this work reflects upon the internalized grammar with which an individual arrives at school and the grammar of the standard written modality, which is highly dependent on schooling. A comparison is established between regular schooling (control group) and EJA (Youth and Adults Education), whose population may prefer some variants and might show greater difficulties to apprehend the rules of the standard norm. This study focuses on phenomena contrasting which traditional grammar requires and the usual preference in common PB usage. As a theoretical framework, this research is based on the generative theory (CHOMSKY, 1957 and later) and the concepts of the Sociolinguistics. Data are experimentally collected by means of elicited production paradigms (THORNTON, 1996), acceptability judgements, with Likert scale, and additionality by the application of school written activities. A questionnaire eliciting sociocultural information is also applied. Quantitative treatment of data is performed in order for a qualitative analysis to be offered. The results of the questionnaire show that both populations present a similar profile regarding reading habits and attendance to formal environments. As far as the production results for relative clauses, there are similar trends as well: low occurrences of standard relative clauses, particularly for the most complex types, OBL and GEN and expressive use of the chopped alternative. Acceptability results confirm that chopped relative clauses are well evaluated for the most complex types as well. Both groups show difference, though, in the acceptability of resumptive relative clauses: EJA accepts more. As far as production is concerned for subject-verb agreement, a clear development is attested at EJA, with low occurrences of redundant agreement in the lower grade and a non-distinct behavior with the regular school in the most advanced grade. As far as acceptability judgements, results indicate that the regular school participants evaluate redundant agreement better than the EJA participants, although for the postponed subject, no differences are attested. Thus, it seems that school requirements are strongly directed to ban stigmatized variants, but have no impact on some other non-standard registers. The school environment is largely responsible for putting the speaker in contact with the rules of the standard grammar, which are absent from students’ internalized grammar or are very rarely used by them, but some non-standard registers persist and seem not to be impacted by this school effort. Not all non-standard registers are put aside in the formation of a marked periphery (KATO, 2005) for a literate PB student. In this research, it was shown that relative clauses (chopped vs. resumptive strategies) and redundant agreement (with pre and post-subjects) were diversely affected by schooling. Our results confirm that the variants used by the students shall be considered by the teachers so that they may be contrasted and reflected upon so that, by means of an active methodology, students master different variants and feel comfortable in their own language
Palavras-chave: Relativization
Verbal agreement
Postponed subject
Brazilian portuguese
Relativização
Concordância verbal
Sujeito posposto
Português brasileiro
Língua portuguesa - Brasil
Língua portuguesa – Sujeito e predicado
Língua portuguesa - Concordâncias
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: GOULART, Raiane Quimente Armando. Estruturas do português brasileiro oral e a educação de jovens e adultos: o caso das orações relativas e da concordância com sujeito pós-verbal. 2023. 227 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21959
Data de defesa: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



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