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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21965
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A construção do discurso autorizado e performance de influenciadores de futebol: um estudo de caso no canal “flazoeiro” na copa libertadores de 2019 |
Título(s) alternativo(s): | The construction of authorized discourse and performance of football influencers: a case study on the “Flazoeiro” channel in the 2019 Copa Libertadores |
Autor: | Santos Júnior, Jerson Pita dos ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Leda Maria da |
Primeiro membro da banca: | Roxo, Luciana de Alcântara |
Segundo membro da banca: | Santos, Irlan Simões da Cruz |
Resumo: | No atual cenário da vida contemporânea, imerso à criação ininterrupta de canais, com rápida difusão de notícias nas redes sociais, cresce o número de influenciadores digitais, que miram nichos específicos e usam da paixão pelos esportes, em especial o futebol, para estimular o agrupamento e o sentimento de pertencimento e identificação. Esse agrupamento também é capaz de formar uma consciência coletiva de reconhecimento de si próprio no papel do influenciador, através das mais diferentes representações nas redes sociais. Esses redimensionamentos comunicacionais e socioculturais levantam o questionamento sobre a preferência de abordagem da notícia por parte dos torcedores. O maior canal de um torcedor de futebol no YouTube, de Guilherme Pinheiro, 31 anos, rubro-negro, conta com 2,26 milhão de inscritos, usando a narrativa da similaridade com o público. Além disso, analisa a "youtuberização" da produção de conteúdo, que influencia a criação de conteúdo informal e personalizado, e discute a veracidade e imparcialidade das informações transmitidas, com autores como Costa (2019) e Moreira da Silva (2020).Além disso, investiga a discursividade e o método de produção de conteúdo que pode privilegiar o desenvolvimento do algoritmo ou de prospecção e manutenção de anunciantes, com Niederauer (2022) e Maggi (2022) como referências.Por fim, a dissertação examina a complexa relação entre influenciadores digitais e seus seguidores, enfatizando como a linguagem verbal e não verbal, além de elementos discursivos específicos, reforçam a representatividade e pertencimento entre ambos. A performatividade é destacada como um conceito chave, originalmente associado às artes e agora expandido para abranger a atuação dos influenciadores digitais, com autores como Bourdieu (1997) e Bakhtin (2000). |
Abstract: | In the current scenario of contemporary life, immersed in the uninterrupted creation of channels, with rapid dissemination of news on social networks, the number of digital influencers is growing. These influencers target specific niches and use their passion for sports, especially football, to stimulate grouping and feelings of belonging and identification. This grouping can also form a collective consciousness of self-recognition in the role of the influencer, through various representations on social networks. These communicational and sociocultural re-dimensions raise questions about the preference for the approach to news by fans. The largest football fan channel on YouTube, by Guilherme Pinheiro, 31 years old, a Flamengo supporter, has 2.26 million subscribers, using the narrative of similarity with the audience. Moreover, it analyzes the "youtuberization" of content production, which influences the creation of informal and personalized content, and discusses the veracity and impartiality of the information transmitted, with authors like Costa (2019) and Moreira da Silva (2020). Additionally, it investigates the discursiveness and content production method that may favor the development of algorithms or the prospecting and maintenance of advertisers, with Niederauer (2022) and Maggi (2022) as references. Finally, the dissertation examines the complex relationship between digital influencers and their followers, emphasizing how verbal and non-verbal language, as well as specific discursive elements, reinforce the representativeness and belonging between them. Performativity is highlighted as a key concept, originally associated with the arts and now expanded to cover the performance of digital influencers, with authors like Bourdieu (1997) and Bakhtin (2000). |
Palavras-chave: | Youtube Authority Flazoeiro Influencer Digital influencer Youtube Autoridade Flazoeiro Influenciador Influenciador digital |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | SANTOS JÚNIOR, Jerson Pita dos. A construção do discurso autorizado e performance de influenciadores de futebol: um estudo de caso no canal “Flazoeiro” na Copa Libertadores de 2019. 2024. 119 f. (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21965 |
Data de defesa: | 11-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
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