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Tipo do documento: Tese
Título: Extensão na universidade pública brasileira: desafios e dilemas no período de 2003 a 2016
Título(s) alternativo(s): Extension at the Brazilian public university: challenges and dilemmas from 2003 to 2016
Autor: Leite, Ana Paula de Magalhães 
Primeiro orientador: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Primeiro membro da banca: Barbosa, Rosangela Nair de Carvalho
Segundo membro da banca: Rodrigues, Maria Cristina Paulo
Terceiro membro da banca: Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva
Quarto membro da banca: Ruiz, Jefferson Lee de Souza
Resumo: O tema desta pesquisa é a extensão universitária, e ela se constituiu em uma análise da Política de Extensão Universitária na universidade pública brasileira com enfoque no período dos governos do Partido dos Trabalhadores - PT (2003-2016). O objetivo geral foi o de analisar a Política de Extensão Universitária que resulta da correlação de forças que marcou os governos do Partido dos Trabalhadores, no período que compreendeu os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e os dois mandatos de Dilma Rousseff (2011-2016). A questão central que norteou a pesquisa foi: qual política de extensão resultou dos projetos em disputa no âmbito da política de educação superior no Brasil, considerando as correlações de força de um governo de coalisão interclassista? Para tanto, examinar as configurações do capitalismo a partir do contexto do imperialismo mundial se torna imperativo para a análise da política educacional em curso nos países periféricos, tendo em vista que ela se reformula para dar conta de atender às necessidades dos países centrais de ampliar a privatização da educação superior. Assim, as universidades públicas no Brasil estarão cada vez mais submetidas a políticas privatistas de cunho expansionistas. A educação se constituiu para o capital em crise, na periferia do capitalismo, a partir do início do século XXI, como uma promissora área de investimentos, o qual se encontra em incessante busca por novos campos de exploração lucrativa e estratégia de difusão da concepção de mundo burguesa. Nesse quadro se inserem a educação superior e a extensão universitária que, a partir de 1988, teve seu reconhecimento legal como elemento do tripé ensino, pesquisa e extensão na universidade pública brasileira, mas que nos governos do Partido dos Trabalhadores (2003-2016), embora a extensão tenha se expandido e alçado um patamar de destaque, não conseguiu empreender uma perspectiva democrática e emancipatória de universidade, porque inserida numa universidade aos interesses do capital financeiro, em governos que não apontaram propostas de ruptura nem com o neoliberalismo e nem com a estrutura heteronômica e dependente da universidade brasileira. Os governos do Partido dos Trabalhadores imprimiram um movimento de continuidades e novidades em relação às políticas econômicas e sociais implementadas pelos governos anteriores, mas que mantiveram o padrão dependente de educação superior que atravessa a história da educação brasileira. Portanto, aprofundam-se, por um lado, o processo de privatização interno das universidades públicas brasileiras e, por outro, o empresariamento da educação superior, o que cria, consequentemente, as bases para o aprofundamento da inserção capitalista dependente e heteronômica do Brasil na economia mundial.
Abstract: The theme of this research is university extension, and it constituted an analysis of the University Extension Policy at the Brazilian Public University and focused on the period of the Workers' Party governments - PT (2003-2016). In this sense, the general objective was to analyze the University Extension Policy during the Workers' Party governments, in the period that comprised the two terms of Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) and the two terms of Dilma Rousseff (2011-2016). In this sense, the central question of this research was: What extension policy resulted from the disputed projects within the scope of higher education policy in Brazil, considering the correlations of strength of an interclass coalition government? To this end, examining the configurations of capitalism from the context of world imperialism becomes imperative for the analysis of the educational policy in progress in the peripheral countries, considering that it is reformulated to meet the needs of the central countries in expanding the privatization of higher education. In this sense, public universities in Brazil will be increasingly subject to expansionist privatist policies. Education is constituted for capital, on the periphery of capitalism, from the beginning of the 21st century as a promising area of investments for capital in crisis, which is in incessant search for new fields of profitable exploration and dissemination strategy of the bourgeois worldview. This framework includes higher education and university extension which, from 1988 onwards, had its legal recognition as an element of the teaching, research and extension tripod in Brazilian public universities, but which in the governments of the Workers' Party (2003-2016), although the extension has expanded and reached a prominent level, it has failed to undertake a democratic and emancipatory university perspective, because inserted in a university subordinated to the interests of financial capital, in governments that do not break with neoliberalism, it expands, but does not changes the heteronomic and dependent structure of the Brazilian University. The Workers' Party governments created a movement of continuities and novelties in relation to the economic and social policies implemented by previous governments, but which maintained the dependent pattern of higher education that runs through the history of Brazilian education. Therefore, on the one hand, the internal privatization process of Brazilian public universities is deepened and, on the other, the entrepreneurship of higher education is deepened, which consequently creates the bases for the deepening of Brazil's dependent and heteronomous capitalist insertion in the world economy.
Palavras-chave: Universidade pública
Imperialismo
Heteronomia
Neoliberalismo
Extensão universitária
Public university
Imperialism
Heteronomy
Neoliberalism
University extension
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: LEITE, Ana Paula de Magalhães. Extensão na universidade pública brasileira: desafios e dilemas no período de 2003 a 2016. 2023. 414 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21980
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Serviço Social

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