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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21982
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Mulheres egressas do sistema prisional: da escola na prisão à universidade |
Título(s) alternativo(s): | Mujeres liberadas del sistema penitenciário: de la escuela en prisión a la universidad |
Autor: | Pereira, Laura Marconi da Silva |
Primeiro orientador: | Brenner, Ana Karina |
Primeiro membro da banca: | Paiva, Jane |
Segundo membro da banca: | Julião, Elionaldo Fernandes |
Resumo: | Através de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a educação em espaços de privação de liberdade, complementada por entrevistas com mulheres egressas do sistema prisional e que frequentaram escolas enquanto cumpriram pena restritiva de liberdade, foi possível identificar a complexidade da educação de jovens e adultos nas prisões. A primeira prisão no Brasil Império, inaugurada com base no Código Penal de 1830, colocava em prática o direito à educação e acesso à biblioteca aos presos no seu estabelecimento. Embora reconhecida tal previsão, a educação nas prisões só se tornou uma diretriz para ser implementada em âmbito nacional em 2009. Para embasar o caminho percorrido pela educação nos espaços prisionais, foi feito um levantamento dos dados do Sistema Penitenciário do Brasil, evidenciando suas características. A forma como se organiza a execução penal no Brasil e o regramento internacional sobre a educação nas prisões também foi investigada. Além disso, através de entrevistas com mulheres egressas do sistema, foi possível dar voz a percursos de vida e refletir sobre os efeitos da experiência escolar dentro e fora da prisão em suas vidas, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. |
Abstract: | Por medio de una pesquisa bibliográfica, documentada sobre la educación en la cárcel y complementada por entrevistas con mujeres que salieron del sistema prisional y que sin embargo, estudiaron en escuelas durante pagaban sus penas, privadas de libertad, se hizo posible identificar la complejidad de la educación de jóvenes y adultos. La primera cárcel en Brasil Imperio elaborada con base en el código Penal de 1930, ponía en práctica el derecho a la educación y el acceso de los privados de libertad a la biblioteca en su establecimiento. A pesar del reconocido, tal prognóstico, solamente se hizo implementado en el ámbito nacional en el año 2009. Fundamentado en el sendero recorrido por la educación en los espacios prisioneros, se hizo un estudio de datos del sistema penitenciario de Brasil, donde se evidencia sus características, así como se organiza la ejecución penal en Brasil y el reglamento internacional sobre la educación en las cárceles. Además, esta pesquisa fué un medio para que sean oídas las mujeres entrevistadas, con sus trayectos de vida y sus reflexiones sobre los efectos de la experiencia escolar en sus vidas, tanto sobre la perspectiva personal como profesional. |
Palavras-chave: | Educación penitenciaria Mujeres liberadas Educação prisional Mulheres egressas Sistema Penitenciário |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PEREIRA, Laura Marconi da Silva. Mulheres egressas do sistema prisional: da escola na prisão à universidade. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21982 |
Data de defesa: | 19-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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