Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21994
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino da cultura visual na era digital: explorando usos e imagens do Instagram
Título(s) alternativo(s): Teaching visual culture in the digital age: exploring Instagram uses and images
Autor: Chagas, Thamires Burlandy da Mota 
Primeiro orientador: Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
Primeiro membro da banca: Carneiro, Isabel Almeida
Segundo membro da banca: Assumpção, Adriana Maria de
Terceiro membro da banca: Nascimento, Rodrigo Torres do
Resumo: Esta pesquisa surge como uma discussão reflexiva acerca da percepção que os jovens, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Rio das Ostras/RJ, possuem sobre a influência das redes sociais, especificamente o Instagram, na construção de suas identidades, visões de mundo e práticas sociais. Esse estudo utilizou dados coletados a partir de produções visuais e diálogos com esses jovens entre os anos de 2022 e 2023. Os resultados obtidos a partir da análise de desenhos e de rodas de conversa realizados durante as aulas de arte indicam a existência e o poder de persuasão das Pedagogias das Visualidades nessa rede social e destacam a importância da abordagem crítica e analítica sobre a cibercultura no ensino da Cultura Visual, buscando fortalecer uma educação crítica, criativa e autônoma diante das influências homogeneizadoras presentes nas redes sociais
Abstract: This research appears as a reflective discussion about the perception that young people, students from the 6th to the 9th year of public schools in the city of Rio das Ostras – RJ, have about the influence of social networks, specifically Instagram, in the construction of their identities, worldviews and social practices. This study used data collected from visual productions and dialogues with these young people between the years 2022 and 2023. The results obtained from the analysis of drawings and conversation circles carried out during art classes indicate the existence and power of persuasion of Pedagogies of Visualities in this social network and highlights the importance of a critical and analytical approach to cyberculture in teaching Visual Culture, seeking to strengthen critical, creative and autonomous education in the face of the homogenizing influences present on social networks
Palavras-chave: Cultura visual
Pedagogias das visualidades
Cibercultura
Educação visual
Instagram (Rede social on-line)
Influência social
Pedagogia crítica
Visual culture
Pedagogies of visualities
Cyberculture
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: CHAGAS, Thamires Burlandy da Mota. Ensino da cultura visual na era digital: explorando usos e imagens do Instagram. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/21994
Data de defesa: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.