Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22013
Tipo do documento: Dissertação
Título: Deus. Pátria. Família: uma leitura contemporânea de As meninas, a partir dos ideais fascistas na ditadura militar brasileira
Título(s) alternativo(s): God. Homeland. Family: a contemporary reading of As meninas, based on fascist ideals in the brazilian military dictatorship
Autor: Gonçalves, Douglas Ernesto Fernandes 
Primeiro orientador: Torres, Maximiliano Gomes
Primeiro membro da banca: Xavier, Rodrigo Alexandre de Carvalho
Segundo membro da banca: Giffoni , Giovanna Marina
Resumo: As Meninas, romance de Lygia Fagundes Telles publicado em sua primeira edição em 1973, apresenta-nos três jovens universitárias que convivem em um pensionato católico, durante o contexto da Ditadura Militar. Neste ambiente, Ana Clara, Lia e Lorena dividem seus sonhos e inquietações sobre suas próprias vidas. Esta obra, lida quase cinquenta anos sua primeira publicação, abre possibilidade de novas interpretações dos símbolos conservadores que levaram consolidação do Golpe Militar de 1964. Se foi necessário que houvesse uma “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” para que a população apoiasse o regime, a autora trabalha novas formas de perceber como Deus, Pátria e Família estão inseridas na sociedade brasileira dos anos 1960-1970. Neste trabalho, buscamos estabelecer como as instituições e os ideais conservadores que alicerçaram as iniciativas golpistas dos militares fogem do imaginário da moral e dos bons costumes em elementos e tramas criados pela integrante da Academia Brasileira de Letras e laureada pelo Prêmio Camões (2005). Assim é necessário analisar as imagens projetadas quanto ao imaginário popular que o pensionato católico, onde decorre boa parte da narrativa, poderia remeter a encarceramento/enclausuramento das personagens principais do romance e destoa desta percepção por ser espaço de práticas de resistência e libertárias quanto ao governo autoritário vigente no Brasil em 1968. Aliado a isso, trabalhar as questões históricas, sociais e filosóficas atreladas à intervenção da Igreja Católica quanto às pautas ligadas aos direitos humanos. Também investigaremos a produção cultural contemporânea aos fatos narrados no romance, principalmente pelo cinema, poesia, música e artes plásticas, que corroborem ao desenvolvimento de uma identidade nacional à imagem de pátria que resiste à opressão e a censura por meio da contracultura. Por fim, com Lorena, Ana Clara e Lia, entenderemos a dinâmica da disciplinaridade dos corpos femininos, como seus comportamentos vão de encontro aos interesses públicos e privados e como pautas femininas e feministas, ganham contornos nas vidas das mulheres criadas por Telles. Importante considerar também a construção das personagens para analisar as questões de classe.
Abstract: As Meninas, a novel by Lygia Fagundes Telles, published in its first edition in 1973, presents us with three young university students living in a Catholic boarding school, during the context of the Military Dictatorship. In this environment, Ana Clara, Lia and Lorena share their dreams and concerns about their own lives. This work, read almost fifty years after its first publication, opens the possibility of new interpretations of the conservative symbols that led to the consolidation of the 1964 Military Coup. regime, the author works on new ways of perceiving how God, Fatherland and Family are inserted in Brazilian society from the 1960s to 1970s. In this work, we seek to establish how the institutions and conservative ideals that underpinned the military's coup initiatives escape the imaginary of morals and good customs in elements and plots created by the member of the Brazilian Academy of Letters and laureate of the Camões Award (2005). Thus, it is necessary to analyze the images projected regarding the popular imagination that the Catholic boarding school, where much of the narrative takes place, could refer to the incarceration/cloistering of the main characters of the novel and is out of line with this perception as it is a space of resistance and libertarian practices regarding the government. authoritarian regime in force in Brazil, in 1968. Allied to this, work on the historical, social and philosophical issues linked to the intervention of the Catholic Church regarding the guidelines related to human rights. We will also investigate the contemporary cultural production to the facts narrated in the novel, mainly through cinema, poetry, music and plastic arts, which corroborate the development of a national identity in the image of a homeland that resists oppression and censorship through counterculture. Finally, with Lorena, Ana Clara and Lia, we will understand the dynamics of the disciplinarity of female bodies, how their behavior goes against public and private interests and how feminine and feminist agendas take shape in the lives of women created by Telles. It is also important to consider the construction of characters to analyze class issues.
Palavras-chave: Brazilian literature
Female authorship
Authoritarian regime
Subversion
Literatura brasileira
Autoria feminina
Regime autoritário
Subversão
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: GONÇALVES, Douglas Ernesto Fernandes. Deus. Pátria. Família: uma leitura contemporânea de As meninas, a partir dos ideais fascistas na ditadura militar brasileira. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22013
Data de defesa: 7-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.