Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22018
Tipo do documento: Dissertação
Título: Scholastique Mukasonga: uma escritora ruandense em uma sala de aula de História
Título(s) alternativo(s): Scholastique Mukasonga: a rwandan writter in a History classroom
Autor: Hanashiro, Thiago Silva 
Primeiro orientador: Gaio, Géssica Góes Guimarães
Primeiro membro da banca: Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignitiuk
Segundo membro da banca: Correia, Silvia Adriana Barbosa
Resumo: Este trabalho se realiza a partir do estudo das possibilidades didático-pedagógicas no Ensino e Aprendizagem em História da obra A mulher de pés descalços (2017), da escritora Scholastique Mukasonga. Considerando a potencialidade da narrativa de uma autora negra, mulher, africana e autorreconhecida como sobrevivente do genocídio perpetrado em seu país, Ruanda, o presente texto mobiliza conceitos a partir da História, da Memória e do Trauma Histórico, buscando entender as múltiplas importâncias de seus relatos para a construção de práticas identificadas com uma proposta de ensino e aprendizagem ancorada na Didática da História e, sobretudo, no conceito de Identidades Razoáveis. Em complemento, esta pesquisa versa sobre a elaboração e aplicação de uma sequência didática referente baseada na obra de Mukasonga em uma turma de terceira série do Ensino Médio. Por fim, analisa também os resultados dessa tentativa, refletindo sobre os desafios teóricos e práticos para consolidar a aliança entre a escrita feminina africana e o ensino de História.
Abstract: This work is developed by the interest on discovery the many possibilities of learning and teaching History through the book of a rwandan writer, Scholastique Mukasonga, The barefoot woman (2017). Assuming the powerfulness of a narrative made by a black woman from Africa, self-recognized as rwandan genocide survivor, the present research works orbiting concepts as History, Memory and Historic Trauma, seeking do comprehend the many values of her stories to the develepment of teaching practices anchored in Didactic of History and, mostly, in the concept of Reasonable Identities. This work also talks about the experience related to a theorical and practical following teaching based in Mukasonga’s book and aimed to a late year senior high school. Lastly, analysis also the results of this atempt, considering on his theorical practical challenges to integrate an alliance between the writing of an african woman and the History teaching.
Palavras-chave: History teaching
Memory and identity
Historic trauma
Historic learning
Didactics of History
Historic consciense
Ensino de História
Memória e identidade
Trauma histórico
Aprendizagem histórica
Didática da História
Consciência histórica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: Hanashiro, Thiago Silva. Scholastique Mukasonga: uma escritora ruandense em uma sala de aula de História. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História - PROFHISTORIA) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22018
Data de defesa: 6-Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.