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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22020
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Não me toca, seu boboca!: cartografia dos discursos da violência contra a criança e prevenção ao abuso infantil |
Título(s) alternativo(s): | No me toques, tonto!: cartografía de los discursos sobre la violencia contra los niños y la prevención del abuso infantil |
Autor: | Taubman, Andrea Viviana ![]() |
Primeiro orientador: | Arantes, Poliana Coeli Costa |
Primeiro membro da banca: | Rocha, Décio Orlando Soares da |
Segundo membro da banca: | Giorgi, Maria Cristina |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar, discursivamente, o fenômeno da violência sexual contra crianças sob a perspectiva da análise cartográfica do discurso em dois sentidos, o da suposta violência (já que vige a presunção de inocência até o trânsito em julgado da decisão) e o da prevenção. Parte do córpus é construído a partir do recolhimento de dados autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de Teresópolis/RJ, outros publicados na literatura, na imprensa e por meio de registros recolhidos em interações entre autora, público infantil, docentes e outros profissionais dedicados às infâncias em contexto de contação da história do livro Não me toca, seu boboca! em diversos municípios do Brasil. A partir das análises desses córpus cartografamos pistas que nos levaram a compor possíveis contornos do que vem se constituindo como discursos do abuso sexual contra crianças, a fim de possibilitar que se produzam materiais que dialoguem com ações preventivas extensivas à sociedade em geral. Partimos da hipótese da circulação de práticas discursivas apriorísticas que favorecem a manutenção do problema na comunidade discursiva, que sustenta e alimenta os discursos da violência sexual contra crianças e adolescentes e ampliamos as possibilidades de prevenção por meio da literatura infantil de inter(in)venção |
Abstract: | Esta tesis tiene como objetivo analizar, discursivamente, el fenómeno de la violencia sexual contra niños desde la perspectiva del análisis cartográfico del discurso en dos sentidos, el de la supuesta violencia (ya que rige la presunción de inocencia hasta que la decisión sea firme) y el de la prevención. Parte del corpus fue construido a partir de la recolección de datos autorizados por la Secretaría Municipal de Salud del Municipio de Teresópolis/RJ, otros publicados en la literatura, en la prensa y a través de registros recopilados en interacciones entre la autora, el público infantil, docentes y otros profesionales dedicados a las infancias en el contexto de la narración de la historia del libro "¡No me toques, ...!" en diversos municipios de Brasil. A partir del análisis de este corpus, cartografiamos pistas que nos llevaron a componer posibles perfiles de lo que se está constituyendo como discursos sobre el abuso sexual contra niños, con el fin de posibilitar la producción de materiales que dialoguen con acciones preventivas extensivas a la sociedad en general. Partimos de la hipótesis de la circulación de prácticas discursivas apriorísticas que favorecen la perpetuación del problema en la comunidad discursiva, que sostiene y alimenta los discursos de violencia sexual contra niños y adolescentes, y ampliamos las posibilidades de prevención a través de la literatura infantil de inter(in)vención |
Palavras-chave: | Análisis cartográfico del discurso Silenciamiento Prevención Literatura infantil de inter(in)vención Abuso sexual infantil Análise cartográfica do discurso Silenciamento Prevenção Literatura infantil de inter(in)venção Análise do discurso Crime sexual contra as crianças Prevenção de crimes – Literatura infanto-juvenil |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | TAUBMAN, Andrea Viviana. Não me toca, seu boboca!: cartografia dos discursos da violência contra a criança e prevenção ao abuso infantil. 2024. 230 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22020 |
Data de defesa: | 26-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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