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Tipo do documento: Tese
Título: Arte e Política: quatorze telas de artistas visuais da coleção Memória da Constituinte
Título(s) alternativo(s): Art and Politics: fourteen canvases by visual artists from the Constituent Memory Collection
Autor: Duarte, Aimée Schneider 
Primeiro orientador: Vieira, Beatriz de Moraes
Primeiro coorientador: Versiani, Maria Helena
Primeiro membro da banca: Maia, Andréa Casa Nova
Segundo membro da banca: Pinto, Carlos Eduardo Pinto de
Terceiro membro da banca: Soares, Larissa Costard
Quarto membro da banca: Mendonça, Paulo Knauss de
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar quatorze pinturas distintas, elaboradas durante o período constituinte brasileiro de 1987-88, integrantes do subconjunto denominado Telas de Artistas Visuais da Coleção Memória da Constituinte, abrigada no Museu da República/RJ. O presente estudo sustenta a ideia de que essas obras, que possivelmente assumem a forma de cartazes, compõem discursos políticos relacionados com a história política do país, que decerto deve ter impactado os grupos em luta daquela época. Embora o trabalho ofereça informações gerais sobre os artistas responsáveis pelas criações dessas obras, o foco primordial recai sobre as próprias pinturas, e não nas biografias dos pintores. A metodologia empregada é fundamentada na iconografia, permitindo uma análise profunda dos elementos iconográficos presentes nas obras e de sua interação com o momento histórico e político em que foram concebidas. A pesquisa também examina a relevância dessas obras de arte para a história política e cultural do Brasil, destacando a linguagem visual como um poderoso meio de comunicação e mobilização no espaço público. São exploradas as complexas relações entre arte, bandeira nacional e o processo constituinte, bem como a representação multifacetada da transição política brasileira nas pinturas selecionadas. Adicionalmente, o estudo aborda a ambiguidade no uso das cores, que foram estrategicamente empregadas tanto para legitimar governos autoritários quanto para serem resgatadas por movimentos populares na luta contra a ditadura. Essa análise leva a questões fundamentais, como: Qual foi o papel dessas obras na luta dos movimentos sociais pela democracia no Brasil? De que maneira essas quatorze pinturas capturam e expressam as tensões políticas e sociais do período em análise? Em suma, esta tese oferece uma perspectiva única e interdisciplinar sobre um conjunto específico de obras de arte, explorando sua função como ferramentas de expressão política e social durante um período crítico da história brasileira. Através dessa análise, o trabalho busca compreender como essas pinturas contribuíram para a luta pela democracia no Brasil, e como elas interpretam as complexidades e desafios do período constituinte.
Abstract: This thesis aims to analyze fourteen distinct paintings created during the Brazilian constituent period of 1987-88, part of the subset known as "Visual Artists' Screens from the Constituent Memory Collection," housed at the Museum of the Republic in Rio de Janeiro. The present study argues that these works, likely taking the form of posters, constitute political discourses intertwined with the country's political history, undoubtedly impacting the active social movements of the time. While the research provides general information about the artists responsible for these creations, the primary focus rests on the paintings themselves rather than the biographies of the painters. The employed methodology is grounded in iconography, allowing an in-depth analysis of the iconographic elements present in the works and their interaction with the historical and political context in which they were conceived. The research also examines the relevance of these artworks to Brazil's political and cultural history, emphasizing visual language as a potent medium of communication and mobilization in public space. It explores the complex relationships between art, the national flag, and the constituent process, as well as the multifaceted representation of Brazil's political transition in the selected paintings. Additionally, the study addresses the ambiguity in the use of colors, strategically employed both to legitimize authoritarian regimes and to be reclaimed by popular movements fighting against dictatorship. This analysis leads to fundamental questions such as: What role did these works play in the social movements' fight for democracy in Brazil? How do these fourteen paintings capture and express the political and social tensions of the period under review? In summary, this thesis offers a unique and interdisciplinary perspective on a specific set of artworks, exploring their role as tools for political and social expression during a critical period in Brazilian history. Through this analysis, the research aims to understand how these paintings contributed to the struggle for democracy in Brazil, and how they interpret the complexities and challenges of the constituent period.
Palavras-chave: Iconografia Constituinte
Coleção Memória da Constituinte
Transição democrática
Arte e política
Constituent iconography
Constituent Memory Collection
Democratic transition
Art and politics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SCHNEIDER, Aimée. Arte e Política: quatorze telas de artistas visuais da coleção Memória da Constituinte. 2023. 380 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22036
Data de defesa: 5-Out-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em História

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