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Tipo do documento: Tese
Título: A retomada do mundo: fé, finitude e paradoxo a partir de Søren Kierkegaard
Título(s) alternativo(s): Retaking the World: Faith, Finitude and Paradox from Søren Kierkegaard
Autor: Schmaelter, Matheus Maia 
Primeiro orientador: Cabral, Alexandre Marques
Primeiro coorientador: Roos, Jonas
Primeiro membro da banca: Silva, Marcos Érico de Araújo
Segundo membro da banca: Mattar, Cristine Monteiro
Terceiro membro da banca: Bocayuva, Izabela Aquino
Resumo: Esta tese reflete sobre o problema da relação entre fé e finitude no cristianismo a fim de defender que a experiência da fé cristã encontra sua plenitude não na negação da finitude – aqui compreendida como realidade concreta do mundo – mas em sua afirmação. Em outras palavras, que a fé cristã é plenamente realizada não no afastamento mas, antes, na imersão na realidade finita do mundo. Para tanto, tendo em vista que não tratamos da fé em abstrato mas, especificamente, da fé cristã, dedicamos o primeiro capítulo à exposição da teologia da cruz, de Martinho Lutero, como fundamento teológico e atmosfera a permear toda a reflexão dos capítulos seguintes. Ao afirmar que Deus se revela no ocultamento da Cruz, Lutero redireciona do infinito para o finito o olhar que busca o divino e desloca o lugar do conhecimento de Deus da razão para a fé: onde não se encontra o que a razão identifica como divino, há que se crer que Deus está presente. Passando de Lutero a Kierkegaard, buscamos, no segundo capítulo, definir o conceito kierkegaardiano de fé a partir de duas de suas obras fundamentais: Temor e tremor, de 1843, e Migalhas filosóficas, de 1844. Aí, vemos como Kierkegaard, através dos pseudônimos Johannes de Silentio e Johannes Climacus, compreende a fé como um duplo movimento de resignação e retomada do finito que a razão não dá conta, o que estabelece a fé não como algo irracional mas, antes, supra-racional. Em seguida, a partir da obra Pós-Escrito conclusivo, não-científico, às Migalhas filosóficas, de 1846, vemos como a finitude é parte constitutiva da fé cristã e lugar de sua realização, de modo que o indivíduo, em sua subjetividade, deve estar profundamente interessado no mundo, o que estabelece uma relação de amor para com ele. Por fim, o quarto capítulo visa apresentar como a existência na fé não se dá de maneira polar, nem na negação do finito em nome do infinito nem vice-versa, mas na manutenção paradoxal de ambos na tensão que compõe o si-mesmo, a saber, o indivíduo singular que existe na fé.
Abstract: This thesis reflects on the problem of the relation between faith and finitude in Christianity in order to defend that the experience of christian faith finds its wholeness not on negating finitude – comprehended here as the world’s concrete reality – but on affirming it. In other words, that christian faith is fully accomplished not in moving away but, rather, in immersing oneself in the finite reality of the world. Therefore, bearing in mind that we are not considering faith in the abstract but christian faith specifically, we dedicated the first chapter to the exposition of Martin Luther's theology of the cross as a theological ground and an atmosphere to permeate all reflection on the following chapters. Stating that God reveals himself on the concealment of the cross, Luther redirects from the infinite to the finite the gaze that seeks the divine and shifts the place for the knowledge of God from reason to faith: where one cannot find what reason identifies as divine one must believe that God is present. Going from Luther to Kierkegaard we seek in the second chapter to define the Kierkegaardian concept of faith from two of his fundamental works: Fear and Trembling (1843) and Philosophical Fragments (1844). Here we see how Kierkegaard, through his pseudonyms Johannes de Silentio and Johannes Climacus, understands faith as a double movement of resignation and retaking of the finite that reason cannot handle, establishing faith not as something irrational but, rather, supra-rational. In the following, from the work Concluding Unscientific Postscript to Philosophical Fragments (1846) we see how finitude is a constitutive part of christian faith as well as a place for its fulfillment, so that the individual, in its subjectivity, must be profoundly interested in the world, what establishes a relation of love with it. Finally, the fourth chapter aims to present how existence on faith does not occur in a polar manner, neither on negating the finite in the name of infinite nor vice-versa but in the paradoxical maintenance of both in the tension that composes the self, namely, the singular individual that exists in faith.
Palavras-chave: Cristianismo

Finitude
Paradoxo
Existência
Christianity
Faith
Finitude
Paradox
Existence
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SCHMAELTER, Matheus Maia. A retomada do mundo: fé, finitude e paradoxo a partir de Søren Kierkegaard. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22046
Data de defesa: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

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