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Tipo do documento: Dissertação
Título: Controle da força de trabalho em call center e suas relações com a saúde dos trabalhadores
Título(s) alternativo(s): Workforce control in call center and its relationships with health workers
Autor: Andrade, Karen da Silva Santos 
Primeiro orientador: Melo, Ana Inês Simões Cardoso de
Primeiro membro da banca: Cesar, Monica de Jesus
Segundo membro da banca: Sirelli, Paula Martins
Resumo: Em meio às transformações sócio-históricas da sociedade capitalista, esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar as relações entre trabalho e saúde dos trabalhadores de call center em uma empresa no município de Macaé/RJ, destacando mecanismos e estratégias identificados na gestão e organização dos processos de trabalho. A justificativa de interesse em realizar o estudo surgiu dos resultados da pesquisa durante a graduação em Serviço Social que, realizada ainda de forma embrionária, já apontava para uma relação significativa entre o adoecimento dos trabalhadores de call center e suas condições de trabalho, sinalizando a intensificação do trabalho e o controle do tempo como fatores contribuintes para o desgaste e adoecimento. Todavia, como pesquisa preliminar, precisava ser aprofundada. Este estudo também se justifica pelo interesse em aprofundar os fundamentos teóricos que revelam as mudanças ao longo da história da sociedade, combinadas com avanços científicos e tecnológicos direcionados pelos interesses do capital, que deixam suas marcas no mundo do trabalho, introduzindo inovações e estratégias de gestão mais complexas, apurando formas de controle da força de trabalho com vistas ao aumento dos lucros. A ampliação do trabalho remoto, que já vinha se desenvolvendo, impulsionada pela pandemia da Covid-19, acompanha essas mudanças, levando ao uso generalizado e intensivo de tecnologias. Essas inovações e estratégias de organização e gestão da força de trabalho têm impactos adversos para a saúde dos trabalhadores, especialmente no contexto do call center aqui pesquisado. A pesquisa teórica-bibliográfica além do resgate dos fundamentos teóricos, contou com teses, livros e publicações periódicas sobre os principais temas, especialmente de autores marxistas, a fim de tecer as reflexões acerca do trabalho e das relações sociais de produção no capitalismo, destacando-se a presença significativa das novas tecnologias que facilitam a construção de estratégias de controle, bem como do trabalho em home office, no que se refere às particularidades do trabalho em call center. Foi possível, ainda, estabelecer relações com as formulações teórico-acadêmicas sobre as relações entre o trabalho e a saúde, a partir de fundamentos da perspectiva crítica da Saúde do Trabalhador. Ademais, esta pesquisa também realizou trabalho de campo com a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com os(as) trabalhadores(as), tendo recebido parecer favorável da Comissão de Ética em Pesquisa (COEP/Uerj). Por meio da análise crítica dos dados, foi possível identificar alguns dos elementos relacionados ao controle da força de trabalho em call center e seus impactos nocivos à saúde dos trabalhadores, destacando-se, principalmente, o controle: de metas e resultados, com rotinas de gestão e/ou inseridos em sistemas informatizados; do tempo e da produtividade, com intensificação do trabalho; em suas relações com a ausência ou limitada autonomia dos(as) trabalhadores(as); nas relações interpessoais e no comportamento produtivo esperado. Em suas relações com a saúde dos trabalhadores, observa-se o desgaste físico e mental e, por vezes, com doenças reconhecidas e comprovadas.
Abstract: Amid the socio-historical transformations of the capitalist society, this research aimed to understand and analyze the relationships between work and health of call center workers from a company in the city of Macaé/RJ, highlighting mechanisms and strategies identified in the management and organization of work processes. The justification for the interest in carrying out the study arose from the results of the research during the Social Work graduation which, carried out in an embryonic form, already pointed out to a significant relationship between the illness of call center workers and their working conditions, signaling the intensification of work and time control as contributing factors to exhaustion and illness. However, as preliminary research, it needed to be in-depth. This study is also justified by the interest in deepening the theoretical foundations that reveal changes throughout the history of society, combined with scientific and technological advances driven by the capital interests, which leave their marks in the world of work, introducing innovations and management strategies more complex, investigating ways of controlling the workforce with a view to increasing profits. The expansion of remote work, already developing, driven by the Covid-19 pandemic, accompanies these changes, leading to the widespread and intensive use of technologies. These innovations and strategies for organizing and managing the workforce have adverse impacts on workers’ health, specially in the call center context researched here. The theoretical-bibliographical research, in addition to the recovering of theoretical foundations, included theses, books and periodical publications on the main themes, specially by Marxist authors, to weave reflections, work and social relations of production in capitalism, highlighting them the significant presence of new technologies that facilitate the construction of control strategies, as well as home office work, regarding the particularities of call center work. It was also possible to establish relationships with theoretical-academic formulations on the relationship between work and health, based on foundations from the critical perspective of Occupational Health. Furthermore, this research also carried out fieldwork with data collected through semi-structured interviews with workers, having received a favorable opinion from the Research Ethics Committee (COEP/UERJ). Through critical analysis of the data, it was possible to identify some of the elements related to the workforce control in call centers and their harmful impacts on workers health, highlighting mainly the control: of goals and results, with routines of management and/or inserted into computerized systems; time and productivity, with work intensification; in their relations with the absence or limited autonomy of workers; in interpersonal relationships and expected productive behavior. In their relations with the workers health, physical and mental exhaustion is observed and, sometimes, with recognized and proven illnesses.
Palavras-chave: Call center
Controle da força de trabalho
Tecnologias da informação e comunicação
Saúde dos trabalhadores
Desgaste
Workforce control
Information and communication technologies
Workers’ health
Exhaustion
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: ANDRADE, Karen da Silva Santos. Controle da força de trabalho em call center e suas relações com a saúde dos trabalhadores. 2023. 193 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22047
Data de defesa: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

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