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Tipo do documento: Tese
Título: Você precisa ver isso! Fake news e indignaçāo moral na campanha eleitoral de 2022
Título(s) alternativo(s): You need to see this! Fake news and moral outrage in the 2022 election campaign
Autor: Oliveira, Rosana Alves de 
Primeiro orientador: Matheus, Leticia Cantarela
Primeiro membro da banca: Leal, Ana Regina Barros Rego
Segundo membro da banca: Araújo, Juliana Glagiardi de
Terceiro membro da banca: Moreira, Sonia Virginia
Quarto membro da banca: Oliveira, Thaiane Moreira de
Resumo: A tese estuda a conexão entre fake news e indignação moral a partir do contexto político, analisando como bolsonaristas e lulopetistas utilizam discursivamente fake news para chamar atenção a violações ou supostas violações de normas morais e acentuar identificação política durante as eleições majoritárias de 2022. A pesquisa parte da pergunta: como se constroem estruturas discursivas em torno de fake news voltadas a amplificar as discussões políticas, e, sobretudo, como são usadas como estratégia de contágio moral durante a campanha presidencial de 2022? A problematização teórica constrói abordagens sobre fake news, indignação moral, contágio moral, identificação político-partidária e antagonismo político. O corpus empírico é composto de comentários recolhidos nas páginas de fãs (fanpage) do Facebook dos dois candidatos à presidência melhor avaliados nas pesquisas de intenção de votos na campanha de 2022 (Bolsonaro, PL, e Lula, PT), no período oficial da campanha eleitoral (16 de agosto a 30 de outubro), totalizando 78 dias de recolhimento de material, nos quais foram registrados 640 posts na fanpage de Bolsonaro e 826 na fanpage de Lula. Para compreender os efeitos de sentido dos discursos dos sujeitos partidários de ambos os grupos políticos, partimos de uma abordagem qualitativa em que os comentários (comments) são entendidos como formas discursivas capazes de traduzir o contexto histórico-político do país (eleições presidenciais 2022) e de auto-afirmação de identificação partidária. Assim, a Análise do Discurso como ferramenta teórico-metodológica de investigação permitiu conhecer algumas pautas prioritárias dos grupos políticos alinhados com o bolsonarismo e com o lulopetismo e reveladoras da multiplicidade de ideias morais que sustentam o discurso dos dois grupos. O exercício analítico revelou que, para defender os valores morais, os dois grupos de partidários valorizam crenças que correspondam às suas expectativas e, para que um maior número de pessoas saiba que ocorreu uma transgressão contra o conceito de certo e errado, eles buscam o engajamento e a amplificação de fake news pelas mídias sociais. Desse modo, as fake news mobilizadas nos discursos dos bolsonaristas e lulopetistas, além de serem identificadas e contextualizadas, tornam-se sinalizadoras de ‘tempestades de indignação’ que marcam as conversas políticas entre partidários e opositores nas fanpages dos dois presidenciáveis e constituem estímulo ao compartilhamento no processo de contágio moral. Como conclusão, a investigação aponta conjecturas que reforçam proposição de que a difusão do conteúdo moral em ambientes de mídia social captura a atenção e é amplificada por fake news, corroborando com a proposição de que fake news e indignação moral se reforçam mutuamente. Além disso, a identificação política, intervindo para moldar as percepções de fatos, serviu aos partidários dos dois grupos políticos não apenas para promoção de retórica hostil, mas para ativar antinomias político-partidárias pela ótica da moralidade, colocando a defesa de valores morais como um forte marcador dessa identificação.
Abstract: The thesis studies the connection between fake news and moral outrage within the political context, analyzing how Bolsonarists and Lulopetists discursively employ fake news to draw attention to violations or alleged violations of moral norms and accentuate political identification during the 2022 major elections. The research starts from the question: how are discursive structures constructed around fake news aimed at amplifying political discussions, and, above all, how are they used as a strategy of moral contagion during the 2022 presidential campaign? The theoretical problematization builds approaches on fake news, moral outrage, moral contagion, political-party identification, and political antagonism. The empirical corpus consists of comments collected on the Facebook fan pages of the two highest-rated presidential candidates in the 2022 election polls (Bolsonaro, PL, and Lula, PT), during the official campaign period (August 16 to October 30), totaling 78 days of data collection, during which 640 posts were recorded on Bolsonaro's fan page and 826 on Lula's fan page. To understand the meaning effects of the discourses of partisan subjects from both political groups, we adopt a qualitative approach in which comments are understood as discursive forms capable of translating the country's historical-political context (2022 presidential elections) and self-affirmation of partisan identification. Thus, Discourse Analysis as a theoretical-methodological tool of investigation allowed us to identify some priority agendas of the political groups aligned with Bolsonarism and Lulopetism and revealing the multiplicity of moral ideas that sustain the discourse of both groups. The analytical exercise revealed that, in order to defend moral values, the two groups of partisans value beliefs that correspond to their expectations and, for a greater number of people to know that a transgression against the concept of right and wrong has occurred, they seek engagement and amplification of fake news through social media. Thus, the fake news mobilized in the discourses of Bolsonarists and Lulopetists, besides being identified and contextualized, become indicators of 'storms of outrage' that mark political conversations between supporters and opponents on the fan pages of the two presidential candidates and constitute stimuli for sharing in the process of moral contagion. As a conclusion, the research points out conjectures that reinforce the proposition that the diffusion of moral content in social media environments captures attention and is amplified by fake news, corroborating with the proposition that fake news and moral outrage mutually reinforce each other. Furthermore, political identification, intervening to shape perceptions of facts, served the partisans of both political groups not only for the promotion of hostile rhetoric but also to activate political-party antinomies from the perspective of morality, placing the defense of moral values as a strong marker of this identification.
Palavras-chave: Fake news
Moral indignation
Political-party identification
Political antagonism
Bolsonarists and lulopetists
Fake news
Indignaçāo moral
Identificação político-partidária
Antagonismo político
Bolsonaristas e lulopetista
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: OLIVEIRA, Rosana Alves de. Você precisa ver isso! Fake news e indignaçāo moral na campanha eleitoral de 2022. 2024. 211 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22053
Data de defesa: 22-Fev-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação



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