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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22055
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Construindo caminhos para comunicar: o uso do dispositivo gerador de fala para crianças com autismo |
Título(s) alternativo(s): | Building paths to communicate: the use of speech generating devices for children with autis |
Autor: | Nascimento, Fabiana Ferreira do ![]() |
Primeiro orientador: | Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo |
Primeiro membro da banca: | Schirmer, Carolina Rizzotto |
Segundo membro da banca: | Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da |
Terceiro membro da banca: | Lourenço, Gerusa Ferreira |
Quarto membro da banca: | Monteiro, Angelica Maria Reis |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que pode aparecer nos primeiros anos de vida da criança. Sua apresentação pode variar em níveis de suporte e se manifestar de diversas formas compondo assim distintos quadros clínicos. Pessoas com TEA podem apresentar alterações relacionadas ao déficit ou ausência de linguagem e comunicação social e padrões de comportamentos repetitivos e/ou estereotipados. Essa investigação considerou a comunicação como um processo não linear que envolve além das condições biológicas, as sociais, históricas, de interação e de intersubjetividade da pessoa. Nosso levantamento nos mostrou que um dispositivo gerador de fala (DGF) pode ser visto como um recurso tecnológico bastante promissor quando se trata de estimular, suplementar, contribuir e/ou possibilitar o desenvolvimento da linguagem e da comunicação para crianças com necessidades complexas de comunicação (NCC). Essa pesquisa teve como objetivo principal verificar os efeitos do DGF nas habilidades comunicativas de crianças, com diagnóstico de TEA e que apresentassem NCC, a partir de atividades lúdica-pedagógicas. Os três participantes tinham idades entre 5 e 10 anos e cada um foi acompanhado exclusivamente no seu ambiente escolar, familiar ou terapêutico. Inicialmente selecionamos um aplicativo para ser utilizado nas sessões de intervenção: LetMe Talk: Aplicação Grátis CAA; em seguida realizamos uma revisão narrativa sobre o tema. A metodologia utilizada foi a pesquisa quase experimental intrassujeito com delineamento AB (linha de base e intervenção). Para a coleta de dados utilizamos registros videografados, entrevista semiestruturada e diário de campo; e para a análise dos dados utilizamos o registro de frequência dos comportamentos a partir da análise de dois observadores. Estratégias do ensino naturalístico e o desenvolvimento de instrumentos culturais que pudessem favorecer a aquisição da linguagem pela perspectiva vigotiskiana compuseram as nossas reflexões e respaldaram as nossas ações. Os resultados apontaram para impactos positivos do uso do DGF no desenvolvimento da linguagem e da comunicação dos participantes. Acreditamos que o uso das estratégicas naturalísticas, com ênfase para o arranjo ambiental e modelagem foram fatores diferenciais para que os participantes utilizassem mais os símbolos concretos para se comunicarem. Além disso, consideramos que o DGF enquanto instrumento cultural abre novas possibilidades para crianças que precisam usar um recurso alternativo para se comunicarem e interagirem com seus parceiros comunicativos |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition that can appear in the first years of a child's life. Its presentation can vary in levels of support and manifest itself in different ways, thus composing different clinical pictures. People with ASD may present changes related to the deficit or absence of language and social communication and repetitive and/or stereotyped behavior patterns. This investigation considered communication as a non-linear process that involves, in addition to biological conditions, social, historical, interaction and intersubjectivity conditions of the person. Our survey showed us that a Speech Generative Device (SGD) can be seen as a very promising technological resource when it comes to stimulating, supplementing, contributing and/or enabling the development of language and communication for children with Complex Communication Needs (CCN). The main objective of this research was to verify the effects of DGF on the communicative skills of children diagnosed with ASD and who presented NCC, based on playful-pedagogical activities. The three participants were aged between 5 and 10 years old and each was monitored exclusively in their school, family or therapeutic environment. Initially, we selected an application to be used in the intervention sessions: LetMe Talk: Free AAC Application; We then carried out a narrative review on the topic. The methodology used was quasi-experimental intra-subject research with an AB design (baseline and intervention). To collect data, we used video recordings, semi-structured interviews and field diaries; and for data analysis we used the frequency record of behaviors based on the analysis of two observers. Naturalistic teaching strategies and the development of cultural tools that could favor the acquisition of language from a Vygotskian perspective comprised our reflections and supported our actions. The results pointed to positive impacts of using the SGD on the participants' language and communication development. We believe that the use of naturalistic strategies, with an emphasis on environmental arrangement and modeling, were differentiating factors for participants to use more concrete symbols to communicate. Furthermore, we consider that the SGD as a cultural tool opens up new possibilities for children who need to use an alternative resource to communicate and interact with their communicative partners. |
Palavras-chave: | Autism spectrum disorder Speech-generating device Augmentative and alternative communication Technological resources Transtorno do espectro autista Dispositivo gerador de fala Comunicação aumentativa e alternativa Recursos tecnológicos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NASCIMENTO, Fabiana Ferreira do. Construindo caminhos para comunicar: o uso do dispositivo gerador de fala para crianças com autismo. 2024. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22055 |
Data de defesa: | 18-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
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