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Tipo do documento: Dissertação
Título: A criança da escola periférica na perspectiva bioética: um estudo de caso sobre a vulnerabilidade da criança no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): The peripheral school child from a bioethical perspective: a case study on the vulnerability of children in the school context
Autor: Rodrigues, Guadalupe Simplício 
Primeiro orientador: Santos, Sônia Beatriz dos
Primeiro membro da banca: Santos, Patrícia Elaine Pereira dos
Segundo membro da banca: Haddock-Lobo, Rafael
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar e analisar que aspectos presentes no ambiente escolar de uma escola pública periférica no município de Petrópolis podem contribuir para a não efetivação e garantia dos direitos educacionais de suas crianças. Buscamos discutir esta proposta a partir da perspectiva da bioética levando em consideração as demandas sociais em que se torna um instrumento de polarização de uma educação fragmentada, seletiva, e que estigmatiza as periferias de forma negativa. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa para levantar informações sobre o impacto social que existe por residirem e estudarem nas localidades periféricas e levantar informações sobre o impacto da pandemia de covid 19 na educação em uma escola municipal localizada em um bairro em contexto do município de Petrópolis.
Abstract: The objective of this paper is to identify and analyze what aspects present in the school environment of a peripheral public school in the municipality of Petrópolis may contribute to the non-enforcement and guarantee of the educational rights of their children. We seek to discuss this proposal from the perspective of bioethics, taking into account the social demands in which it becomes an instrument of polarization of a fragmented, selective education, and that stigmatizes the peripheries in a negative way. The methodology used to carry out this work was field research, with a qualitative approach to raise information about the social impact that exists by living and studying in peripheral localities and to raise information about the impact of the covid 19 pandemic on education in a municipal school located in a neighborhood in context of the municipality of Petrópolis.
Palavras-chave: Instituições Acadêrmicas
Educação - Ética
Direitos Humanos
Estudantes
Fatores Socioeconômicos
Áreas de Pobreza
Espaços Escolares
Bioética
Periferia
Desigualdade Social
Desigualdade Racial
School Spaces
Students
Periphery
Social Inequality
Racial Inequality
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva
Citação: Rodrigues, Guadalupe Simplício. A criança da escola periférica na perspectiva bioética: um estudo de caso sobre a vulnerabilidade da criança no contexto escolar. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22060
Data de defesa: 24-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva



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