Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22076
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas curatoriais negras e a experiência no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira: negociações, discursos e públicos
Título(s) alternativo(s): Black curatorial practices and the experience at the Museum of Afro-Brazilian History and Culture: negotiations, discourses and public
Autor: Firmino, Phelipe Rezende Cruz 
Primeiro orientador: Bueno, Guilherme da Silva
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves
Segundo membro da banca: Viana, Janaina Barros Silva
Resumo: O presente texto visa analisar práticas curatoriais de pessoas negras a partir de processos comunicacionais de discurso, tendo como objeto de estudo para a pesquisa a experiência curatorial coletiva feita para a exposição de longa duração "Protagonismos: memória, orgulho, identidade", que marcou a reabertura do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, no Rio de Janeiro, em novembro de 2021. São discutidas as relações de negociação e poder, além dos tensionamentos que se formam entre curadorias e instituições, que influenciam a produção e execução de uma exposição e refletem na recepção dos públicos que a visitam. Para isso, são observadas algumas práticas curatoriais em outras instituições, como o caso do projeto Diálogos Ausentes, analisando não apenas a invisibilização de pessoas racializadas por conta do racismo estrutural existente, mas também a forma com que tais profissionais lidam com a questão e encontram soluções, utilizando-se de fatores interseccionais e performativos, para o desenvolvimento de suas atividades. O trabalho realizado no MUHCAB apresenta os tensionamentos institucionais e os direcionamentos possíveis da curadoria para garantir ao público, por meio também da educação, reconhecimento e identificação
Abstract: This text aims to analyze curatorial practices of black people based on communicational processes of discourse, having as its object of study for research the collective curatorial experience made for the long-term exhibition "Protagonisms: memory, pride, identity", which marked the reopening of the Museum of Afro-Brazilian History and Culture, in Rio de Janeiro, in November 2021. Negotiation and power relations are discussed, in addition to the tensions that form between curators and institutions, which influence the production and execution of an exhibition and reflect on the reception of the public who visit it. To this end, some curatorial practices are observed in other institutions, such as the case of the Diálogos Ausentes project, analyzing not only the invisibilization of racialized people due to existing structural racism, but also the way in which such professionals deal with the issue and find solutions, using intersectional and performative factors to develop its activities. The work carried out at MUHCAB presents institutional tensions and possible curatorial directions to guarantee to the public, through education, recognition and identification
Palavras-chave: Black curation
Exhibition
Art
Negotiation
Curadoria negra
Exposição
Arte
Negociação
MUHCAB
Curadoria (Artes)
Artistas negros – Exposições
Museu da História e da Cultura Afro-brasileira
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: FIRMINO, Phelipe Rezende Cruz. Práticas curatoriais negras e a experiência no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira: negociações, discursos e públicos. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22076
Data de defesa: 8-Abr-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.