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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22083
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Jornada de conscientização sobre refugiados ambientais: desastres ambientais e seus impactos sobre populações humanas |
Título(s) alternativo(s): | Awareness journey about environmental refugees: environmental disasters and their impacts on human populations |
Autor: | Guariento, Monique Conceição dos Santos |
Primeiro orientador: | Pádua, Vânia Lúcia Muniz de |
Primeiro coorientador: | Cardoso, Alexander Machado |
Primeiro membro da banca: | Cavalcanti, Janaina Japiassu de Vasconcelos |
Resumo: | O trabalho está baseado em um estudo de caso sobre refugiados ambientais de Angra dos Reis e na percepção da comunidade de duas escolas públicas sobre os refugiados ambientais, ação considerando a visibilidade necessária sobre essa problemática, visando atrair empatia, cuidados adequados com o meio ambiente por meio da Educação Ambiental e com isso, ampliar a exigência de políticas públicas apropriadas. O tema é uma preocupação mundial e está associado às alterações bruscas no meio ambiente sobre a vida de populações, em especial de minorias sociais com grande vulnerabilidade e sobre a biodiversidade. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), refugiados ambientais são pessoas ou grupo de pessoas que, devido a alterações repentinas ou progressivas no meio ambiente, foram adversamente afetadas em suas vidas e, devido às condições que se encontram, precisam deixar seus locais de origem, temporariamente ou permanentemente. Os desastres ambientais podem ser ocasionados por causas naturais, como as meteorológicas, hidrológicas e climatológicas, ou não naturais, como as geofísicas e as biológicas. Vale ressaltar que muitas das causas naturais têm sido ampliadas por ações antrópicas irresponsáveis. O trabalho objetiva contribuir para o aumento da conscientização sobre o meio ambiente e sua preservação e pesquisa sobre a situação os refugiados ambientais visando compreender as principais consequências dos desastres ambientais na trajetória de populações. Os dados foram coletados de amostras de comunidades escolares do sistema público de ensino localizadas nos municípios de Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro, através de metodologias qualitativas; um estudo focal aliado a entrevistas estruturadas nas escolas e por meio de entrevistas não estruturadas com pessoas que se encontravam em situação de refúgio ambiental em Angra dos Reis. Espera -se obter como resultado deste trabalho o estímulo ao desenvolvimento de mais estudos relacionados às causas e consequências dos desastres ambientais sobre os deslocamentos forçados de populações humanas, assim como ao aperfeiçoamento dos meios de conscientização da população sobre a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental. |
Abstract: | The article is based on a case study about environmental refugees from Angra dos Reis and on the perception of the community from two public schools about environmental refugees, action considering the necessary visibility on this issue, aiming to attract empathy, proper care for the environment through Environmental Education, and thereby increasing the demand for appropriate public policies. The topic is a global concern and is associated with abrupt changes in the environment affecting the lives of populations, especially social minorities with great vulnerability, and biodiversity. According to the United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR), environmental refugees are individuals or groups of people who, due to sudden or progressive changes in the environment, have been adversely affected in their lives and, due to the conditions they find themselves in, need to leave their places of origin, temporarily or permanently. Environmental disasters can be caused by natural causes such as meteorological, hydrological, and climatological, or unnatural causes such as geophysical and biological. It is worth noting that many of the natural causes have been amplified by irresponsible anthropic actions. The work aims to contribute to increasing awareness about the environment and its preservation and research on the situation of environmental refugees aiming to understand the main consequences of environmental disasters on the trajectory of populations. The data were collected from samples of school communities in the public education system located in the municipalities of Nova Iguaçu and Rio de Janeiro, using qualitative methodologies; a focus study combined with structured interviews at schools and through unstructured interviews with individuals who were in a situation of environmental refuge in Angra dos Reis. It is expected to obtain as a result of this work the encouragement to the development of more studies related to the causes and consequences of environmental disasters on the forced displacements of human populations, as well as the improvement of means of raising awareness of the population about the importance of sustainability and environmental preservation. |
Palavras-chave: | Environmental education Sustentability Environmental disasters Climate change Environmental displaced Environmental science and technology Educação ambiental Sustentabilidade Desastres ambientais Mudanças climáticas Deslocados ambientais Ciência e tecnologia ambiental |
Área(s) do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::QUALIDADE DO AR, DAS AGUAS E DO SOLO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental |
Citação: | GUARIENTO, Monique Conceição dos Santos. Jornada de conscientização sobre refugiados ambientais: desastres ambientais e seus impactos sobre populações humanas. 2024. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional Ciência e Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22083 |
Data de defesa: | 4-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental |
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