Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22091
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Esquecer em Vilém Flusser: memória e esquecimento na pós-história tecnoimagética |
Título(s) alternativo(s): | Forgetting in Vilém Flusser: memory and oblivion in technoimagetic post-history |
Autor: | Malhado, Rafael de Brito ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Erick Felinto de |
Primeiro membro da banca: | Kurylo, Yuri Garcia Piedade |
Segundo membro da banca: | Pio, Leopoldo Guilherme |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar os modos de esquecer na contemporaneidade a partir de como estão organizadas as dinâmicas comunicacionais, evocando um teórico da Comunicação que possui escritos sobre o tema da memória relacionado com o presente midiático: Vilém Flusser. Embora o filósofo tcheco-brasileiro tenha proferido uma série de reflexões acerca da religião, linguagem, cultura, etc., é na memória que nosso propósito se estabelece: nele, é possível compreender que o pensamento flusseriano encontra-se centrado na inquietude do papel das mídias em armazenar, processar e transmitir informações que constituem e reconstituem a história. O mundo contemporâneo aponta para um sistema informacional cujas realidades estão sendo testadas a todo momento e a história e as instituições científico-culturais encontram-se sob questionamento, por meio, por exemplo, de fenômenos como as fakenews ou pela algoritmização de dados. Em suas diagnoses e prognoses, Vilém Flusser trata da simultaneidade de crises que, hoje, resultam em um mundo permeado por apparatus tecnológicos e imagens técnicas atuando na nossa percepção de mundo e na forma de conceber as narrativas históricas. Para tal investigação, vou vincular as concepções de memória e Flusser a três dimensões, representadas pelo trabalho dos autores Jeanne... (esquecer e lembrar), Huyssen (cultura da memória) e Beiguelman (estética e arte), sob o marco teórico da teoria da cibernética de Wiener. Norbert Wiener é um autor presente para elucidar a teoria da Cibernética e revelar o que há de essencial na tríade flusseriana, presente também nas teorias da mídia alemã, armazenamento-processo-transmissão. E ainda tratar das estéticas e das políticas da memória e do esquecimento apoiando-se em Giselle Beiguelman e na crítica de algumas manifestações artísticas contemporâneas imbricadas às tecnologias comunicacionais. Como os temas do pensador praguense se entrecruzam, a metodologia cartográfica, a nosso ver, é a adequada para recortar da melhor forma possível as enunciações de Vilém Flusser envolvendo memória, mídia e arte. |
Abstract: | The proposes of this work is to study the forgetting ways in contemporaneity based on how the dynamics of communication are organized, evoking a communication theorist with an vast publications works on the relation of memory and the recent media: Vilém Flusser. Although the Czech-Brazilian philosopher has made a series of reflections about religion, language, culture, etc., it is on memory that our purpose is established: in it, it is possible to understand that Flusserian thought is centred on the restlessness of the media's role in storing, processing and transmitting information that constitutes and reconstitutes history. The contemporary world points out to an informational system where realities are being tested at every moment and history and scientific and cultural institutions are under questioning, by means, for example, of phenomena such as fake news or the algorithmization of data. In his diagnoses and prognoses, Vilém Flusser deals with the simultaneity of crises that, today, result in a world permeated by technological apparatus and technical images acting on our perception of the world and on the way we conceive historical narratives. For this investigation, I will link Flusser's conceptions of memory to three dimensions, represented by the work of the authors Jeanne... (forget and remember), Huyssen (memory culture) and Beiguelman (aesthetics and art), under the theoretical framework of Wiener's theory of cybernetics. Norbert Wiener is an author of our time to elucidate the theory of Cybernetics and reveal what is essential in the Flusserian triad, also present in German media theories, storage-processing-transmission. And also to deal with the aesthetics and the politics of memory and forgetfulness, relying on Giselle Beiguelman and the critique of some contemporary artistic manifestations imbricated to communication technologies. As the themes of the Praguean thinker intersect, the cartographic methodology, in our view, is adequate to cut out Vilém Flusser's enunciations involving memory, media, and art in the best possible way. |
Palavras-chave: | Vilém Flusser Memory Oblivion Post-history Technoimage Vilém Flusser Memória Esquecimento Pós-história Tecnoimagem |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | MALHADO, Rafael. Esquecer em Vilém Flusser: memória e esquecimento na pós-história tecnoimagética. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22091 |
Data de defesa: | 4-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rafael de Brito Malhado - 2022 - Completa.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Rafael de Brito Malhado - 2024.pdf | 260,38 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Rafael de Brito Malhado - 2024.pdf | 177,78 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.