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Tipo do documento: Dissertação
Título: O fórum de pré-vestibulares populares no Rio de Janeiro e suas concepções sobre formação de estudantes das classes subalternas
Título(s) alternativo(s): The Rio de Janeiro popular pre-entrance exam forum and its conceptions on training students from subaltern classes
Autor: Vieira, Alex Luiz de Oliveira 
Primeiro orientador: Alvarenga, Marcia Soares de
Primeiro membro da banca: Silva, Renata Maldonado da
Segundo membro da banca: Brenner, Ana Karina
Terceiro membro da banca: Tavares, Maria Tereza Goudard
Resumo: A presente dissertação de mestrado, desenvolvida na linha de pesquisa Políticas, Direi-tos e Desigualdades, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Faculdade de Formação de Professores (FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem por objeto de pesquisa o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ), enti-dade fundada em 2018 que aglutina Pré-Vestibulares Populares (PVPs) da região metropolitana fluminense. Podemos dizer que os PVPs e o FPVP-RJ fazem parte da organização das classes subalternas em seus locais de moradia. Como lócus de organização de pré-vestibulares popula-res, o FPVP-RJ representa uma possibilidade de unificar as demandas enfrentadas pelos PVPs, intensificando as trocas de concepções de formação de jovens das classes subalternas (GRAMSCI, 1999). Neste contexto, o objetivo principal da pesquisa foi o de analisar as con-cepções sobre a formação dos estudantes matriculados nos PVPs pelas vozes de lideranças desta entidade. Tais concepções circulam nos debates internos entre formadores/educadores que atuam nos PVPs e nas organizações presentes no Fórum, de onde construímos a questão-pro-blema da pesquisa: o FPVP-RJ pode ser compreendido como inédito viável?, como discorre Paulo Freire (2017). Uma das formas como percebemos a concepção de educação do FPVP-RJ, mencionada nas entrevistas, é por meio da troca de experiências, cujo conceito reecorremos a Thompson (1981), vivenciada pelos seus integrantes. Também, foi objetivo sistematizar os documentos publicados pelo Fórum, compondo a base empírica documental da pesquisa. Apoiada no referencial teórico-metodológico do Materialismo Histórico-dialético (MHD), as entrevistas realizadas junto às lideranças que atuam ou atuaram na criação e organização do FPVP-RJ compõem as fontes empíricas da pesquisa, a partir das quais nos debruçamos para captar se o FPVP-RJ pode ser considerado um “inédito-viável”. Neste encaminhamento analí-tico, busca-se perceber os limites e as potencialidades da FPVP-RJ para a emancipação das classes subalternas e superação do sistema capitalista.
Abstract: This master's thesis, developed in the line of research Policies, Rights and Inequalities, in the Postgraduate Program in Education (PPGEDU), at the Faculty of Teacher Training (FFP) - State University of Rio de Janeiro (UERJ) has The object of research is the Rio de Janeiro Popular Pre-Entrance Exam Forum (FPVP-RJ), an entity founded in 2018 that brings together Popular Pre-Entrance Exams (PVPs) from the metropolitan region of Rio de Janeiro. We can say that the PVPs and the FPVP-RJ are part of the organization of the subaltern classes in their places of residence. As a locus of organization of popular pre-university exams, the FPVP-RJ represents a possibility of unifying the demands faced by PVPs, intensifying the exchange of conceptions of training for young people from the lower classes (GRAMSCI, 1999). In this context, the main objective of the research was to analyze the conceptions about the training of students enrolled in PVPs through the voices of leaders of this entity. Such conceptions circulate in internal debates between trainers/educators who work in the PVPs and in the organizations present at the Forum, from which we constructed the research question-problem: can the FPVP-RJ be understood as viable in the first place?, as Paulo explains Freire (2017). One of the ways we perceive the FPVP-RJ's conception of education, mentioned in the interviews, is through the exchange of experiences, whose concept we refer to Thompson (1981), experienced by its members. Also, the objective was to systematize the documents published by the Forum, composing the empirical documentary basis of the research.Supported by the theoretical-methodological framework of Dialectical Historical Materialism (MHD), the interviews carried out with the leaders who work or worked in the creation and organization of the FPVP-RJ make up the empirical sources of the research, from which we focus to capture whether the FPVP -RJ can be considered an “unprecedented-viable”. In this analytical approach, we seek to understand the limits and potential of the FPVP-RJ for the emancipation of the subaltern classes and overcoming the capitalist system.
Palavras-chave: Popular pre-university exams
Right to education
Unpublished-viable
Pré-vestibulares populares
Direito à educação
Inéditos-viáveis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: VIEIRA, Alex Luiz de Oliveira. O fórum de pré-vestibulares populares no Rio de Janeiro e suas concepções sobre formação de estudantes das classes subalternas. 2024. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22092
Data de defesa: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



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