Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22104
Tipo do documento: Dissertação
Título: Especificidades na psicanálise on-line com crianças: antes, durante e depois da pandemia de covid-19
Título(s) alternativo(s): Specificities in online psychoanalysis with children: before, during and after the covid-19 pan-demic
Autor: Teixeira, Flavia 
Primeiro orientador: Alberti, Sonia
Primeiro membro da banca: Marques, Luciana
Segundo membro da banca: Melo, Rosane Braga de
Resumo: Esta pesquisa surge da minha experiência enquanto psicanalista na clínica on-line com crianças, no contexto da pandemia de covid-19, no qual o mundo foi assolado por um vírus mortífero e desconhecido. Nesse cenário, países com governos negacionistas, como o Brasil naquele período, não implementaram as estratégias de redução da transmissão viral emitidas pela Organização Mundial da Saúde e registraram um alto número de mortes que poderiam ter sido minimizado caso aderissem aos protocolos indicados. Nesse contexto, a psicanálise on-line, antes praticada em menor escala, ocupou um novo lugar na clínica psicanalítica e se estabeleceu como a principal forma de continuar as análises. Sustentar essa prática foi uma decisão ética do psicanalista que possibilitou a continuidade das análises e também o início de novos tratamentos para analisantes de todas as idades, o que era uma necessidade devido à quantidade de pessoas que sofreram consequências psíquicas em função das experiências que estavam vivendo em decorrência da pandemia. Particularmente na clínica com crianças, o uso do dispositivo on-line acarretou uma série de questões e, nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi investigar as especificidades na psicanálise on-line com crianças a partir dos casos atendidos nessa modalidade. Lacan (1964/2008), em consonância com Freud, define a psicanálise como uma práxis, portanto, seu avanço teórico se dá, sobretudo, a partir dos impasses que a experiência clínica impõe ao psicanalista. Nessa direção, abordamos a psicanálise on-line com crianças a partir de observações clínicas recolhidas das análises de três crianças, articulando-as aos conceitos de transferência e ato analítico, enfatizando a presença do analista, o desejo do analista e o sujeito suposto saber.
Abstract: This research arises from my experience as a psychoanalyst in online clinical work with children, within the context of the COVID-19 pandemic, during which the world was plagued by a deadly and unknown virus. In this scenario, countries with denialist govern-ments, such as Brazil during that period, did not implement strategies to reduce viral transmis-sion issued by the World Health Organization and recorded a high number of deaths that could have been minimized had they adhered to the recommended protocols. In this context, online psychoanalysis, previously practiced on a smaller scale, took on a new role in psychoan-alytic clinics and established itself as the primary way to continue analyses. Sustaining this practice was an ethical decision by the psychoanalyst that enabled the continuity of analyses and also the initiation of new treatments for analysands of all ages, which was a necessity due to the number of people experiencing psychological consequences as a result of their pandem-ic-related experiences. Particularly in clinical work with children, the use of online device raised a series of questions, and, in this sense, the objective of this research was to investigate the specificities of online psychoanalysis with children based on cases treated in this modality. Lacan (1964/2008), in line with Freud, defines psychoanalysis as a praxis; therefore, its theo-retical advancement primarily occurs through the impasses that clinical experience imposes on the psychoanalyst. In this direction, we approach online psychoanalysis with children through clinical observations gathered from the analyses of three children, articulating them with the concepts of transference and the analytic act, emphasizing the presence of the analyst, the analyst's desire, and the subject supposed to know.
Palavras-chave: Online psychoanalysis
Child
COVID-19
Transference
Presence of the analyst
Psicanálise on-line
Criança
Covid-19
Transferência
Presença do analista
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicanálise
Citação: TEIXEIRA, Flavia. Especificidades na psicanálise on-line com crianças: antes, durante e depois da pandemia de covid-19. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) – Programa de Pós-Graduação em Psicanálise, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22104
Data de defesa: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicanálise



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.