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Tipo do documento: Tese
Título: O Instituto Nacional de Cinema Educativo e a democracia racial: narrativas fílmicas e a desconstrução do mito
Título(s) alternativo(s): The National Institute of Educational Cinema and racial democracy: film narratives and the deconstruction of the myth
Autor: Pimentel, Naiana Lopes 
Primeiro orientador: Silva, Alexandra Lima da
Primeiro membro da banca: Leonardi, Paula
Segundo membro da banca: Martínez, Blanca Susana Vega
Terceiro membro da banca: Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do
Quarto membro da banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Resumo: Este estudo sustenta a tese de que o cinema produzido pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), foi instrumentalizado pelo Estado para disseminar uma ideia de nação fundamentada no mito da democracia racial, contribuindo, por meio de suas produções, para a consolidação de uma identidade brasileira marcada pelo racismo e pela cordialidade. Através de um instituto próprio, foram desenvolvidos filmes com uma perspectiva alinhada aos ideais nacionais. A partir da análise fílmica foi possível constatar que as produções do INCE não apenas retratavam, mas também reforçavam, de maneira implícita ou explícita, uma visão idealizada da sociedade brasileira, na qual a coexistência pacífica era representada como uma realidade consolidada. Essa representação era frequentemente utilizada como uma estratégia para legitimar o discurso hegemônico que minimizava ou ignorava as profundas desigualdades sociais e raciais presentes na realidade brasileira. Além disso, ao promoverem a imagem de uma democracia racial presumidamente completa e inclusiva, tais produções contribuíam para a perpetuação de estereótipos e preconceitos que serviam para marginalizar e invisibilizar as experiências e lutas da comunidade negra. Dessa forma, o cinema educativo produzido pelo INCE acabava por reforçar e naturalizar estruturas de poder e privilégio. Essa análise crítica se mostra relevante para uma compreensão mais abrangente do papel do cinema educativo na construção e reprodução de identidades sociais e culturais, entre as décadas de 1920 e 1940.
Abstract: This study supports the thesis that the cinema operated by the National Institute of Educational Cinema (INCE) was instrumentalized by the state to disseminate a conception of the nation based on the myth of racial democracy, contributing, through its productions, to the consolidation of a Brazilian identity marked by racism and cordiality. Through its own institute, films were developed with a perspective aligned with national ideals. Film analysis showed that (INCE) productions not only portrayed, but also reinforced, implicitly or explicitly, an idealized vision of Brazilian society, in which peaceful coexistence was represented as a consolidated reality. This representation was often used as a strategy to legitimize the hegemonic discourse that minimized or ignored the profound social and racial inequalities present in the Brazilian reality. In addition, by promoting the image of a presumably complete and inclusive racial democracy, such productions contributed to the perpetuation of stereotypes and prejudices that served to marginalize and make invisible the experiences and struggles of the black community. In this way, the educational cinema produced by (INCE) ended up reinforcing and naturalizing structures of power and privilege. This critical analysis is relevant to a more comprehensive understanding of the role of educational cinema in the construction and reproduction of social and cultural identities between the 1920s and 1940s.
Palavras-chave: Instituições educativas
História da educação
Cinema educativo
Paradoxo da inserção
Educational institutions
History of education
Educational cinema
Insertion paradox
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PIMENTEL, Naiana Lopes. O Instituto Nacional de Cinema Educativo e a democracia racial: narrativas fílmicas e a desconstrução do mito. 2024. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/22105
Data de defesa: 16-Mai-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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